11.04.2010

Maquiagens orgânicas

Cresce cada vez mais o número de produtos de beleza ecologicamente corretos, os cosméticos verdes. Os produtos usados na composição dessas maquiagens são de origem sustentável. Ou seja, não contém aditivos químicos, como conservantes, nem foram submetidos a testes em animais. Os produtos orgânicos têm um sol com uma folinha escrito Certificado Orgânico em sua embalagem.

No entanto, quanto menor foi a concentração de conservantes na maquiagem, mais orgânico é o produto e menor será a sua duração. Uma maquiagem sintética pode durar, em média, até dois anos. Já a orgânica não ultrapassa os seis meses.

De acordo com os dermatologistas, a maquiagem verde tem baixo risco alergênico. Ela também não resseca a pele e por não abrirem os poros, diminui a incidência de acne. Para quem usa maquiagem todo o dia, a recomendação médica é que se use produtos menos agressivos.

Fonte: abril.com


Saiba o que são as "maquiagens verdes"


Os cosméticos orgânicos têm menos conservantes
Certamente, você já está cansada de ouvir falar sobre alimentos orgânicos. Mas, agora, o assunto vai além da sua geladeira. Cada vez mais, os produtos de beleza ecologicamente corretos tomam o espaço reservado às maquiagens convencionais na nécessaire. São os chamados "cosméticos verdes".

Os substratos usados na composição dessas makes são de origem sustentável. Ou seja, não contém aditivos químicos, como conservantes, nem foram obtidos por meio de testes feitos com animais.

Mas, atenção, das maquiagens que encontramos nas prateleiras não existe produto 100% orgânico. Isso só é possível no caso de maquiagens com fórmulas manipuladas.

Fique atenta na embalagem. A nomenclatura depende da quantidade de elementos orgânicos utilizada na make. Na prática, um potinho de blush com mais de 95% de substratos orgânicos é certificado como orgânico. Com 70% a 95%, ele recebe o selo de 'feito com ingredientes orgânicos'. "Já os produtos chamados de naturais contêm entre 5 e 70% de ingredientes orgânicos em sua formulação", explica Alexandre Harkaly, diretor do órgão que certifica orgânicos IBD (Instituto Biodinâmico) no Brasil.

Para não levar gato por lebre, o especialista indica procurar sempre os selinhos de certificação do IBD nas embalagens. "Os produtos naturais têm um selo azul-esverdeado. Já o selo dos orgânicos tem um sol com uma folhinha, escrito Certificado Orgânico", explica Harkaly. No caso dos manipulados, o ideal é escolher uma farmácia de confiança que use ingredientes também certificados pelo Instituto.

Maquiagens orgânicas duram menos
Quanto menor for a concentração de conservantes encontrada na maquiagem, mais orgânico é o produto e menor será a sua duração. Segundo a dermatologista Fabiana Pietro, uma maquiagem totalmente sintética pode durar, em média, até dois anos. Já a orgânica deve ser jogada no lixo depois de seis meses. "A maquiagem manipulada, que não contém qualquer conservante dura até quatro meses, quando mantida na geladeira. Em temperatura ambiente, esse produto estraga depois de dois meses", explica.

A vantagem dessas "maquiagens verdes" vai além do politicamente correto. De acordo com a médica Loriti Breuel, esses produtos têm baixo risco alergênico (pela diminuição da quantidade de aditivos químicos, dificilmente causam alergias), além de não ressecarem a pele e não abrirem os poros, o que diminui a incidência da acne. "Mesmo que você tenha uma pele bem cuidada, é sempre importante comprar produtos de qualidade, menos agressivos", salienta a cirurgiã plástica com especialização em cosmiatria.

Hoje, as maquiagens orgânicas são, em sua maioria, manipuladas ou importadas. Mas, para quem usa maquiagem todos os dias, a dermatologista Fabiana recomenda procurar ao menos produtos mais naturais. A dica vale especialmente no caso de produtos que ficam em contato com uma parte maior do seu rosto (como as bases_ ou com regiões mais delicadas (no caso dos lápis de olho). "Assim, há uma menor chance da maquiagem desencadear processos alérgicos", alerta Fabiana.

Vantagens dos "cosméticos verdes":
- Ecologicamente corretos
- Hipoalergênicos
- Não abrem os poros, diminuindo as chances de acne
- Não ressecam a pele
 

Nenhum comentário: