2.18.2012

Cabelos femininos também precisam de cuidados médicos

Tecnologia de ponta para o diagnóstico acertado e o uso do laser são armas poderosas da Dermatologia no combate à queda capilar
Embora seja mais marcante e visível nos homens, a calvície também pode afetar as mulheres. Alopecia é o nome dado pela Medicina para o problema da queda de cabelos, que vai muito além da preocupação estética.
“A perda ou má qualidade dos fios afeta o bem estar e a autoestima das pessoas, mas, biologicamente, além da função estética, os cabelos servem para proteção do crânio contra traumatismos, frio e radiações solares”, explica a médica dermatologista Christiana Blattner.
Combater a queda de cabelos sempre foi um grande desafio na área médica, especialmente dentro da Dermatologia. Graças aos avanços tecnológicos, atualmente já se pode obter excelentes resultados, sem que seja necessário recorrer a implantes ou outros métodos mais radicais.
“Os implantes são realizados quando já se perdeu totalmente o fio e o folículo capilar do couro cabeludo já atrofiou. No consultório dermatológico, é possível iniciar o tratamento para combater a queda quando o problema começa a se manifestar, assim, agimos antes dos fios caírem totalmente, reduzindo a sua queda”, explica a médica.
O primeiro desafio é o diagnóstico preciso. “Diversos fatores podem afetar a qualidade dos fios e provocar sua queda. As causas principais vão desde estresse físico e emocional, distúrbios alimentares e nutricionais, até características genéticas, alterações metabólicas ou hormonais”.
Para detectar as causas reais da alopecia, a médica Christiana Blattner faz uma análise detalhada dos fios. “Hoje contamos com uma nova tecnologia, importada, que nos ajuda avaliar exatamente o tipo da alopecia que atinge aquele paciente”. O principal recurso do equipamento é uma câmera acoplada a um software, que registra imagens detalhadas das raízes dos fios, aumentadas em até 400 vezes. “A tecnologia é uma ferramenta de apoio ao médico, que é o profissional habilitado para avaliar, a partir das imagens geradas pelo equipamento, os melhores tratamentos para cada caso”.
Homens e mulheres podem se beneficiar dos novos tratamentos. “Normalmente, os homens sofrem mais com o problema, e, dependendo de suas características genéticas, bem precocemente. Mas as mulheres também são vítimas da queda de cabelos. A alopecia se manifesta de modo um pouco diferente, pois não vemos mulheres totalmente calvas como os homens. Nelas, o mais comum é que os cabelos comecem a crescer devagar, diminuindo em força e número, ficando mais finos e rarefeitos”, explica a dermatologista Christiana Blattner.
Especialista no uso do laser, a médica faz uso desta tecnologia como uma das ferramentas ao longo do tratamento. “O tratamento contra a alopecia normalmente é feito em várias frentes. O laser é uma delas. Ele atua diretamente nas camadas mais profundas do couro cabeludo, onde ficam os folículos capilares, alterando o ambiente em que estão as células que darão origem aos fios de cabelo, estimulando e fortalecendo o seu crescimento. Além disso, o laser abre canais para que os medicamentos sejam melhor absorvidos, aumentando a eficácia dos tratamentos. Dessa forma, conseguimos recuperar a espessura dos fios que estavam enfraquecidos, além de reduzir a queda dos cabelos e aumentar o volume capilar”, explica a médica responsável pela  Dermatolaser, clínica de dermatologia e tratamentos a laser em Campinas.
Além do laser, o arsenal para o tratamento da alopecia é vasto, com medicações via oral, como suplementos nutricionais ou tratamentos hormonais, xampus adequados para cada tipo de cabelo, loções com princípios ativos para inibir a queda e estimular o crescimento dos fios. “O tratamento será determinado individualmente, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente”, esclarece a dermatologista Christiana Blattner.
Segundo a médica, a principal dica é iniciar o tratamento o quanto antes. “A dica é a mesma para homens e mulheres: procurar o dermatologista logo que surgirem as primeiras suspeitas de queda significativa dos cabelos ou enfraquecimento dos fios. Quanto antes se inicia o tratamento, maior a chance de sucesso em menor prazo”.
Cuidados gerais com os cabelos
§  Consulte o dermatologista diante de alterações no couro cabeludo ou queda excessiva dos cabelos
§  Não tenha medo de lavar diariamente os fios. A lavagem reduz a oleosidade do couro cabeludo, que é um importante fator de queda dos cabelos Related Posts with thumbnails for bloggerblogger widgets
§  Retire o excesso de água antes de secar os cabelos, mantendo o secador a uma distância mínima de 15 cm e a uma temperatura média
§  Prefira escova de cerdas naturais e suaves
§  Use sempre produtos adequados ao seu tipo de cabelo

Nenhum comentário: