3.10.2012

O carnaval acabou mas fica o Alerta

RISCOS DA PINTURA CORPORAL

Riscos da pintura corporal
Pintar o corpo para o Carnaval? Conheça os cuidados que devem ser
tomados para essa babaquice

Em épocas festivas como o Carnaval, há quem prefira pintar o corpo a usar fantasias ou abadás. Afinal, se sentir como a Globeleza é o sonho de algumas mulheres. Mas, essa prática, por mais chamativa e bonita que seja, pode trazer alguns riscos à saúde, principalmente durante o verão. Para evitar problemas mais sérios, é preciso tomar alguns cuidados.
De acordo com Valdecira Flaubert Jassus, médica dermatologista do Centro Dermatológico Pele & Cia, os cuidados devem começar 48 horas antes da aplicação da tinta. “As pinturas na pele devem ser testadas antes no antebraço e, de preferência, ser feita com tintas atóxicas e hipoalergenicas. E no banho, utilizar sempre o sabonete adequado para cada tipo de pele ou, na dúvida, o de glicerina neutro”, alerta.

Quem for pular nos blocos e atrás dos trios elétricos precisa ter um cuidado especial nas áreas mais sensíveis, como a pálpebra, mucosa labial, a face de uma forma geral e áreas de dobra. Outro cuidado essencial é com os raios solares. Estes podem causar um aumento no risco de alergia ou de fototoxidade (acúmulo de substâncias que sensibilizadas pela luz causam irritação na pele).

O uso do protetor solar com fps (fator de proteção solar) e ppd é muito importante. “O fps protege contra os raios uvb, que são responsáveis pelo eritema solar, vermelhidão e câncer de pele. O ppd protege contra os raios uva, responsáveis pelo envelhecimento da pele e também pelo câncer de pele. O ppd ideal deve ter pelo menos um terço do valor do fps”, explica Valdecira.

Tatuagem de hena também exige atenção. Para quem acredita que ela é inofensiva, a especialista explica que os casos de alergia a esse tipo de produto aumentaram, principalmente em crianças, pois a hena contém algumas substâncias alergênicas.

Nenhum comentário: