3.30.2011

Cranberry: Uma frutinha poderosa

Um estudo divulgado recentemente pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo diário de produtos à base de Cranberry, ao longo de um ano, reduz em 35% os casos de infecções urinárias, como a cistite causada por germes oriundos do nosso trato intestinal. Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à doença, porém ela se concentra mais nas mulheres por conta das características anatômicas femininas.

A cranberry é uma fruta pequena, de cor vermelho escuro, nativa do leste da América do Norte. Existem dois tipos do fruto cranberry: Vaccinium oxycoccos e Vaccinium macrocarpon. No Brasil a fruta é chamada de oxicoco, porém ainda é pouco popular.
Segundo as nutricionistas Thais Souza e Natália Lautherbach, as frutas cranberry são reconhecidas pelo seu alto poder antioxidante, essas pequenas frutas vermelhas devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. O consumo pode ser como fruta fresca e desidratada, sucos, geléias e extrato.
A craberry foi popularizada como poderosa contra as infecções do trato urinário já em 1920. A entrada e proliferação bacteriana no trato urinário é o que provoca doenças. Os sintomas mais freqüentes incluem maior freqüência e urgência em urinar, ato de urinar doloroso, urina turva, dores na lombar e na parte inferior do abdome. A recorrência desse tipo de infecção é comum, especialmente em mulheres.
De acordo com as especialistas, a cranberry apresenta ainda propriedade de inibir a colonização bacteriana na superfície dentária. Este processo está relacionado ao desenvolvimento da placa dental e, conseqüentemente ao desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.
“Pacientes em uso de medicamentos anticoagulantes e que apresentam propensão a formação de cálculos renais devem consultar um médico e/ ou nutricionista para avaliar se podem fazer uso do cranberry” .
 Você encontra o cranberry na forma de suco e na forma de gel em sachê! O gel pode ser usado como substituto da geléia, diluído em água ou ainda consumido puro. É recomendável consumir  dois copos do suco de cranberry ao dia, que  são suficientes para obter todos os seus benefícios.
Outros benefícios que a cranberry traz para a saúde:
- Saúde Bucal
De acordo com as especialistas, a cranberry apresenta ainda propriedade de inibir a colonização bacteriana na superfície dentária. Este processo está relacionado ao desenvolvimento da placa dental e, conseqüentemente ao desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.
- Colesterol
A cranberry é rica em flavonóides, como quercetina e mirecetina, que apresentam propriedades antioxidantes. Estudos demonstram que a inclusão do suco de cranberry na dieta reduz a oxidação do LDL- colesterol e promove aumento dos níveis de HDL – colesterol. Este efeito demonstra sua ação positiva na prevenção de doenças cardiovasculares, o que torna a cranberry uma fruta aliada à saúde do coração.
- Envelhecimento
A cranberry é rica em antocianinas, proantocianidinas e vitamina C, que apresentam potente ação antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento precoce da pele.
- Câncer
A antocianina é um potente antioxidante presente na cranberry, que auxilia no combate aos radicais livres, moléculas altamente reativas, que quando em contato com nossas células podem ocasionar o surgimento de tumores. Estudos demonstram que o cranberry atua na prevenção, principalmente, do câncer de mama.
- Úlceras Pépticas
Os casos de úlceras pépticas estão aumentando constantemente, em alguns destes, seu desenvolvimento ocorre pela infecção da bactéria Helicobacter pylori. Estudos demonstram que o suco de cranberry pode auxiliar na prevenção, pois é capaz de inibir a adesão e proliferação do H. pylori no epitélio gástrico.
- Cérebro
Estudos demonstram ainda que a cranberry atua na proteção das células cerebrais contra danos causados por radicais livres e perda das funções cognitivas. Portanto, a cranberry auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer, já que é rica em compostos bioativos que protegem contra a degeneração de neurônios.
- Ácido úrico
Dados da literatura também apontam que o consumo do suco reduz a concentração urinária de ácido úrico, bem como os níveis plasmáticos, ou seja, ácido úrico sangüíneo.
Receita de Sangria com cranberry
Ingredientes:
- 1 garrafa (750ml) de vinho tinto orgânico
- 2 copos (400ml) de suco de cranberry
- 1 laranja sem casca e sementes cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 1 maçã vermelha cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 1 maçã verde cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 2 xícaras (chá) de água mineral com gás
- 1 xícara (chá) de abacaxi picado, de preferência orgânico
- açúcar demerara orgânico a gosto
- canela em pau a gosto
Modo de Preparo:
Em uma jarra grande misturar as frutas, juntar o vinho, o suco de cranberry, a água com gás e a canela. Misturar bem e adoçar a gosto.
Rendimento: 08 porções
Valor calórico: 130 calorias por porção

2 comentários:

Anônimo disse...

SE EU CONSUMIMIR O CRANBERRY EM FRUTA SECA, QUANTAS DEVO CONSUMIR PARA SUBSTITUIR OS DOIS SACHES QUE EU VINHA CONSUMINDO DIARIAMENTE.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Você encontra o cranberry na forma de suco e na forma de gel em sachê! O gel pode ser usado como substituto da geléia, diluído em água ou ainda consumido puro. É recomendável consumir dois copos do suco de cranberry ao dia, que são suficientes para obter todos os seus benefícios.