11.06.2010

Estética dentária

Facetas de resinas prometem solução à estética dentária

Sorriso pode ser transformado em uma única sessão

Frente ao grande movimento social que vem ocorrendo em torno da estética dental, soluções restauradoras para problemas dentais vem sendo desenvolvidos com grande intensidade nos últimos 10 anos.

Porcelanas (ou cerâmicas) são soluções interessantes, visto a sua estabilidade de cor e polimento de superfície, podendo-se modificar parcialmente ou totalmente um sorriso.

As alternativas são as resinas compostas utilizadas em pequenas restaurações e facetas. As facetas de resina são confeccionadas em uma única sessão após o diagnóstico, onde os dentes do paciente são moldados, e um molde é confeccionado e sobre ele são realizadas todas as mudanças estéticas necessárias e através de uma guia de silicone estas mudanças são transferidas para a boca do paciente. 
As resinas compostas são materiais a base de polímeros com uma quantidade de vidro, mas com base plástica. Necessitam de repolimento a cada 10 ou 12 meses, devido à perda do brilho superficial, o que não ocorre com as porcelanas.

Não necessitam de desgaste dental, podendo ser adicionados sobre o dente, "colados" na superfície dental e são alternativas reversíveis, ou seja, podem ser removidos totalmente sem danos ao dente.

Imagine situações de pacientes jovens, dentes totalmente íntegros, mas cuja estética não está compatível com lábios ou sorriso, e exigem modificação estética, mas tendo o princípio de não retroceder à época onde a odontologia necessariamente desgastavadentes saudáveis, que muito ocorreu nos últimos 50 anos na odontologia.

Estes sorrisos podem ser modificados sem desgastes ou preparações dentais, sendo reversíveis e reparáveis se necessário. Possuem obviamente outra vantagem que é a possibilidade de uma grande transformação de sorriso em uma sessão somente.

Ao se pensar hoje em transformação e melhora do sorriso, pense nestas duas possibilidades: facetas de porcelana ou resina. Estou certo que seu caso se encaixa perfeitamente em uma ou outra situação, sempre ponderando biológica e cientificamente.
Maria Luiza Santos

Nenhum comentário: