12.06.2009

O que é que a banana tem?

A importância da banana


A mais tropical das frutas é uma das maiores aliadas dos praticantes de esportes, em especial, dos corredores. A banana é rica em carboidratos, que é a fonte de energia rápida mais usada pelo organismo. Isso a torna uma excelente opção de café da manhã ou lanche pré-treino. Mas as vantagens da banana não param por aí.

De acordo com a nutricionista Cibele Crispim, da RGNutri Consultoria Nutricional, a fruta também é ótima fonte de potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, e de vitamina B6, que ajuda na formação de células do sangue. “Atletas costumam consumir banana para garantir melhores desempenhos musculares, além de ser uma das fontes preferidas de carboidrato para antes, depois ou durante o treino”, explicou.

“Como bastante banana, de 6 a 8 por dia. Sempre como duas antes e depois de cada treino”, disse Richard Wygand, 27 anos, triatleta e estudante de educação física. “É uma fruta fácil de encontrar, além de ser muito gostosa. É difícil achar alguém que não goste de banana”, completou.

Carboidrato
O principal motivo pelo qual a banana é uma das frutas mais consumidas durante as provas e treinos é sua fácil digestão. “Por ter uma boa quantidade de carboidrato, é possível recuperar as reservas energéticas até durante o exercício”, disse a nutricionista.

Uma banana média corresponde à quantidade de carboidrato contida em um sachê de gel. Por isso, é preciso ficar atento ao tipo de treino e analisar se é mesmo necessária a ingestão da fruta.

Potássio
Além da água, o corpo perde potássio, sódio e cloreto no suor durante o exercício. Por isso, é importante repor todos esses minerais. É comum ver corredores consumindo isotônicos ou até um punhado de sal para repor o sódio, mas é preciso lembrar também do potássio. “Uma época, diminui a ingestão da fruta e senti uma diferença. Passei a ter mais câimbra do que geralmente tenho”, contou Richard Wygand.

“O potássio é o responsável por auxiliar na contração muscular e a falta da substância é relacionada à ocorrência de câimbras”, afirmou Cibele Crispim. Mas a ausência de potássio não é o único motivo desse distúrbio. O esgotamento muscular e a falta de sódio, perdido por meio do suor, também são causas comuns de câimbras.

Isso significa que além de ingerir banana, o corredor deve se hidratar bem e ingerir isotônicos para não correr o risco de ter as inconfortáveis contrações.

Vitamina B6
Essa vitamina está associada ao metabolismo energético, ou seja, ajuda o organismo a quebrar o glicogênio muscular em vez de usar as proteínas do músculo para ter energia e favorece a recuperação pós-exercício.

Fonte: Revista O2, por Odara Gall

Tags: banana, carboidrato, potássio, vitamina





Dieta da Banana matinal seca 8 kg em 1 mês
A dieta virou febre no Japão e ensina a emagrecer comendo banana no café da manhã!

O ideal é comer quatro frutas por dia

Dar fim aos quilinhos extras sem restrição de cardápio é o sonho de qualquer pessoa acima do peso. Ao que parece, os japoneses descobriram que isso é possível! De que maneira? Comendo banana, muita banana logo pela manhã, sempre acompanhada de dois copos de água morna ou chá. Segundo seguidores da nova mania, consumir a iguaria desta forma barra o impulso de comer ao longo do dia.

Segundo o médico japonês Hitoshi Watanabe, especialista em medicina preventiva e idealizador da nova dieta da banana, além de matar rapidamente a fome, a banana carrega enzimas capazes de acelerar a digestão, auxiliando na perda rápida de peso.
‘Vale lembrar que ela também é rica em fibras solúveis que se ligam à moléculas de água e formam um tipo de gel denso, que demora a sair do estômago, o que cria grande sensação de saciedade’, complementa a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.

Os resultados relatados no fórum oficial da dieta são de deixar qualquer um com vontade de plantar uma bananeira no quintal de casa. Os participantes contam ter eliminado até 18 kg no período de dois meses! E como todo sucesso de público no Japão tende a virar febre incontrolável, a notícia que se tem é que está cada vez mais raro encontrar um mísero cacho da fruta nos mercados do país.

O que é que a banana tem?

Fibras: ‘A banana é rica em fibras, por isso dá sensação de saciedade’, explica Bianca Chimenti, nutricionista da clínica BKNR Prevenções e Saúde, de São Paulo (SP). Comer a fruta logo pela manhã evita a vontade de beliscar e comer várias vezes durante o dia.

Frutose: o açúcar da fruta regula o impulso por doces. ‘Tente substituí-los por uma banana desidratada’, sugere Bianca.

Baixa caloria: diferentemente do imaginado, o valor calórico da fruta é baixo – varia entre 87 e 125 calorias por unidade.

Escolha a sua

· Banana-d’água: 87 calorias
· Banana-maçã: 100 calorias
· Banana-nanica: 87 calorias
· Banana-ouro: 125 caloriaS
· Banana-prata: 89 calorias

Fonte: Tudo para sua saúde

Nenhum comentário: