12.10.2010

Laboratório Pfizer suspende venda de medicamento contra hipertensão

'Thelin' deixa de ser comercializado sob suspeita de causar dano ao fígado.
Estudos clínicos com a droga também serão cancelados.

O laboratório farmacêutico Pfizer anunciou nesta sexta-feira (10) a suspensão da venda do medicamento Thelin, indicado para o combate à hipertensão arterial pulmonar. O remédio era autorizado para comércio na União Europeia, Austrália e no Canadá. Testes clínicos com o composto também serão cancelados. A empresa colocou uma nota em seu site sobre a decisão (em inglês).
Segundo a maior vendedora de remédios do mundo, o produto com base no princípio ativo "sitaxentan" revelou ser tóxico ao fígado. Esse efeito colateral é típico, de acordo com a empresa, à classe de medicamentos a qual pertence o Thelin. Mas estudos recentes de farmacovigilância mostraram que os benefícios da droga não mais superavam o risco de desenvolver lesões ao fígado na população com hipertensão arterial pulmonar.
Como existem métodos alternativos para o tratamento da doença, a Pfizer optou por cancelar o uso da droga. Segundo a empresa, autoridades sanitárias e de saúde dos países que recebem o Thelin foram notificadas.
A hipertensão arterial pulmonar é uma doença rara e progressiva, que pode levar à falência do coração e morte prematura. O laboratório recomenda aos médicos que deixem de prescrever a medicação ou que trabalhem com terapias substitutas. Para aqueles que já recebam a medicação, o médico deverá ser consultado antes do paciente decidir suspender o consumo por conta própria.

Nenhum comentário: