1.20.2012

OS SEGREDOS DO CHOCOLATE

Como resolver a compulsão a chocolate?

Veja dicas e vença a tentação

Por Eliane Contreras
chocolates

Aos poucos, troque o chocolate ao leite pela versão com cacau extra (acima de 70%) – tem sabor intenso
e, por isso, satisfaz com menos. Vários estudos mostram que 30 gramas por dia são suficientes também para sossegar a fome. Aposte ainda na amêndoa. “Por ter cromo, essa oleaginosa equilibra os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a compulsão por doce em geral”, diz Marcella Amar, nutricionista da Clínica Heloísa Rocha, no Rio de Janeiro. Outra estratégia é consumir proteína magra (atum light, peito de peru). “É um nutriente que estimula a produção de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar.” E isso também deixa você mais resistente ao chocolate.

Veja ainda:

Chocolate sem engordar

Várias pesquisas provaram que o cacau é um alimento extraordinário para proteger o organismo. Ainda assim, muitas mulheres vivem uma relação de amor e ódio com o chocolate, que, em excesso, prejudica a dieta. Mas, se você acertar no tipo e na quantidade, essa delícia até ajuda a emagrecer!

Por Carla Conte
Chocoleta


 

Você conhece alguma mulher que não se desmanche por chocolate? Possivelmente não. Considerado pelos antigos maias e astecas alimento dos deuses, ele reúne qualidades que o tornam irresistível. “O desejo desse doce se deve à combinação de sabor e textura – que derrete na boca – com substâncias capazes de promover sensações de bem-estar e disposição”, diz a nutricionista Fernanda Pisciolaro, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso). Boa parte desse poder de sedução vem do cacau. Matéria- prima do chocolate, essa substância libera serotonina (hormônio responsável por gerar prazer) e feniletilamina (antidepressivo natural) no organismo. Também desencadeia reações no cérebro similares àquelas que ocorrem quando estamos apaixonadas. Um estudo britânico revelou, inclusive, que o chocolate poderia ser até quatro vezes mais prazeroso que um beijo. Ok, a ciência explica os motivos pelos quais as mulheres não resistem a essa deliciosa guloseima. Mas como conciliá-la com um corpo em forma? Descubra a seguir três táticas para transformar esse desejo em realidade e, ainda, fazer com que o chocolate vire um aliado da dieta.
A dose e a hora certas
Aqui, três táticas para você se deliciar com chocolate sem engordar. Ou até emagrecer, dependendo da quantidade:
1. Acerte na dose
Uma barra pequena (de 25 a 30 gramas) é a quantidade de chocolate liberada por dia se você não tem problema com a balança. Quem quer emagrecer deve se contentar commenos. A nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso, sugere consumir uma barra pequena quatro vezes por semana ou um bombom (15 gramas, tipo Alpino) por dia. Você também pode reservar no cardápio semanal 500 calorias para a guloseima (o equivalente a 1 barra de 100 gramas) e distribui-las como preferir. Quanto mais fracionar as calorias, menor o risco de acumular quilinhos extras.
2. Escolha a melhor hora
Se o objetivo é fazer com que o chocolate facilite a perda de peso ou não engorde, deixe para consumi-lo:
• Pela manhã e, se possível, em jejum. Em uma pesquisa do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, voluntários que comeram chocolate nesse horário tiveram menos apetite e, com isso, consumiram 15% menos calorias ao longo do dia. “O poder de  diminuir a fome vem do triptofano presente no cacau”, explica a nutricionista Daniela Jobst, da Clínica Nutrijobst, em São Paulo. Esse aminoácido inibe a ação do neuropeptídeo Y, substância que estimula a fome e age especialmente na parte da manhã. Nesse horário, o chocolate tem outra vantagem: “Ele ameniza a produção matinal do cortisol, o hormônio do stress que, em excesso, faz o organismo reter líquido e acumular gordura no abdômen”, diz a nutricionista Abykeyla Tosatti, da Universidade Federal de São Paulo.
• Na sobremesa , um pedaço (pequeno, não esqueça!) também evita que o chocolate engorde. Ao contrário: por concentrar componentes (2-feniletilamina e N-aciletanolamina) que agem no cérebro bloqueando os receptores que despertam a vontade de doce, ele faz você se controlar diante de uma taça de sorvete ou de uma torta com chantili. Já os ácidos fenólicos, presentes em boa dose no cacau, atuam na produção de leptina, substância com o poder de aumentar a saciedade e a queima de calorias, segundo pesquisa da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan.
• No lanche da tarde, o segredo é combiná-lo com um iogurte ou uma taça de salada de frutas. Sozinho, o chocolate não mata a fome e você corre o risco de querer mais. Mais uma dica importante: após as 18 horas esqueça o chocolate. A maioria dos episódios de descontrole alimentar acontece no  fim da tarde e, nesse caso, fica difícil você se contentar só com um quadradinho. A exceção é para quem malha nesse horário. E, ainda assim, a recomendação é optar por um achocolatado feito com cacau batido com leite desnatado. De acordo com um estudo da Universidade de Connecticut, nos  Estados Unidos, essa combinação facilita a recuperação dos músculos se consumida após o treino.
3. Aposte no amargo
De todos os chocolates, o amargo é considerado o melhor. Ele concentra uma quantidade surpreendente de fenólicos – antioxidantes que reforçam a imunidade e protegem o coração, além de levantar o humor. Outro ponto forte é o sabor intenso, que permanece por mais tempo na boca – por isso é mais fácil você ficar satisfeita com a porção recomendada de 30 gramas. Mas, para funcionar, escolha uma barra com mais de 40% de cacau e de boa qualidade. “Para baratear o produto, muitos chocolates são acrescidos de açúcar e gordura vegetal (em vez de cacau), reduzindo drasticamente os benefícios nutricionais”, alerta Tamara Mazaracki, nutróloga ortomolecular do Rio de Janeiro. Também evite as versões com biscoitos ou crispies, que só acrescentam calorias ao doce. Ah, cuidado também com as versões dietéticas. Apesar de não ter açúcar, podem carregar mais gordura e calorias que a tradicional. E isso não é bom para quem deseja transformar o chocolate num aliado da dieta.
Com qual deles eu vou
Quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate promove à saúde e à cintura:
AMARGO
Ingredientes: de 56% a 85% de cacau + pouca manteiga de cacau + pouco açúcar
Calorias: 500*
Antioxidantes: de 250 mg a 450 mg
MEIO AMARGO
Ingredientes: de 40% a 55% de cacau + pouca manteiga de cacau + pouco açúcar
Calorias: 500*
Antioxidantes: cerca de 170 mg
AO LEITE
Ingredientes: de 20% a 39% de cacau + manteiga de cacau + açúcar + leite (e/ou leite em pó e condensado)
Calorias: 530*
Antioxidantes: cerca de 70 mg
BRANCO
Ingredientes: nada de cacau + manteiga de cacau + leite + açúcar
Calorias: 546*
Antioxidantes: inexistentes
Mais truques
Eles evitam que você exagere no chocolate:
• As bebidas quentes, como chá e café, enganam a gula. Isso significa que são boas opções para acompanhar o chocolate.
• Sobremesas lácteas à base de chocolate, como flan ou sorvete light, amansam o desejo de comer uma barra inteira. Banana-passa e barrinha de cereais com cobertura de chocolate também previnem que você vá fundo na caixa de bombom.

Cheirar chocolate mata a vontade de comê-lo?

Descubra a resposta para esse mistério

Por Eliane Contreras


Se você acha bobagem quando ouve as famosas falando isso, agora pode acreditar. “Boa parte do que
pensamos que é o gosto de um alimento na verdade é  o cheiro”, diz a nutricionista Bianca Araújo de Oliveira, de Curitiba. “O olfato é mais eficiente que o paladar para ativar os receptores do cérebro que respondem pelas emoções – como o bem-estar conferido pelo açúcar.” Quando aromas adocicados, como o de canela, anis e cravo, além do de chocolate, entram pelo nariz, é como se enganassem o cérebro, fazendo-o achar que o doce já foi ingerido e inibindo a vontade de comer mais. Por isso, Bianca dá uma ideia: ande com um pacotinho com essas especiarias à mão e inale quando bater aquela fome de doce. Você vai ver que fi ca mais fácil controlar o impulso de atacar o chocolate.

O chocolate que ajuda a emagrecer

Descubra como é possível emagrecer com a ajuda do chocolate

Por Carla Conte | 
garota comendo chocolate

Como o chocolate ajuda a emagrecer?

Desde que o homem aprendeu a contar calorias, o chocolate tem fama de fazer a gente ganhar quilinhos extras. Não é por menos: tem cerca de 500 calorias em 100 gramas, pesando no cardápio de qualquer uma de nós é bastante! Logo, quem iria imaginar que a guloseima mais amada pelas mulheres tem algum efeito emagrecedor? Isso mesmo: os cientistas descobriram que, dependendo da concentração de cacau, ele pode ajudar o ponteiro da balança a descer.


Surpresa? Nós também ficamos! Mas é fato: o tipo amargo – chocolate com maior concentração de cacau – aumenta a sensação de saciedade. A comprovação, publicada na conceituada revista científica International Journal of Obesity, veio de uma pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca. Dois grupos participaram do estudo e o que comeu chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, ficou mais saciado. Resultado: consumiu 15% menos calorias ao longo do dia em comparação ao grupo que optou pelo chocolate ao leite.


Qual é o mecanismo de ação no organismo? Astrup e seus colegas ainda não conseguiram chegar a uma conclusão. “A regulação do apetite é um sistema muito complexo”, afirma, com exclusividade para BOA FORMA, Lone Brinkmann Sorensen, da equipe de Astrup. “Mas o estudo apontou que os pacientes que comeram chocolate amargo sentiram inclusive menos vontade de comer doce”, completa.


Antes de achar que 15% não é grande coisa, vamos fazer algumas contas. Uma mulher de altura e peso medianos (1,65 metro e 58 quilos) consome cerca de 2 mil calorias diárias para manter a saúde funcionando a pleno vapor e as curvas no lugar. Assim, se reduzir o consumo em 15%, economizará 300 calorias por dia. Isso significa um almoço leve (saladinha verde, uma porção pequena de macarrão com molho de tomate e um bife rolê pequeno). E, se você fizer uma caminhada em ritmo de passeio, gastará 360 calorias em uma hora. Quer dizer: essa economia não é nada desprezível.


Também no Brasil, profissionais na área da alimentação apostam na delícia dos deuses para afinar a cintura. A nutricionista Edina Sakamoto, de Campinas, inclui na dieta de emagrecimento de suas pacientes uma pequena porção de chocolate amargo. O motivo? “Algumas substâncias do cacau, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, agem no cérebro fechando o receptores que pedem doce”, explica Edina. Você sabe: quando o desejo de açúcar diminui, fica bem mais fácil a gente controlar a balança. Só para ficar claro: é preciso optar pelo tipo amargo. E lógico, numa porção diária moderada – 30 gramas, o equivalente a uma barra pequena ou dois bombons também pequenos. É pouco para você? Pode ser, mas não vai existir nadinha de culpa!

Chocolate é bom para a saúde

Delicie-se com as descobertas científicas que revelam: o alimento protege o coração, ajuda a prevenir o diabete tipo 2, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite

Por Fábio de Oliveira | Foto Gustavo Arrais
chocolate

Por que ele faz bem para a saúde

Sua matéria-prima, o cacau, era considerada por maias e astecas o alimento dos deuses. Tamanha veneração talvez tenha se originado da dedução de que as sementes do fruto do cacaueiro escondiam diversas propriedades. Se eram realmente divinas, isso ainda carece de comprovação. No entanto, quase cinco séculos depois de os espanhóis enriquecerem o paladar europeu com um dos sabores do Novo Mundo, sobram evidências científicas de que o chocolate amargo, guloseima com um gosto peculiar justamente por ter maior teor de cacau na sua composição, promove uma série de benefícios para a nossa saúde.

Os resultados de uma das pesquisas mais recentes sobre esse chocolate confirmam que ele protege o coração. Realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, o estudo revela que seu consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial.O trabalho avaliou 44 pacientes entre 56 e 73 anos, pré-hipertensos ou no estágio inicial do problema. Durante 18 semanas parte deles consumiu 30 calorias diárias, ou 6,3 gramas de chocolate amargo, algo equivalente a um único pedaço de uma barrinha. Os demais participantes ingeriram o tipo branco.

Aqueles ínfimos 6,3 gramas da versão de gosto mais acre derrubaram a pressão que o sangue exerce sobre os vasos a máxima, ou sistólica, em 1,6 milímetros de mercúrio e a mínima, a diastólica, em 1 milímetro de mercúrio. Além disso, a prevalência da hipertensão problema que acomete cerca de 1 bilhão de pessoas no globo e é responsável por milhares de casos de infarto e derrame caiu de 86% para 68%.

A queda de cada 2 milímetros de mercúrio na medida da pressão máxima já diminui bastante o risco de morrer de AVC ou do coração, assegura o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No estudo alemão, provou-se ainda que tudo isso pode se dar sem alterações no peso e nas taxas de açúcar e gordura na circulação.

Nenhum comentário: