4.26.2011

Mais emprego e trabalho para todos

 Cresce nas cidades o número de aposentados trabalhando... Image Boas novas do mundo do trabalho: em 8 anos de governo Lula e nestes primeiros meses da presidenta Dilma Rousseff mantivemos a economia em tal ritmo que agora chegou a vez do emprego até para os aposentados.

Um belo material analítico publicado pela Folha de S.Paulo, hoje, traz esta boa notícia: ganha força no mercado de trabalho nas grandes cidades do país o fenômeno da oferta de mão de obra mais acelerado para os que estão na faixa dos 50 ou mais anos.

O jornal faz a análise com base na Pesquisa Mensal de Emprego (PME), o levantamento do IBGE sobre colocação no mercado de trabalho nas seis maiores regiões metropolitanas do país, as de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre.

Uma excelente notícia como esta, trazida na 2ª feira pós-páscoa, só merece mesmo comemorações! E ainda querem diminuir o ritmo de crescimento da economia... 


Economia mantém aposentado empregado

Aumento é maior que o do contingente da população... Na análise que faz sobre a absorção de aposentados pelo mercado de trabalho - com base em pesquisas do IBGE - a Folha de S.Paulo mostra hoje que, de 2003 ao 1º trimestre deste ano, o número de pessoas com mais de 50 anos ocupadas aumentou 56,1%. O percentual é quase o triplo dos 19,8% do crescimento médio do total da população ocupada.

Também é maior que o aumento do número de pessoas - 41,6% da população - nessa faixa etária nas seis regiões pesquisadas pelo IBGE (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife).

No início de 2003, a faixa dos trabalhadores com 50 anos ou mais representava 16,7% da força de trabalho. Este percentual subiu para 21,8% na média do 1º trimestre deste ano. Segundo o levantamento do Folhão, dos 22,2 milhões de pessoas ocupadas, na média no 1º trimestre de 2011 nas seis regiões metropolitanas, 4,8 milhões estavam no topo da pirâmide etária.

Além do aspecto econômico - o modelo seguido pelo país desde 2003 que prioriza o crescimento - o fenômeno ou mudança de perfil no mercado de trabalho é explicado, também, pelo envelhecimento da população. Outro fator é a falta de pessoas qualificadas em algumas áreas, o que faz com que as empresas mantenham ocupados ou contratem profissionais em idade de aposentadoria
Blog Zé Dirceu

Nenhum comentário: