4.28.2011

E AÍ, VAI ENCARAR? O BOXE SE TRANSFORMA EM UMA ÓTIMA OPÇÃO DE EXERCÍCIO PARA AS MULHERES

E aí, vai encarar? O boxe se transforma em uma ótima opção de exercício para as mulheres

Mulher e luta combinam, sim! Esqueça esta história de que boxe é esporte para homens. Elas colocam o calção e as luvas e partem para o ringue sem medo e com muita determinação!

A diferença é quase imperceptível: O top! Assim como os homens, elas entram no ringue cheias de disposição e prontas para encarar qualquer adversário, principalmente aquelas gordurinhas indesejáveis.

Também, pudera! Em 45 minutos de treino não muito pesado, uma aluna chega a eliminar cerca de 700 calorias. E a queima vale para o corpo inteiro, já que esta modalidade de luta trabalha diversos músculos ao mesmo tempo. Dentre eles, os braços, as pernas e o abdômen.

Mas, se você é uma daquelas mulheres que não gosta de braços fortes, este esporte não é indicado! Os movimentos desta aula exigem bastante esforço de certos músculos, como os bíceps, os tríceps e, ainda, o trapézio (pescoço e ombro).

Porém, se você não tem medo da disputa, arregace as mangas e compre uma luva. Pode até ser rosa! O que você não pode esquecer é que para ser uma lutadora de boxe é essencial que a sua alimentação seja balanceada e recheada de alimentos que te dêem mais energia.

Preparamos algumas dicas para quem quer entrar com tudo neste ringue:

- Alimente-se bem! Se você vive de regime, definitivamente o boxe não é a sua praia! Para praticar este esporte é essencial que o seu cardápio seja recheado de proteínas e carboidratos;

- Prefira alimentos integrais. Assim como os tradicionais, eles serão responsáveis por te dar mais energia e força;

- Leve sempre com você uma fruta e uma barra de cereais. Quem gosta de banana, deve usar e abusar desta fruta! Estes alimentos devem ser consumidos 1 hora antes e logo depois do seu treino;

- Beba água antes, durante e depois da sua aula! O mais indicado é que, durante o treino, você hidrate o seu corpo a cada 15 minutos.
Sua Dieta

Pequeno glossário do boxe

Jab: golpe com a mão da frente (tanto faz se a direita ou esquerda)
Direto: golpe com a mão que vem de trás
Cruzado: golpe onde se bate na parte lateral da cabeça
Upper cut: golpe que atinge o queixo do adversário de baixo para cima
Swing: golpe onde a mão vem de trás, sobe e desce para atingir o adversário
Sombra: treino no espelho ou em dupla só que sem o contato físico
Sparring ou Fazer Luvas: treinar com um colega no ringue

Ela tem 23 anos, é professora de artes e já perdeu 35 quilos de um ano e meio para cá. Isso tudo nada pancada, literalmente. Marcela Fernandes, que hoje não descarta a possibilidade de competir em campeonatos, é uma das mulheres que se rendeu aos encantos sim, eles existem! do boxe. Eu gostava muito de lutas, aí engordei muito e pensei: o boxe pode me ajudar. Começou treinando três vezes por semana em uma academia especializada em lutas de São Paulo, a Godoi Jiu Jitsu Club. Perdi os 35kg em seis meses e sem remédio! Só no boxe, complementado de musculação e uma mudança de qualidade na minha alimentação .Para quem pensa que o clima de uma academia voltada à luta é masculinizado, Marcela explica que não é nada disso: Eu adoro o ambiente aqui e me identifico muito com o estilo do professor . Suas companheiras de treino, Daiane Nobre, 24 anos, um mês de boxe, e a recém-chegada Gabriela Gavinelli, em sua segunda aula, confirmam.

Escolhi o boxe porque consigo perder muitas calorias, é bem aeróbico e emagrece mesmo (perca peso com uma dieta personalizada). No começo, é difícil porque é preciso ganhar resistência e exige muito dos braços. Mas rapidinho dá para pegar o jeito. Treino três vezes por semana e pretendo continuar , diz a securitária Daiane. Já a designer e assistente de arte Gabriela foi aconselhada pelas amigas a experimentar o esporte. Não tenho muita paciência com academias, gosto de algo mais dinâmico e já deu para sentir bastante que o boxe é isso mesmo , avalia. As meninas curtiram tanto as aulas que fizeram até um fotolog dos treinos: http://equipejuniorboxe.nafoto.net

Hoje, as mulheres são de 50% a 80% das alunas de boxe em boa parte das academias que oferecem o esporte em suas modalidades. Um dos motivos é a fama do boxe, como aspirador de gordura. Uma aula de cerca de 1h, em média intensidade, queima de 600 a 800 calorias , explica Junior, professor de boxe da Godoi e praticante há 12 anos. (conheça os 10 exercícios que mais queimam calorias) Além disso, o boxe me deixa forte sem ganhar muito volume de massa, o que significa que a mulher não vai ficar com o ombro, costas ou braços superdesenvolvidos (faça musculação corretamente, veja as dicas) . Já para quem tem medo de sair machucada e com marcas no rosto, Junior garante que não há por que se preocupar: É a aluna quem decide se vai fazer luvas, ou seja, treinar no ringue com uma companheira, ou não. Se não quiser, o treino é o mesmo, não perde nada em intensidade, mas não vai enfrentar ninguém nem correr o risco de se machucar .(evite lesões, principalmente nos seus joelhos, saiba como)

As aulas têm, em média, 1h de duração, podendo ser mais puxadas para quem já tem mais tempo no ringue. Normalmente, tudo começa com um aquecimento, que pode ser na esteira ou pulando corda. Depois vêm os treinos de sombra e esquiva, onde se aprendem e corrigem os golpes feitos de frente ao espelho ou com um colega. Depois vem o treino nos sacos, que trabalha mais ombros e braços. Quem quiser, pode testar suas habilidades na prática, mas sempre sob orientação do professor. (mitos e verdades sobre os exercícios para você treinar sem medo)

Ainda em dúvida se boxe e feminilidade combinam? Pois é só dar uma olhada na campeã mundial de boxe, Duda Yankovich, que treina e dá aulas de personal na Cia Athletica, em São Paulo. Loiraça de olhos azuis, com 1,69 metro e 64 quilos, Duda veio para provar que força, raça e socos bem dados têm tudo a ver com beleza. Faixa preta de karatê, bi-campeã sulamericana de kick-boxing (conheça a versão molhada deste esporte empolgante) e hoje estrela do boxe, a bela ainda encontra tempo para mergulho, snowboard, patinação, mountain bike, paragliding e rappel. (esportes radicais: você está pronto para eles?) Confira nosso papo com a lutadora, que nasceu na Sérvia e naturalizou-se brasileira depois de vir para o país em 2000:

Quando e como começou o interesse pelo boxe? Em 2002 ganhei minha estréia no programa Boxe Brasil, da TV Bandeirantes. Foi aí que decidi me envolver sério com o boxe.

Qual a sua rotina de treinos hoje? Estou em fase de pré-campeonato, o que significa que mantenho de 2 a 3 períodos de treino por dia, mais curtos e mais intensos. Entre eles, a preparação física de força e velocidade feita com meu preparador físico, o professor Tavicco Moscatelo, treinamento cardiorrespiratório e resistência através de corridas longas e curtas intensivas com meu técnico Miguel de Oliveira, que também coordena a parte técnica de boxe, quando usamos aparelhos, escola de boxe, sparring com boxeador masculino e resistência. (treine corrida, nosso personal elaborou uma planilha ideal para o seu nível de preparo)

Para você, quais os principais benefícios do boxe para as mulheres?Mulher busca, em primeiro lugar, melhorar o físico. O boxe, como atividade física, sem contato, já dá muita diferença no corpo de uma mulher por não ser um esporte comum e fácil. Melhora a postura, reforça abdômen e a coluna lombar, desenvolve a musculatura das pernas, ombros e costas e principalmente a abdominal. (exercícios localizados para você fazer em casa)  Isso sem falar no condicionamento físico e sistema cardiorrespiratório, já que boxeadores são conhecidos por ter mais gás entre atletas de outros esportes. O mais importante de tudo é que o boxe é um ótimo modo de aliviar o estresse do dia-a-dia, o treinamento pesado e a simulação de socos dão um alívio emocional e mental enormes, além melhorar a concentração e coordenação motora. (aulas com bola desenvolvem o equilíbrio)

Quanto tempo, em média, demora para uma iniciante conseguir dar os primeiros socos com mais segurança?No máximo um mês, com cinco ou seis treinos a iniciante já começa com simulação de socos nos aparelhos, mas bate com maior segurança depois de uns dez a 15 treinos.

Você continua com o rosto bonito e sem marcas, como fazer para evitar os machucados e lesões?
Isso é uma coisa que não dá para explicar como fazer, mesmo porque o risco existe em todas as atividades e também na vida. Eu provavelmente já tive uma expressão mais suave, mas com o tempo mudei. Acredito que devo meu rosto um pouco à sorte e também a um bom treinamento, em que pratico muito a defesa. Também um pouco de genética, biótipo e proteção. Eu não sou muito a favor de capacetes de proteção, mas claro que minhas alunas usam e eu aconselho! Eu sou mulher em primeiro lugar, dedico todo o tempo que posso a me cuidar, tenho vaidades de toda mulher e talvez por me expor muito no esporte, até mais do que as outras. (faça uma avaliação de beleza e encontre cudiados personalizados)

O que uma iniciante deve esperar de uma aula de boxe?
Depende do que ela deseja e procura. Na minha experiência com novatas, ninguém nunca voltou para trás, deixou de gostar ou se decepcionou. Muito pelo contrário, às vezes as pessoas que têm medo de entrar na aula por achar que é uma coisa agressiva, forte, depois de tentar nunca mais param de treinar.

Que conselho você daria para as mulheres que pensam em competir no boxe?
Eu sempre apoio as mulheres, mas sempre dou opção para que elas decidam se vão competir ou não. As que têm certeza, eu apoio e aconselho da melhor forma possível, como treinar, como se proteger, a aceitar o risco, saber que têm que conviver com o preconceito, mas é o que elas gostam, o que eu gosto e escolhi para mim, acho que todo mundo tem direito. Sou a maior fã destas mulheres, que encaram o desafio. Infelizmente, a luta maior neste caso não acontece no ringue e sim fora dele...

Contato:

Godoi Jiu Jitsu Club: as aulas de boxe acontecem de 2ª, 4ª e 6ª de manhã, à tarde e à noite. Mais informações pelo site www.godoijiujitsu.com ou pelo telefone (11) 5506-5015

Cia Athletica: há aulas de boxe em todas as 13 unidades da academia e Duda é personal da unidade da Rua Kansas. Mais informações podem ser obtidas no www.ciaathletica.com.br ou no SAC (11) 5506 3000.

O que você acha da presença das mulheres em aulas tipicamente masculinas?

 

Nenhum comentário: