2.14.2012

Comer demais pode dobrar o risco de perda de memória


Estudo comparou grupos divididos pela quantidade de calorias que consumiam por dia



Pesquisa mostra que quem come demais tem maior risco de sofrer de perda de memória
Foto: Foto de arquivo

Pesquisa mostra que quem come demais tem maior risco de sofrer de perda de memória Foto de arquivo
NOVA ORLEANS, EUA — Uma nova pesquisa sugere que o consumo de entre 2100 e seis mil calorias por dia pode dobrar o risco de perda de memória, comprometimento cognitivo leve (CCL), entre pessoas com 70 anos ou mais. O estudo foi publicado nesta segunda-feira e será apresentado no 64º Encontro da Academia Americana de Neurologia em Nova Orleans em abril desde ano. CCL é o estágio entre perda de memória normal que vem com a idade e a doença de Alzheimer.
— Observamos um padrão de dose-resposta, que significa simplesmente que quanto maior a quantidade de calorias consumidas por dia, maior o risco de CCL — disse o autor do estudo Yonas Geda, da Clínica Mayo em Scottsdale, Arizona, e membro da Academia Americana de Neurologia.
O estudo envolveu 1.233 pessoas com idades entre 70 e 89 anos e sem problemas de demência, residentes em Olmsted County, Minnesota. Destes, 163 tiveram CCL. Os participantes relataram a quantidade de calorias que comeram ou beberam em um questionário alimentar e foram divididos em três grupos iguais com base em seu consumo calórico diário. Um terço dos participantes consumiam entre 600 e 1.526 calorias por dia, um terço entre 1526 e 2143 e um terço consumiam entre 2.143 e 6.000 calorias por dia.
As probabilidades de ter CCL mais do que duplicou para as pessoas do grupo de mais calorias em comparação com as do grupo menos calórico. Os resultados foram os mesmos após o ajuste do histórico de diabetes, acidente vascular cerebral, nível de educação e outros fatores que podem afetar o risco de perda de memória. Não houve diferença significativa no risco para o grupo do meio.
— Cortar calorias e comer alimentos que compõem uma dieta saudável pode ser uma maneira mais simples de evitar a perda de memória à medida em que envelhecemos

O Globo

Nenhum comentário: