2.17.2012

Sexo na melhor idade


Vida sexual ativa para quem já passou dos 60 não só faz bem para a autoestima como é muito saudável

POR Gislandia Governo
Rio -  Quem disse que o desejo sexual diminui na ‘melhor idade’? Para quem já passou dos 60 anos, os especialistas não só aprovam a prática, como garantem: faz bem para o corpo e a alma. Não só é muito saudável, como eleva a autoestima dos mais velhos. Entre os benefícios atribuídos estão o melhor funcionamento do sistema respiratório e da circulação sanguínea, além de diminuir os riscos de uma parada cardíaca ou AVC.

“A idade não é impedimento para uma vida sexualmente ativa, mesmo com as mudanças fisiológicas que ocorrem na maturidade. Tudo funciona da mesma forma: desejo, excitação, orgasmo”, destaca o geriatra Antônio Bonfim Cardoso de Moraes.

O segredo para não perder o pique para ter uma vida sexual ativa na terceira idade é a prevenção. “Tem que praticar atividades físicas, ter uma alimentação adequada e fazer check-ups médicos periódicos”, recomenda a cardiologista Elizabete Viana de Freitas, da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio.
Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia
Problema que preocupa muitos homens, a disfunção erétil — dificuldade de ereção — pode indicar outros transtornos. “A doença cardiovascular e a disfunção erétil compartilham os fatores de risco: obesidade, diabetes, fumo, hipertensão, distúrbios do colesterol, sedentarismo. Por isso, qualquer alteração deve ser esclarecida com o médico. Já o consumo de estimulantes sexuais deve ser feito com cautela, principalmente por cardiopatas que fazem uso de vasodilatadores (nitratos).”

Sexo e felicidade

O sexo e a felicidade andam de mãos dadas na terceira idade. É a conclusão de um estudo norte-americano que ouviu 238 pessoas casadas com mais de 65 anos. Do total, 60% entre os que fazem sexo mais de uma vez por mês se consideram ‘muito felizes’.

O casal Marlene Almeida, 68, e Túlio Almeida, 66, estão casados há 41 anos. A união rendeu dois filhos e uma neta. Apesar das quatro décadas juntos, os dois afirmam que não há monotonia no sexo. “Sexo renova o casamento. Não tem relação igual a outra. Ainda somos fogo e palha: chegou perto, incendeia”

Nenhum comentário: