12.07.2009

Um bom currículo pode garantir a vaga



Saiba como garantir a vaga com bom currículo
Especialistas em Recursos Humanos mostram como elaborar a ficha profissional. Cartão de visitas em seleções, cadastro pode eliminar ou assegurar sucesso de imediato

Rio - O currículo pode mostrar mais do candidato do que ele imagina. Por meio da ficha, é possível avaliar se o profissional está apto ou não para a vaga. O primeiro passo para não fazer feio é saber que o currículo é um cadastro personalizado e, por isso, deve ser elaborado de acordo com o cargo que se quer conquistar.

Quem explica é a diretora da Equipe Certa — Gestão de Recursos Humanos, Ana Carolina Maffra. “O currículo é um processo de divulgação. Percebe-se quando há um real investimento na formulação do currículo ou quando o candidato cola e copia. Requer uma atitude mais elaborada. Por isso, é importante que o candidato faça o documento sob medida para determinada oportunidade”, afirma Ana Carolina.

De acordo com a especialista, o documento deve ser direto, objetivo, de preferência, com uma página. E, acima de tudo, ser bem escrito, sem falha nas regras ortográficas e de concordância. “Entre as maiores falhas dos candidatos estão os erros de português. Antes de enviar por e-mail ou imprimir o documento, o profissional deve fazer uma revisão geral. Quando o selecionador pega um currículo mal escrito, o candidato é descartado no ato”, enfatiza a consultora.

Outro ponto é a veracidade das informações. O profissional não deve esquecer de que tudo será cobrado na entrevista. “Se mentir, é quebra de confiança. Quando se atesta que o documento está defasado, transparece ao gestor falta de iniciativa e de comprometimento”, explica Ana Carolina.

O tamanho do currículo também gera dúvidas. Para a diretora da Equipe Certa, tudo vai depender do tempo de carreira. “Se o profissional busca o primeiro emprego, uma página é suficiente. Para quem tem Nível Superior ou duas áreas de atuação, ele pode chegar a duas páginas. Mas se o profissional apresenta também um histórico de vida profissional acadêmica, três páginas são aceitáveis”, afirma.

Currículos enviados por e-mail devem seguir anexos em formato fechado, como o PDF. Mas é indicado que o profissional coloque no corpo do texto um minicurrículo.

PASSO A PASSO

Gerente de Seleção Associação Brasileira de Estágios (Abres), Evelyn Lemos ensina como elaborar o currículo ideal.

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Só se a empresa pedir ou para áreas em que, normalmente, a aparência conta pontos, por exemplo, segmentos de vendas, moda e eventos.

DADOS PESSOAIS
Nome, idade, e-mail e telefone devem ser colocados no início da folha. Identidade e CPF não são mais usados. Evite usar e-mails informais, do tipo florzinha@x.com. Prefira o nome e sobrenome ou nome_curso. E-mail profissional passa seriedade e ajuda na organização..

PRETENSÃO SALARIAL
Somente se a empresa pedir. No máximo, é aceitável a expressão ‘a negociar’. Muitos deixam de ser chamados por pouca diferença.

OBJETIVO
Indique a área de interesse. Se o que se busca é um estágio, o interessante é identificar uma área mais abrangente. Na entrevista, o candidato terá a oportunidade de focar melhor a área específica.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Ordene cronologicamente, ou seja, da atual para a primeira, com nomes das instituições e anos de início e conclusão.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Listar da mais recente para a mais antiga. É importante informar o período de permanência na empresa. É interessante falar um pouco sobre a empresa. Priorizar as atividades mais relevantes ou as três últimas. É importante indicar experiências que têm relação com a vaga desejada.

QUALIFICAÇÕES
De forma resumida, apresentar as principais. Deve-se fundamentar as qualificações. Exemplo: se tem habilidade na comunicação, citar que fez palestras.

REALIZAÇÕES E PERFIL
Mostrar experiências, bem como ações e resultados. Por exemplo, atuei na organização X por dois anos, implantei um projeto de logística e a empresa cresceu 20%.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom. Parabéns!