1.18.2012

RIR É O MELHOR REMÉDIO

DIA INTERNACIONAL DO RISO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA GARGALHADA

Dia Internacional do Riso: conheça os benefícios da gargalhada
Sorrir diminui o estresse e melhora o desempenho sexual.


No dia 18 de janeiro comemora-se o Dia Internacional do Riso. E nesta data, o ditado popular “rir é o melhor remédio” torna-se muito mais que uma simples frase. Rir é, de fato, um dos melhores caminhos encontrados até o processo de cura de muitas doenças. Para especialistas holísticos, a terapia do riso é uma forte aliada na luta contra vários males, já que além de proporcionar uma sensação bastante agradável, o riso diminui o grau de estresse, aumenta a circulação sanguínea e melhora o desempenho sexual.
De acordo com esta terapia, quanto mais intensa for a gargalhada, maior será a produção de endorfinas, chamadas também de hormônios da felicidade. Especialistas afirmam que o riso envia ao cérebro um comando, por meio do hipotálamo, para que ele produza as endorfinas. Ainda segundo especialistas, o riso leva ao organismo uma sensação de tranquilidade orgânica, psíquica e emocional. Essa melhora no humor pode ser fundamental no seu dia-a-dia e funcionar, por exemplo, como gatilho para ter ânimo de começar uma dieta, ir à academia, ter disposição para o trabalho e até melhorar os relacionamentos.
Os benefícios da terapia do riso já foram comprovados por pesquisas internacionais. De acordo com um estudo feito com idosos e divulgado na publicação Geriatrics and Gerontology International, o riso reduziu a depressão nos pacientes estudados, além de ter melhorado a qualidade do sono e reduzido a insônia. Em outra pesquisa, realizada com pessoas que sofrem de dores crônicas, na Espanha, o riso foi responsável por reduzir as dores pelo período de 45 minutos.
Em muitos hospitais a presença de pessoas com o objetivo de amenizar a dor e melhorar o humor de pacientes já é considerada fundamental. Vários projetos em todo o mundo envolvem o riso como terapia. Um bom exemplo fica por conta dos famosos palhaços brasileiros, membros dos Doutores da Alegria, que levam o riso como forma de ajudar aos doentes e as suas famílias durante a internação.
É possível praticar o riso diariamente. Ria em frente a um espelho de 5 a 10 minutos e provoque a risada emitindo sons como ra-ra-ra, re-re-re, ri-ri-ri, ro-ro-ro, ru-ru-ru. Esta é uma prática cotidiana que pode ser feita na companhia de amigos. O que importa é sorrir e viver bem.

GARGALHAR REDUZ A DOR E SERVE COMO ANALGÉSICO

Gargalhar reduz a dor e serve como analgésico
Gargalhadas liberam endorfina!


Sorrir é o melhor remédio, já diziam os nossos avós. Esse dito popular é mais sábio do que imaginamos. Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, descobriu que gargalhar libera substâncias químicas que agem no nosso organismo como um analgésico natural, diminuindo as dores.
A pesquisa foi realizada em dois grupos. Inicialmente, um saco com gelo foi colocado sobre o braço dos entrevistados para saber até que ponto eles aguentariam a dor. O primeiro grupo assistiu a um vídeo de comédia de aproximadamente 15 minutos. Já o outro grupo assistiu a uma programação morna, como um documentário sobre golfinhos.
Numa segunda etapa, os envolvido passaram por uma nova sessão de dor. A pesquisa revelou que as pessoas que foram submetidas a programas divertidos suportaram até 10% mais de dor do que antes de rir. Já no outro grupo, as pessoas foram menos capazes de suportar a dor do que antes de assistir ao filme.
Segundo os cientistas, a gargalhada libera endorfina, uma substância química que gera certa euforia e atua como analgésico. Ainda segundo os britânicos, A pesquisa indicou que uma risada contida não basta para reduzir a dor. Somente a gargalhada surte este efeito. Sendo assim, gargalhem!

DICAS DE COMO CUIDAR DOS DENTES E TER UM SORRISO PERFEITO

Dicas de como cuidar dos dentes e ter um sorriso perfeito
Saiba como ter um sorriso nota mil

A busca pelo corpo perfeito ou por um cabelo bonito já virou mania nacional e a indústria da estética agradece. Mas, há outra preocupação que vem ganhando um espaço cada vez maior entre os brasileiros: o sorrido perfeito.  Inegavelmente, o sorriso carrega consigo um forte poder de atração. É grande o número de homens e mulheres que buscam por dentes mais brancos e saudáveis. No entanto, nem todos aprenderam a forma correta de cuidar dos dentes, da gengiva e de tudo que se relaciona à saúde bucal. Seguem agora seis dicas para manter os dentes saudáveis sem sair de casa.

- Alimentos ácidos: refrigerante à base de cola, mesmo Diet ou Zero, vinho tinto, vinagre e frutas cítricas, como limão e laranja desgastam o esmalte dos dentes.

- Alimentos doces: eles não devem ser ingeridos à noite. Eles alteram o nível do ph da saliva, tornando o ambiente mais ácido, propenso ao crescimento da bactéria da cárie. Os doces devem ser ingeridos, no máximo, uma vez ao dia. Ou seja, é melhor ingerir 500 gramas de doce de uma vez do que ingerir 100 gramas cinco vezes ao dia. Isso porque, ao ingerir mais vezes, o ph salivar não tem tempo de voltar ao normal, o que torna a flora bucal mais propensa à cárie.

- Sangramento gengival: não ignore o sangramento na hora do uso do fio dental ou na escovação. Isso se deve a uma inflamação da gengiva (gengivite), causada pela placa bacteriana, uma película esbranquiçada que se desenvolve com o acúmulo dos microorganismos dos alimentos em decomposição. Isso ocorre devido à limpeza mal feita dos dentes. É importante exames regulares, de seis em seis meses, e a limpeza dos dentes em consultório, assim como a higiene bucal em casa.

- Dentes limpos em casa: escove-os sempre após as refeições. Escovar logo depois de acordar, antes do café da manha, é essencial, isso remove a formação noturna da placa bacteriana e melhora o hálito. Use sempre o fio dental após as refeições, antes da escovação e nunca deixe de usá-lo também à noite, antes de dormir. Essa é a hora mais importante. Raspe também a língua para remover a saburra lingual. Evite pastas abrasivas. E não use muita pasta de dente na escova.

- Bochechos: os produtos específicos para bochechos são anti sépticos  e antimicrobianos bucais, que diminuem  a inflamação gengival, o mau hálito, a placa bacteriana e a incidência de cárie, mas não devem ser usados frequentemente. Use por períodos curtos. No máximo, três meses. Tendem a ressecar a mucosa e alterar o ph da flora bucal. Dê preferência aos sem álcool, com ingredientes ativos à base de cetilpiridínio ou triclosan adicional do flúor.

- Higiene oral para fumantes: fumar prejudica a chegada do fluxo sanguíneo aos tecidos periodontais, impedindo a formação de células de defesa imunológica e a proteção contra as bactérias periodontais. O fumo inibe a recuperação dos tecidos gengivais após alguma cirurgia e o fumante precisa o dobro dos cuidados com a higiene oral. Escovar os dentes logo após as refeições e acender o cigarro somente após a higiene oral diminui o acúmulo de nicotina nos dentes. A visita ao dentista, para limpeza, deve ser de três em três meses.
Carlos Dantas – Reabilitação Oral
http://www.carlosdantas.odo.br

Nenhum comentário: