12.07.2010

Rinite X Gripe X Resfriado - Como saber a diferença


Bastam alguns espirros para que as famosas crenças populares entrem em cena. A avó diz que é gripe. Para a mãe, é um resfriado, enquanto o tio garante que a causa do problema é a rinite. Qual deles está certo? Por terem sintomas semelhantes, apesar das causas diferentes, é comum que as pessoas se confundam na hora de "pré-diagnosticar" o problema. Com isso, aumenta o risco do consumo inadequado da medicação, além do atraso no início do tratamento correto.



RESFRIADO
O resfriado é causado pelo rinovírus. Possui sintomas leves e, geralmente, o tratamento é rápido. O sintoma predominante do resfriado é a obstrução nasal e são raros os casos em que o paciente apresenta febre ou dores musculares.

GRIPE

A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Os sintomas desta moléstia são mais fortes do que os
apresentados no resfriado. Os infectados apresentam febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal. O ciclo da doença dificilmente ultrapassa 10 dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de antialérgicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica.

RINITE ALÉRGICA
A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz. As rinites se caracterizam por quatro sintomas básicos: nariz entupido, secreção nasal, espirros e coceira no nariz. Os sintomas são manifestados logo após alguns minutos do contato com alguma substância que provoca a alergia.
Ao contrário da gripe e do resfriado, os pacientes não apresentam desconfortos como dores musculares e de cabeça, febre e indisposições. O indivíduo acredita estar sempre com resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaléia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade e quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes, como fumaça, produtos químicos ou perfumes. Lugares frios e úmidos favorecem o aparecimento da rinite na medida que se usam mais cobertores e roupas de lã e o sol aparece por menos tempo.
Para o tratamento deste tipo de alergia, é indicada a limpeza do ambiente, para que sejam tirados os agentes causadores da alergia. Como nem sempre esta limpeza é possível, o tratamento medicamentoso (que inclui vacinas) consiste na imunização do paciente.

Você sabia que existe a rinite causada por medicamentos?
A rinite medicamentosa é muito freqüente, pois as pessoas usam medicamentos no nariz sem orientação médica, ignorando os riscos que estão correndo. Muitos medicamentos usados no nariz podem causar rinite, ao invés de curá-la. Pois o uso contínuo desses medicamentos faz com que o organismo se acostume com a presença dele e com isso o nariz acaba apenas descongestionando com o uso do produto.

De qualquer forma a Rinite alérgica é a mais comum, veja o que você deve fazer para prevenir a doença, se for o seu caso:

- Evite a poeira doméstica e os ácaros; e
- Evite agentes e substâncias irritantes.

Para evitar a poeira doméstica:

- Retire tudo o que pode juntar poeira em sua casa;
- Tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais de alojamento de ácaros e poeira;
- Os pisos lisos são muito mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros;
- Tapetes finos e pequenos, que podem ser lavados, são mais práticos e menos prejudiciais;
- Cortinas leves, que podem ser lavadas são as ideais;
- Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, se possível, diariamente;
- Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível.

O quarto é o local mais importante:

Você passa pelo menos oito (8) horas por dia em seu quarto dormindo, se arrumando, lendo, etc. Este é, portanto, o local mais importante de sua casa e também um dos ambientes mais contaminados por ácaros.

- O colchão e os travesseiros devem ser forrados com material antialérgico ou plástico para impedir a passagem de poeira. Os melhores travesseiros para alérgicos são os de poliéster.
- Use edredões, desde que não sejam de penas, em vez de cobertores de lã e, se possível, lave-os a cada dez (10) dias.
- Coloque as roupas no armário; e as de lã, em sacos plásticos fechados.
- Bichos de pelúcia armazenam muita poeira. Livre-se deles ou deixe-os guardados longe das crianças e, se possível, lave-os a cada dez dias também.



Veja mais:
Gripe, Rinite ou sinusite?
Rinite
Gripe X Resfriado X Rinite

Nenhum comentário: