4.28.2011

GESTANTES: CHEGA DE DESCULPAS E TRATE DE MALHAR!

Gestantes: Chega de desculpas e trate de malhar!

Dicas para você ficar ainda mais linda durante a gravidez!

Esta história de que gravidez é desculpa para ficar em casa de pernas para o ar, já não cola. Mais do que nunca, uma mulher grávida pode manter a sua rotina sem grandes alterações, apenas com algumas adaptações. E é claro que a prática de atividades físicas deve fazer parte do seu dia a dia.

Manter a rotina de exercícios físicos é algo benéfico, tanto para a mãe quanto para o bebe. O mais importante é lembrar que cada caso deve ser acompanhado individualmente pelo obstetra e por um profissional de educação física especializado em aulas para gestantes.

Até mesmo na hora do parto a opção por uma vida ativa faz a diferença: "Os benefícios são aparentes, inclusive no momento do parto, que é facilitado em virtude da musculatura abdominal e pélvica trabalhada previamente", afirma a profissional de educação física e especialista em atividades aquáticas, Daniele Perbiche, da academia Carpe Diem, de Curitiba.

Um estudo recente conduzido pela Norwegian School of Sports and Science apontou que mulheres que esperam seu primeiro filho e realizam exercícios físicos regularmente diminuem o risco de dar à luz um bebê com excesso de peso (acima de quatro quilos). Vale lembrar que este fator pode contribuir, mais tarde, para a obesidade ou até mesmo para hemorragias durante a gravidez.

Veja algumas dicas da Professora para as gestantes:

- As mulheres que nunca sofreram um aborto espontâneo e já praticavam exercícios podem dar continuidade à rotina, sempre com o aval médico. Já para as mulheres sedentárias, recomenda-se o início do programa após a décima segunda semana de gestação. Não havendo indícios de complicações, as atividades podem ser continuadas até o parto, no entanto, com a redução aos poucos da intensidade.

- Dentre as atividades mais comuns estão: Caminhada, natação, hidroginástica, alongamento e musculação em menor intensidade. A vantagem de cada uma delas está associada ao controle da respiração e trabalho da musculatura. A caminhada favorece o encaixe do bebê na pelve da mãe. A natação, embora algumas modalidades estejam restritas nesse período, também trabalha bastante a musculatura. Mas, o exercício mais indicado é a hidroginástica, pela característica de baixo impacto e trabalho cardiorrespiratório.

- Outro fator importante que deve estar aliado à prática dos exercícios é a alimentação. Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e fibras é a ideal, aliada à ingestão de líquidos como água e sucos naturais.
Sua Dieta 

Nenhum comentário: