1.21.2012

Ansiolíticos são as drogas controladas mais vendidas no Brasil

 ansioliticos4 Consumimos demasiados ansiolíticos

Boletim da Anvisa mostra dados de consumo no país entre 2007 e 2010.
Trio de medicamentos que lidera a lista é composto por calmantes.

Do G1, em São Paulo

Os remédios ansiolíticos, usados para controlar a ansiedade e a tensão, lideram um ranking de drogas controladas divulgado em janeiro por um serviço da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os princípios ativos clonazepam, bromazepan e alprazolam lideram a lista, que reúne dados desde 2007 até 2010. No mercado, eles são conhecidos principalmente pelos nomes Rivotril, Lexotan e Xanax. Todos são remédios da família dos benzodiazepínicos.
O número de caixas de clonazepam vendidas chegou a 10,5 milhões em 2010, mais que a soma das unidades de bromazepam (4,4 milhões) e de alprazolam (4,3 milhões) distribuídas no mesmo período.
No período de 4 anos, dados de 166 princípios ativos foram acumulados pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), serviço ligado à Anvisa que realizou o levantamento.
As três drogas estão na lista B1 de remédios controlados, que reúne as substâncias psicotrópicas -- que inferferem no sistema nervoso central e podem causar dependência química. Para que uma pessoa possa comprar estas medicações, é necessário apresentar um receituário azul, oferecido por um profissional da saúde que solicitou o direito de prescrição junto à Anvisa.
Em 2009, a quarta medicação controlada mais vendida foi a sibutramina, uma droga usada no combate à obesidade e que esteve no centro dos debates sobre o uso de emagrecedores em 2011, quando o governo restringiu o uso de inibidores de apetite no país. Atualmente, esta droga se encontra na lista B2, de substâncias psicotrópicas anorexígenas.
Levantamento
As farmácias cadastradas na Anvisa e que participam do SNGPC  totalizaram 41.032 em 2010. Dessas, 35.213 são locais que não manipulam as substâncias que vendem.
Cada estabelecimento envia arquivos ao sistema com dados sobre a venda de drogas controladas. Em 2010, em média cada farmácia ou drogaria enviou 101 arquivos ao sistema, totalizando 86.538 recebidos e aceitos por semana.
A discrepância entre os dados oferecidos e aqueles que são considerados pelo SNGPC como válidos para as estatísticas diminuiu nos últimos dois anos analisados pelo boletim. Em 2010, o índice de aceitação dos arquivos chegou a 84,7%.

Consumimos demasiados ansiolíticos

Los expertos alertan de que el consumo de ansiolíticos se ha disparado en los últimos tiempos en nuestro país. Actualmente se estima que ha llegado a aumentar en un 7% cada año, aunque parece que se ha nivelado. De todos modos los niveles son muy altos, llegando a un 15% de personas que consumen esporádicamente benzodiacepinas.
Estos ansiolíticos los consumen mayoritariamente mujeres, aunque los médicos consideran que muchos hombres recurren al alcohol como sustituto de los fármacos. Las estadísticas señalan que los principales motivos para tomar psicofármacos se encuentran esencialmente en la sociedad actual y las presiones y dificultades que existen en los ámbitos de convivencia y comunicación.

Uno de los principales problemas que genera el consumo de ansiolíticos es que su uso prolongado puede provocar importantes efectos secundarios entre los que los toman. Además, deben retirarse de manera paulatina y siguiendo pautas médicas para evitar que provoquen un síndrome de abstinencia a los pacientes.
Hay que tener en cuenta que los ansiolíticos se usan demasiado a menudo para hacer frente a trastornos contra los que no tienen efectividad, como la depresión o los problemas del sueño. Especialmente en este último caso su administración no puede superar las ocho semanas si no se quiere correr el riesgo de caer en una adicción y dependencia de difícil solución.
 Saiba ainda:
Ansiolíticos são drogas sintéticas usadas para diminuir a ansiedade e a tensão. Em pequenas doses recomendadas por médicos, não causam danos físicos ou mentais. Afetam áreas do cérebro que controlam a ansiedade e o estado de alerta relaxando os músculos.
Os ansiolíticos foram descobertos em 1950 e tiveram um crescimento entre 1960 e 1980. Nesse período, mais de 10% da população consumia ansiolíticos de maneira regular ou esporádica.
Ansiliótico é nome que se dá aos medicamentos capazes de reduzir a ansiedade e exercer um efeito calmante, com pouco ou nenhum efeito sobre as funções motoras ou mentais. O termo sedativo é sinônimo de calmante ou sedante. Um medicamento hipnótico ou sonífero deve produzir sonolência e estimular o início e a manutenção de um estado de [sono] que se assemelhe o mais possível ao estado do sono natural. Os efeitos hipnóticos envolvem uma depressão mais profunda do sistema nervoso central (SNC) do que a sedação, o que pode ser obtido com a maioria dos medicamentos sedativos, aumentando-se simplesmente a dose. A depressão gradativa dose-dependente da função do SNC constitui uma característica dos agentes sedativos-hipnóticos, na seguinte ordem: sedação, hipnose, anestesia, efeitos sobre a respiração/função cardiovascular e coma. Cada medicamento difere na relação entre a dose e o grau de depressão do SNC.
São exemplos de Ansilióticos:
Os ansiolíticos podem ser consumidos oralmente e com seringas que só são usadas em hospitais para sedar um paciente.
Uma pessoa que usa ansiolíticos por um longo período pode adquirir dependência do medicamento. Os ansiolíticos prejudicam principalmente mulheres grávidas podendo causar má formação do feto.
Atualmente com as novas regras da ANVISA sobre os medicamentos Controlados é praticamente impossível adquirir esses medicamentos sem as receitas Azul lista B emitidas pelos médicos. Deve se tomar cuidado com a grande quantidade de medicamentos falsos no mercado.
O efeito desta droga é aumentado se consumido juntamente com álcool

Nenhum comentário: