4.27.2011

Nos momentos difíceis, não se isole!

É curioso, mas às vezes nos sentimos como náufragos numa ilha deserta por mais que estejamos em volta à muitas pessoas. Já te aconteceu? Geralmente, isso acontece quando temos algum conflito. É preciso que os problemas emocionais das adolescentes sejam reconhecidos. Por exemplo, quando as coisas não funcionam muito em casa, quando você se sente pressionada demais, ou quando está perdendo suas esperanças de conseguir o seu gatinho. Isso também acontece quando você não está feliz com você mesma. Então dá uma tristeza e você se sente mais sozinha que um coqueiro no deserto, e pensa que ninguém no mundo te compreende. É quando bate aquele terrível sentimento de solidão.
Muita gente pode dizer que se trata apenas de problemas emocionais das adolescentes...mas é tão real!
Quando você se sentir desse jeito lembre-se de algumas dicas que podem ser muito úteis:
  • Não se sinta sozinha: Você tem a você mesma! Se aprender a ser sua melhor amiga, nunca mais vai se sentir sozinha. O sentimento de solidão é algo que vem de dentro, portanto acabe com ele!
  • Escreva o que você sente: não para que alguém leia, mas para você mesma. É uma boa forma de tirar do seu sistema todo esse baixo astral.
  • Não se isole: não se feche no armário, nem deite na cama que nem uma mártir. Se arrume, saia, ligue para suas amigas, leia um livro, dance no seu quarto ao som da sua banda favorita, faça alguma coisa divertida. O sentimento de solidão pode estar presente em qualquer lugar ou situação.
  • Não se jogue no sono, nem na comida, muito menos no álcool ou nas drogas: afronte a realidade; é muito melhor que dar as costas, porque a raiva continuará em você.
  • Ajude alguém: tem milhões de jeitos de fazê-lo. Coopere em alguma instituição beneficiente. Isto sempre é bom para se sentir bem com você mesma.
  • Procure alguém com quem falar: pode ser algum adulto em quem você confie, alguém que te escute, e que talvez possa te dar algum conselho ou fazer com que você abra os olhos e comece a enxergar direito.
A adolescência constitui uma fase de conflitos e angústias, por isso é comum a depressão em adolescentes.
A depressão em adolescentes quase sempre está ligada à baixa auto-estima.
Saiba que alguns pais podem não perceber, não reconhecer ou não aceitar problemas emocionais das adolescentes em suas filhas. E é muito difícil tratar de depressão em adolescentes sem a participação dos pais.
Escrito por uma adolescente

Nenhum comentário: