3.07.2012

FBI prende cinco hackers ligados a subgrupo do Anonymous

Imagem de "Sabu" publicada no site da Fox News
Imagem de "Sabu" publicada no site da Fox News
O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, conseguiu nesta terça-feira (6) dar um duro golpe nos hackers do grupo Anonymous. Cinco pessoas – duas no Reino Unido, duas na Irlanda e uma nos Estados Unidos – foram presas acusadas de ter tomado parte nos ataques do grupo contra empresas como a HBGary, Sony, Fox, Infragard Members Alliance e PBS, além da principal agência de Inteligência dos Estados Unidos, a CIA. Mais que as prisões, o FBI pode ter conseguido afetar moralmente o Anonymous e seus subgrupos.
Os membros do grupo são conhecidos por seu grande temor de serem identificados. Isso se manifesta até nas relações virtuais com outros hackers, o que às vezes dificulta a coordenação de ações. E, desta vez, membros do Anonymous foram presos graças a informações passadas pelo líder do grupo, Hector Xavier Monsegur, conhecido no mundo hacker como “Sabu”. O site americano Politico conta os detalhes:
Monsegur teria ajudado a orquestrar operações
de hackers em sua casa em Nova York.
Ele teria começado a trabalhar com o FBI
 na investigação deste grupo hacker depois de
assumir sua culpa em acusações de crimes
virtuais feitas contra ele em agosto.
Ele é acusado de conspiração para ‘hackear’,
de hackear computadores e conspiração para
cometer fraudes em aparelhos eletrônicos.
Cada acusação tem pena máxima de dez anos.
O FBI não informa, mas é muito provável que Monsegur tenha ajudado os federais em troca de um acordo para reduzir suas penas ou mesmo para se livrar delas. De acordo com a Fox News, que publicou a reportagem sobre as prisões em primeira mão, Sabu, que tem 28 anos e dois filhos, foi preso pela primeira vez em 7 junho. A rede americana informa que Sabu foi preso porque, em apenas uma das vezes que entrou na internet usando seu codinome, esqueceu de bloquear seu endereço de IP (o endereço virtual de cada computador). O jornal britânico The Guardian afirma que o FBI teve ajuda de hackers rivais de Sabu, como um homem conhecido como “The Jester” e que seria um ex-militar dos EUA.
As cinco pessoas presas na ação desta terça são os britânicos Ryan Ackroyd (“Kayla”), 23 anos, de Doncaster, e Jake Davis (“Topiary”), de 29 anos, of Shetland Islands; os irlandeses Darren Martyn (“Pwnsauce”), de 25 anos, de Galway, e Donncha O’Cearrbhail (“Palladium”), de 19 anos, de Birr; e Jeremy Hammond (“Anarchaos”), de 27 anos, de Chicago. Os quatro primeiros se identificavam como membros do LulzSec, um subgrupo do Anonymous formado no início de 2011 e que passou a fazer grandes ataques. Hammond era membro do AntiSec, outro subgrupo.

Nenhum comentário: