1.18.2012

Dieta rica em magnésio reduz risco de acidente vascular cerebral


Vegetais folhosos, cereais, grãos e feijões são as melhores fontes do nutriente


RIO - Comer alimentos ricos em magnésio, como vegetais de folhas verdes, nozes, cereais integrais e feijão reduz o risco de acidente vascular encefálico, segundo estudo internacional realizado com 250 mil pessoas. Esta pesquisa, publicada na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, liderada por Susanna Larsson, do Instituto Karolinska, na Suécia, diz respeito ao nutriente encontrado em alimentos; não em suplementos.
A equipe de Susanna analisou bancos de dados de pesquisas abrangendo os últimos 45 anos para encontrar os estudos que seguiram o quanto as pessoas consumiram de magnésio e qual a incidência de derrame nesse período. Em sete estudos publicados nos últimos 14 anos, milhares de indivíduos nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia foram acompanhados por 11,5 anos. Cerca de 6.500 deles (3%) tiveram um acidente vascular cerebral. De acordo com a investigação, a cada 100 miligramas de magnésio que uma pessoa comia por dia, o risco de um acidente vascular cerebral isquêmico, o tipo mais comum, geralmente causado por um coágulo de sangue, caiu 9%.
A ingestão média de magnésio para cidadãos americanos incluídos na análise foi de 242 miligramas por dia. Autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendam que homens e mulheres com idade acima de 31 devem consumir 420 e 320 miligramas de magnésio por dia, respectivamente. Nos estudos, os pesquisadores descartaram outros fatores, tais como história familiar. Por outro lado, os autores não sabem se outros hábitos alimentares influenciaram o resultado do estudo. Daí a necessidade de realizar novas investigações.
- Essa é uma dieta rica em frutas, legumes e grãos; com baixo teor de sódio, e alto teor de potássio e magnésio - disse Larry Goldstein, diretor do Centro de Acidente Vascular Cerebral na Universidade Duke Medical Center, em Durham, Carolina do Norte. - É a alimentação por si só, não apenas um componente individual.
 O Globo

Nenhum comentário: