4.27.2011

CARBOIDRATOS: COMO CONSUMI-LOS NA DIETA

faixa_alimentacao.png
Carboidratos: como consumi-los na dieta
Dicas emagrecedoras!


Todo mundo que quer emagrecer, começa logo cortando os carboidratos. Sempre tidos como os vilões da dieta, o nutriente está presente em grande parte dos alimentos consumidos no nosso dia-a-dia. Porém, apesar da fama, o mais correto não é eliminá-los e, sim, aprender a consumi-los da maneira correta e na quantidade mais indicada, afinal, uma dieta balanceada é sempre a melhor opção.
Confira algumas dicas:
- No café da manhã, ao invés de comer um pão francês, opte por torradas integrais. Não esqueça que a margarina e a manteiga podem não ser as melhores companhias. Opte por queijo branco ou cottage.
- Ainda nesta refeição, aposte nas frutas ricas em água, como melancia e melão, que fazem com que o organismo absorva menos quantidade de carboidrato.
- No lanche da manhã, a melhor opção é não consumi-lo mesmo. Uma fruta ou uma barra de cereal pode te saciar e, certamente, só trará benefícios a sua saúde e a sua dieta.
- Na hora do almoço, apesar de muitas pessoas o cortarem de vez, o mais indicado é consumi-lo na quantidade correta, ou seja: 4 colheres de sopa, seja de arroz, batata, macarrão, ou qualquer outro alimento rico em carboidrato.
- Fique atento aos ingredientes das outras opções que você coloca no seu prato. Receitas à base de farinha de milho, farinha de mandioca, amido de milho, entre outros, são ricos neste nutriente e podem fazer com que você exceda a quantidade indicada.
- Em muitas regiões do Brasil, costuma-se tomar o café da tarde. Isso sim pode ser um grande erro. Os carboidratos são fonte de energia e, quanto mais tarde ingerimos, maior quantidade deste nutriente permanecerá “presa” em nosso organismo.
- A melhor opção é substituir esta refeição por um iogurte com frutas, por exemplo, ou outras opções light que contenham carboidrato, porém, em menor quantidade.
- Na hora do jantar opte pelo consumo de carboidratos que fazem parte do grupo conhecido como “carboidratos complexos”. Beterraba, inhame e milho são ótimas alternativas.

Nenhum comentário: