3.30.2011

As alterações do corpo durante a gravidez



A Maternidade

A maternidade é uma realização comum à maioria das mulheres e a gravidez é sempre marcada por muita emoção. E, embora seja uma das experiências mais fantásticas que a mulher pode vivenciar, as transformações pelas quais o corpo feminino passa durante os nove meses de gestação podem deixar algumas seqüelas.
Hoje, com fácil acesso às informações, a gestante busca mais recursos que garantam sua beleza e bem-estar. Se o dom de ser mãe é natural à sua feminilidade, sua beleza é igualmente um elemento fundamental para a integridade do seu ser.

A gestação transforma o corpo da mulher com alterações que podem ser transitórias ou permanentes. No corpo da gestante, ocorre o processo de “embebição gravítica” nas articulações inferiores, deixando-as hiperêmicas e relaxadas, facilitando as torções.

Os níveis de hormônios sofrem oscilações e, com isso, surgem alterações cutâneas; a celulite, decorrente da maior retenção hídrica; e as estrias, devido ao aumento no nível do hormônio cortisol. Fisiologicamente, aumenta o volume do plasma sangüíneo e o número de batimentos cardíacos; são afetados os aparelhos circulatório, locomotor, digestivo, urinário e tegumentar.
Outras alterações ainda podem ser notadas na coluna vertebral, tais como: desalinhamento da coluna, dores lombares e dores na junta óssea do ísqueo, devido ao encaixamento do bebê.

Estrias e Flacidez

As estrias são causadas pelo sofrimento da pele durante o crescimento e estiramento do abdômen, além da sua capacidade de voltar ao normal, associado ao aumento de peso muito rápido. A origem mais provável das estrias se baseia na teoria endócrina, “postura que um hormônio esteróide está presente de forma atuante em todos os quadros em que as estrias aparecem (obesidade, adolescência, gravidez)”.
Esse hormônio, denominado de cetosteróide,é o principal andrógeno adrenal, apresentando ampla ação no tecido conjuntivo  e aumentando o catabolismo protéico (degradação das fibras colágenas e elásticas ). Ele atua , também, sobre as células formadoras das fibras, o fibroblasto. Desta forma, aparecem as estrias e a flacidez.
A flacidez se refere ao estado mobilizado, frouxo ou lânguido do tecido. Classifica-se a flacidez como seqüela de vários episódios ocorridos, como gravidez, sedentarismo, efeito sanfona, entre outros. Os primeiros graus de envelhecimento originam a pele corporal, por diminuição do turgor, elasticidade e outras características próprias do tecido saudável . Começam a surgir os acúmulos gordurosos, que vão deformando certas regiões: abdômen, cintura, glúteo, parte interna do braço e da perna e regiões de flancos.

 Cosméticos Preventivos

Para prevenir estas alterações inestéticas, são utilizados cosméticos ricos em ativos como DMAE, óleos vegetais, nutripeptídeos, raffermine e outras substâncias que garantem renovação do metabolismo celular , hidratação profunda à pele, aumento da elasticidade, firmeza e tonicidade da pele e ação antioxidante.
DMAE LIQUID BASE - Exerce efeito tensor na pele, que ganha, assim, elasticidade, firmeza e tonicidade. Efeito antioxidante.
EXSY ARL - Antipoluição e Detox, combate a glicação das proteínas , melhora o sistema de defesa da pele  e desintoxifica e protege a membrana celular. Além disso, protege as células queranócitas e neurais.
RAFFERMINE - Glicoproteína rica em hidroxiprolina (nutriente). Aumenta a elasticidade do tecido, prevenindo ou corrigindo as rugas, estrias, flacidez e a degradação das fibras colágenas e elásticas.
PCA-Na - Hidratante, agente do NMF.
HIDROVITON - É composto por uma mistura de aminoácidos, lactato sódico, uréia, alantoína  e álcoois polivalentes. Oferece ação hidratante e umectante à pele.
MANTEIGA DE CUPUAÇU - Possui extrema capacidade de absorção de água: aproximadamente 240% superior à lanolina e outros esteróis de origem vegetal ou animal. A manteiga de cupuaçu é um emoliente que promove toque agradável, macio e suave à pele, facilitando a umidade natural e elasticidade, com grande eficácia em peles secas ou ressecadas. Contém fitosteróis que agem no nível celular, regulando a atividade dos lipídeos na camada superficial da pele. Facilita a regeneração do tecido, hidratando e trazendo de volta sua elasticidade. Promove hidratação longa e duradoura, devido à sua alta capacidade de absorção de água.
MANTEIGA DE KARITÉ - Durante séculos, mulheres africanas usaram a manteiga de karité na medicina tradicional, na culinária e para massagear seus bebês recém-nascidos. Hoje, as mulheres ocidentais recorrem ao produto para suavizar rugas, hidratar a pele e os cabelos. É considerada um produto multiuso, que garante pele macia, hidratada, com menos rugas, proteção solar eficaz, cabelos brilhantes, couro cabeludo saudável, efeito anti poluição.
NUTRIPEPTÍDEOS - Penetra rapidamente na pele, renovando o metabolismo celular, estimulando a proliferação de fibroblastos e reforçando as células de defesa da pele. Ativa a síntese das fibras colágenas, aumenta a capacidade de recuperação celular após situações de estresse (sol, poluição etc. ).
ÓLEO VEGETAL – Hidratação.
ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCE - Rico em vitaminas A e B, é emoliente  e tem alto poder penetrante, proporcionando fácil hidratação e suavidade. Possui propriedades rejuvenescedora, regeneradora, hidratante, amaciante e nutritiva. É o mais utilizado em massagens de aromaterapia e também é aplicado em emulsões para pele seca, formulações anti estrias, cremes para mãos, emulsões hidratantes, cremes nutritivos, produtos para peles envelhecidas, óleos hidratantes, entre outros.
ÓLEO DE ROSA MOSQUETA - Amplamente usado em tratamentos dermatológicos de cicatrizes anti estéticas, hipertróficas e hipercrômicas. Em cosméticos, atenua linhas de expressão, rugas e mantém a hidratação da pele.  Suas propriedades naturais garantem resultados efetivos nos tratamentos de: fotoenvelhecimento – manchas causadas pela excessiva exposição ao sol; cicatrizes cirúrgicas e quelóides; escaras produzidas pela psoríase; cicatrizes provocadas por queimaduras; cicatrizes de acne; pele seca e eczemas. Quando 100% puro e concentrado, penetra até as camadas mais profundas da pele, fazendo com que a reconstituição do tecido ocorra de maneira integral e intensa. Sua mais famosa propriedade, a de atenuar cicatrizes e apagar certos tipos de manchas, se deve à ação do ácido transretinóico, que aumenta a velocidade de regeneração dos tecidos, ativando os fibroblastos – fabricantes de fibras sustentadoras, como o colágeno. O aspecto mais liso e rosado da pele ocorre devido ao óleo extraído da flor, que favorece a circulação dos minúsculos vasos que irrigam o tecido cutâneo. Por ser cicatrizante, é indicado no tratamento de queimaduras e das alterações da pele causadas pela radioterapia. Usado diariamente, o óleo de rosa mosqueta ajuda a prevenir estrias.
ÓLEO DE SEMENTE DE UVA - É utilizado no combate e prevenção de estrias. Rico em ácido linoleico, com grande poder antioxidante, graças aos bioflavonóides (OPC) existentes em sua composição.
Nas mamas, além da prevenção às estrias e à flacidez, também são realizados procedimentos básicos de preparação para a amamentação, como o estímulo à formação de mamilos. Estes não devem ser hidratados. Ao contrário: a gestante pode massagear a região com esponjas mais ásperas, preparando a pele para evitar futuras rachaduras
Fonte:www.buonavita.com.br

Nenhum comentário: