12.07.2010

COLESTEROL ALTO: COMO PREVENIR E AMENIZAR OS SINTOMAS

Colesterol alto: como prevenir e amenizar os sintomas
Preste atenção nessas dicas e saiba a melhor maneira de ficar bem longe desse mal.

A maior causa de elevação do nível de colesterol é a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, principalmente de origem animal. Sem contar que a herança genética é outro fator que influencia o desenvolvimento do distúrbio. O colesterol ruim ou LDL participa da formação de placas de gordura que obstruem a artéria. Enquanto o colesterol bom ou HDL retira o colesterol dos tecidos e transporta para o fígado, onde é eliminado.
Agora que você já sabe do que trata esta doença, que tal aprender a preveni-la ou, para quem já sofre com ela, aprender a amenizar os sintomas?
- Dê preferência a alimentos ricos em fibras, como pão e arroz integrais, que reduzem o colesterol ruim. Inclua frutas cítricas, maçã, pêra, mamão, verduras, cereais, leguminosas, sementes e grãos inteiros nas suas refeições.
- Consuma frutos do mar e peixes como salmão e sardinha, que, cozidos, são excelentes fontes de ômega 3 e ácidos graxos, que combatem o colesterol ruim.
- Acrescente à dieta frango grelhado sem pele e azeite de oliva no lugar de outros óleos vegetais.
- Limite o consumo de gorduras saturadas, como batata frita, margarina, biscoitos amanteigados, carnes gordas, laticínios e coco.
- Não coma mais do que quatro gemas de ovo por semana.
Dicas:
- Avalie o nível de colesterol no sangue a partir dos 20 anos. A checagem deve ser feita pelo menos a cada cinco anos. Se houver outros fatores de risco de doenças cardíacas, é preciso fazer a avaliação com maior frequência.
- Manter o peso ideal e praticar atividades físicas é essencial para o controle e a prevenção da doença.

Nenhum comentário: