Eu bebo sim: estudo comprovou que estudantes embriagados apresentaram melhor desempenho em questões que pediam mais imaginação na sua resolução
Isso é possível porque elas são “trigêmeas”.
Provavelmente, você teria respondido a essas duas perguntas com muito mais velocidade se estivesse bêbado ou com sono. Pelo menos, é o que dizem dois estudos realizados por pesquisadores dos Estados Unidos. Segundo eles, dormir e consumir bebidas alcoólicas pode deixar as pessoas mais inspiradas e criativas.
A informação foi divulgada pela revista Wired. A primeira pesquisa, realizado por cientistas da Universidade de Illinois, em Chicago, comparou o desempenho dos estudantes em questões parecidas com a exibida acima, que exigem mais imaginação e um pensamento “fora da caixa” para a sua resolução.
Os especialistas embebedaram parte dos voluntários e compararam seus resultados com os de alunos sóbrios. Por incrível que pareça, o resultado mostrou que os voluntários que haviam bebido resolveram as questões em menos tempo. Segundo os pesquisadores, eles mostraram 30% a mais de chances de encontrar a solução para as perguntas do que os estudantes sóbrios.
Já o outro estudo, este realizado na Universidade de Albion, em Michigan, entrevistou mais de 400 alunos da instituição sobre seus hábitos e descobriu os períodos do dia em que eles se sentiam mais ativos. Como esperado pelos especialistas, a maioria dos universitários preferia estudar e fazer outras tarefas à noite, quando estavam mais despertos.
Os voluntários da pesquisa foram testados durante a manhã e a noite, com questões analíticas e outras mais criativas
Os resultados mostraram que quando os estudantes foram testados durante a parte do dia em que sentiam mais solonentos, seu desempenho nas questões criativas foi muito melhor do que quando estavam atentos. Segundo os especialistas, a performance dos voluntários nessas perguntas aumentava em quase 50% quando estavam com sono. Enquanto isso, o desempenho dos alunos nos problemas analíticos de álgebra praticamente não foi afetado pelo horário em que realizaram a prova.
Esses resultados mostram os benefícios de não estar concentrado. O uso do álcool e o sono tornam mais difícil ignorar associações remotas feitas pelo cérebro e pensamentos que logo seriam considerados improváveis quando se está atento ou sóbrio. Moral da história: se quiser ser criativo, beba ou fique com sono. Será?
Nenhum comentário:
Postar um comentário