11.06.2010



Medidas preventivas para se ter belas pernas


Diante de um diagnóstico médico de presença de veias varicosas, de posse das indicações de condutas preventivas e medicamentosas, é fundamental para ser ter êxito no tratamento vascular.


Nem sempre é possível manter naturalmente as pernas com a aparência da pele firme e o tônus muscular preservado e bem definido como na tenra juventude. Com o passar dos anos, e dependendo de sua rotina de atividades, hábitos alimentares, hidratação e postura, a sua estética das pernas será ainda mais comprometida, e poderá revelar um aspecto cada vez mais flácido tanto da pele como da musculatura de sustentação das pernas.

Tentando entender um pouco melhor suas condições estéticas atuais faremos uma abordagem mais ampla desde a infância até a terceira idade sobre prevençao aos desconfortos estéticos em geral.

Na infância

-      Cuidados higiênicos e prevenção às picadas de insetos (uso de mosquiteiro, lâmpadas repelentes  e outros).

-      Cuidados com acidentes, principalmente com quedas em escadas e queimaduras. Manter as crianças sempre distantes do fogão e de substâncias corrosivas.

-      Nos dois primeiros anos de vida da criança, define-se - praticamente - o número de células gordurosas (adipócitos) de um indivíduo adulto. Portanto, durante estes primeiros anos, é recomendável manter um controle do desenvolvimento corporal através de uma alimentação equilibrada, sempre sob a orientação de um pediatra. Assim, se no futuro a criança exceder seu peso normal, ficará mais fácil corrigir este desvio através de uma dieta adequada, dispensando tratamentos mais sofisticados ou até mesmo cirúrgicos.

-      Lembre-se: é na infância, também, que começamos a desenvolver o hábito de ingerir líquidos e hidratar o organismo adequadamente pelas manhãs. Assim, as crianças devem ser estimuladas a ingerir, no mínimo, um copo de água filtrada logo ao acordar, antes mesmo do leite que também é muito importante nesta faixa etária. Devemos ensiná-las a evitar ao máximo o consumo de refrigerantes industrializados, valorizando uma dieta saudável e natural, enriquecida de frutas da época e verduras. Desta forma, terão dado um bom preparo orgânico geral e, conseqüentemente, no futuro, menor predisposição ao desenvolvimento de varizes.

Na adolescência

Nesta fase de transição criança/adulto, o comportamento e a razão estão em conflito constante: altos e baixos que vão da euforia à depressão em minutos. Os primeiros relacionamentos, o primeiro amor e os eventuais “sofrimentos” superdimensionados geram bloqueios que poderão afetar também o sistema circulatório. Aqueles adolescentes com maior predisposição genética às varizes, poderão apresentar desde indícios até varizes de médio calibre, que deverão ser logo tratadas, pois um grande erro é se pensar em esperar a idade adulta para iniciar um tratamento vascular.

Um tratamento angiológico, não é só fazer escleroterapia (aplicações) e passar remédios. É principalmente avaliar, através de exame clínico e até com ajuda de aparelhos de ultra-som (exame indolor que se faz no próprio consultório) se for necessário, as condições que fizeram surgir tal patologia e orientar uma série de condutas preventivas que se apliquem ao caso. Eventualmente poderão até ser feitas condutas como as escleroses de varizes ou indicação de meias elásticas e medicamentos.

Na idade adulta

As mulheres, nesta fase, sofrem a influência do uso de anovulatórios, gravidez às vezes múltiplas, o estresse em conciliar afazeres de casa, filhos e trabalho. Por isso, são mais acometidas de varizes (cinco vezes mais que os homens), que em muitos casos, além do problema estético, vêm acompanhadas de desconfortos dolorosos em peso e queimação, principalmente ao final do dia. E daí, vão a procura de tratamento e orientação médica.

Primeiramente, reforço a minha orientação básica: para tratamento vascular, mais do que em outras patologias inespecíficas, o fundamental é fazer prevenção e quanto mais precoce o tratamento, menos trabalhoso e oneroso. Ou seja, mais eficaz e rapidamente se tem os resultados esperados.

Uma maneira de saber se já se faz necessária uma avaliação com um Angiologista é reportar a tendência familiar ao acometimento de doenças circulatórias, principalmente de familiares diretos.

Ao se perceber sensações do tipo formigamento, cãimbra, peso nas pernas, manchas de sangue (hematomas), que surgem até sem mesmo se saber a causa e logicamente a visualização de vasos até então não percebidos nas pernas, não se deve esperar muito para se consultar um especialista neste assunto. Certos ditos populares de que, depois da gravidez, as varizes voltam e por isso se deve protelar o tratamento é totalmente infundado e até perigoso, pois uma variz complicada durante o período gestacional poderá comprometer até o parto, devido ao acometimento de varizes pélvicas.

Reforço, então: se tem varizes e pretende engravidar, antes mesmo da concepção, faça uma avaliação angiológica. E tenha uma gravidez livre de dores nas pernas e demais riscos vasculares.

Na terceira idade

Com o passar dos anos, os tecidos em geral vão perdendo a elasticidade e as veias que têm uma camada muscular muito fina, ao contrário das artérias, ficam bastante vulneráveis e, dependendo de como se comportaram durante as fases anteriores, poderão neste período se agravar ou surgirem principalmente nas regiões próximas ao tornozelos, devido ao retorno venoso provocado pelas válvulas venosas dilatadas. Por isso se vê, principalmente em pessoas idosas portadoras de varizes, aquelas manchas escuras na parte inferior das pernas, que normalmente são decorrentes de acúmulo de sangue venoso nas varizes desta região que provocam uma impreguinação de hemociderina e melanina na pele, provocando também a queda total dos pelos neste local nos homens. Quando não tratadas poderão gerar pruridos, chegando até à ulceração.

Portanto, mesmo sem sentir dores ou a presença de varizes exuberantes, só com esta mudança na coloração da pele, ficando ligeiramente acastanhada e queda de pelos, já são indícios da necessidade de submeter a uma avaliação angiológica preventiva.

A auto medicação paliativa, de início pode até auxiliar, amenizando os transtornos das dores, mas, deve ser evitada, pois, se tratando adequadamente, em certos casos, já fica complicado eliminar totalmente os desconfortos das doenças vasculares, o que esperar de condutas genéricas ou improvisadas?

E, diante de um diagnóstico médico de presença de veias varicosas, de posse das indicações de condutas preventivas e medicamentosas, é fundamental para ser ter êxito, uma disciplina nos hábitos de vida, procurando agir com bom senso diante de todos aqueles fatores que poderão contribuir desfavoravelmente ao processo de eliminação de suas varizes. Enganam-se, na maioria das vezes, aqueles que esperam um excelente resultado só com as condutas médicas de escleroterapia (aplicações) e medicamentos. Um paciente varicoso tem de ser mais meticuloso e até se reprogramar para poder seguir o conjunto de orientações necessárias conforme o seu caso.
O uso adequado das meias elásticas compressivas


As meias de compressão elástica são indicadas na prevenção e tratamento da maioria dos portadores de patologias vasculares, como as veias varicosas

Uma das principais condutas auxiliares no tratamento de veias varicosas e outras doenças vasculares que acometem as pernas, como trombose venosa, linfedemas e até úlceras de estase venosa, são as meias elásticas compressivas. No entanto, sem orientação médica, elas podem gerar diversos desconfortos, devido ao mau ajuste e uso incorreto.

Existem várias marcas e modelos para atender às especificidades de cada paciente e sua patologia. Aspectos sempre levados em consideração são o tamanho da perna e seu o grau de insuficiência vascular. Por isso, somente com suporte médico é possível garantir o ajuste e a funcionalidade ideal da peça.

Mesmo com a meia adequada, ainda há o risco de desconfortos acontecerem no início do uso por causa da compressão, mas eles param com a continuidade e freqüência do tratamento. É importante sempre ir ao médico usando as meias para que ele possa verificar se o ajuste e a forma como estão sendo utilizadas estão corretos.


Um ponto que pode passar despercebido pelo usuário é a formação de dobras nas meias na região dos tornozelos e abaixo dos joelhos. Isso deve ser evitado, pois pode ocorrer um bloqueio na circulação, piorando o quadro.

Já, você que está preocupado com a hora de dormir, fique tranqüilo. Na maioria dos casos, a pessoa pode tirar as meias para ir para cama.

Nenhum comentário: