3.07.2012

ENVELHECENDO COM DIGNIDADE

Envelhecer com Dignidade: você consegue?


Você é daquelas (ou daqueles) que compra todo creme novo que promete milagrosamente remover as rugas do seu rosto? Ou já está planejando, ou realizando, aplicações de botox pra manter tudo up? Ou economizando dinheiro pra fazer aquela recauchutada (mama-barriga-quadril)? Bem, estou segura que você não está sozinha (o) nessa empreitada, mas gostaria de conversar hoje sobre a arte de envelhecer com dignidade (não que o citado acima retire a dignidade… depende de você). Estou inspirada para falar sobre esse assunto por dois motivos: primeiro porque vivemos em uma sociedade obcecada por jovialidade e totalmente sem noção no quesito envelhecimento (o que faz com que Ana Maria Braga, Hebe, Marisa (Lula) e Vera Fisher pareçam a mesma pessoa). Segundo, porque passei alguns dias com minha mãe e fiquei mega orgulhosa de ver como ela está envelhecendo com tranquilidade e inteligência.
Comecemos pela realidade da situação: envelhecer é fato, não tem como fugir. Saiu da barriga da mãe, respirou, já está envelhecendo!!! O processo de morte das células e de “desaceleração” das atividades do corpo que nos “mantém jovem” é inegável, principalmente se você passou dos 30, como eu. Então, porque tentar negar, bloquear ou remediar algo que vem de dentro da gente? E mais! Caro leitor (a), sejamos honestos: de nada adianta se entupir de cremes se você fuma, bebe, come fritura, carne, doces (esse eu como vai, ui ui…), não se exercita e, principalmente, passa o dia xingando terceiros ou reclamando da vida!
Se você quer retardar o envelhecimento, te passo a receita mais quente do momento (e comprovada por vários cientistas): alimente-se muuuito bem, faça atividade física diariamente e, acima de tudo, esteja de bem com a vida! Estresse é o pior fator de envelhecimento e para esse não existe creminho não!!! Toda vez que você xinga alguém, reclama da vida ou tem pensamentos negativos, seu corpo libera hormônios que aceleram o envelhecimento! Então tá combinado: começou o drama, pare na hora e pense nas rugas filha (o)!!! Funciona que é uma beleza!
E procure atividades que retardem o envelhecimento! Claro que vou fazer a propaganda básica da meditação e yoga né! Um dos professores de yoga mais famosos do mundo é o brasileiro Dharma Mittra. Ele tem 73 anos e vou te falar que o que ele faz com o corpo eu estou longe de fazer viu! Yoga e meditação provocam o efeito contrário do estresse no corpo, ou seja, liberam hormônios que combatem o estresse e o envelhecimento! Melhoram a circulação, a capacidade cardíaca, a elasticidade dos músculos e da pele. São uma benção, como gosto de falar.
Encerrando com minha mãe. Perto dos seus 62 anos, ela tem mais energia do que eu tenho, um corpo super em forma e uma luz interna e externa que poucas vezes vi em mulheres da idade dela. Por que? Por vários motivos: ela se alimenta muito bem (come, em media, 3 tipos de frutas e vegetais diariamente), se exercita constantemente (pilates e caminhada), e está de bem com a vida! É claro que ela também usa os creminhos mágicos (by the way, eu também uso viu!), mas seu contentamento interno é que faz o efeito. Nunca a vi reclamando que está ficando velha, saudosa do seu corpo nos velhos tempos, exagerando na maquiagem ou bijuteria pra parecer mais nova, ou nada do tipo. Ela segue íntegra, digna, sabendo que sua beleza existe em cada fase da vida. É um exemplo de vida e um orgulho muito grande pra mim! Observe sua relação com o tema envelhecimento. Questione a necessidade de seguir as regras e valores de uma sociedade de consumo vazia. E faça do seu envelhecimento seu maior presente, pois não existe nada como o efeito calmante da maturidade! Beijo no coração e Namastê!

Chegamos ao século XXI e com ele muitos desafios, muitas e boas surpresas notadamente no que se refere aos avanços científicos e tecnológicos.
Com ele chega também a idade, o envelhecimento, mas que já podemos enfrentá-lo sem muito sofrimento; o que não deixa de ser uma bênção e também um privilégio. Para que a Terceira Idade seja um tempo prazeroso é preciso estar cercada de cuidados.
O século XXI já nasceu caracterizado como século da beleza em face as múltiplas fórmulas mágicas de incentivo ao rejuvenescimento. Já existem pessoas que vivem pensando em nunca envelhecer, porque há um propagandismo em torno da juventude eterna.
Envelhecer com dignidade é estar cheio de vigor, manter-se radiante, com a mente enriquecida de idéias, demonstrar suas experiências e segurança de suas ações. A velhice chega para todos, mas não é um martírio. É um bem da vida; é ver sua família crescer; é apreciá-la; mesmo envelhecendo não se pode perder o interesse por ela.
O envelhecimento saudável não deixa o idoso descambar para a senilidade, abraçar doenças e invalidez. O organismo não deve aposentar, mas estar ativo, sem se entregar ao desânimo. Os músculos, cérebro e glândulas em pleno funcionamento, mantendo atividades contínuas físicas e mentais. Atividades permanentes prontificam o organismo, proporcionando um estado de alerta. O idoso não é um galho seco, inútil, mas pode continuar produzindo frutos viçosos. Existem muitas espécies de frutos nessa fase de vida, na área de relacionamentos, grandes desempenhos profissionais e especialmente no campo das artes. Já dissemos em outros textos nossos que muitas pessoas da Terceira Idade, com o evento da aposentadoria, vieram exercer atividades artísticas de grandes destaques. Como exemplos práticos podemos citar as áreas da literatura, artes plásticas, música, artesanato, etc, que dignificam sua participação na sociedade. É um novo estágio de vida pessoal e também profissional. É certo que nem todos irão envelhecer. Muitas pessoas estão partindo para o além ainda jovem, por várias circunstâncias, mas os que chegarem lá, poderão alcançar os objetivos abandonados enquanto resolviam outras tarefas ou atividades de exigências da vida. Agora é um tempo oportuno para dar uma nova chance a si mesmo. Acreditando cada um pode recomeçar as esperanças de fazer aquilo que gostaria e que até então não fora possível.
É um novo momento de motivação e consequentemente de satisfação.
Mas o que seria envelhecimento?
– O envelhecimento é um processo de deterioração do organismo. Geralmente definido por fatores externos da aparência dos indivíduos expostos a diversas circunstâncias e/ou fatores como a alimentação, intensidade de exposição aos raios solares, uso de medicamentos e vícios, os quais podem danificar o organismo prejudicando a saúde. Esses fatores variam de pessoa para pessoa, de acordo com seus hábitos e estilo de vida.
O envelhecimento é um caminho natural da vida, em que se continua descobrindo o sentido da vida, tendo compromissos e ligação com seus comportamentos, mantendo o otimismo, pois a vida só vale a pena quando há sonhos para serem realizados.
O envelhecer acontece gradativamente todos os dias, cuja ação é percebida pelo corpo físico, através de características identificadoras das limitações sobre os quais pouco se pode fazer para reverter a situação, se não acontecerem as prevenções necessárias. Muitos ainda perseguem idéias e atitudes para encontrar meios para manter alguns sinais de juventude. Entre eles estão as plásticas. Contudo, por mais que os especialistas tentem, sabe-se que o organismo tem um tempo finito de existência. É importantíssimo que pelo menos deveria se importar com a capacidade mental, descobrindo a maneira de viver de forma melhor.
Seria de capital importância que cada indivíduo aproveitasse o intervalo entre o nascimento e a morte, vivendo bem, não permitindo que as mentes envelhecessem, ou que pelo menos isso fosse retardado, usando os meios que a ciência disponibiliza. É sabido que muitos educadores teem o cuidado de alertarem aos jovens sobre as graves consequências do envelhecimento precoce que chega alterando a ordem das coisas. Mas eles quase sempre não dão importância, porque estão preocupados sim apenas com o momento presente.
Como poderíamos diagnosticar se a mente está envelhecendo? É bom se esclareça que o envelhecimento mental não tem nada a ver com a idade cronológica. Vejamos alguns sinais:
· Achar que sabe das coisas e não considerar o valor do novo;
· Rejeitar as inovações tecnológicas;
· Repetir sempre o chavão “no meu tempo”;
· Se irritar com as maneiras de comportamentos dos “mais novos”;
· Não buscar uma melhora, por achar que não vai conseguir;
· Guardar ressentimentos de pessoas e fatos do passado;
· O idoso tem frutos que aumentam o seu crédito, entre eles está a experiência, mas acontece algo: Todo ser humano deseja manter seu status, suas posses e ser sempre aceito. Quando ele percebe que esses desejos já não estão sendo alcançados, surge a ansiedade e consequentemente o estresse. O controle do estresse depende consideravelmente do quanto cada um conhece a si mesmo, sua potencialidade, sua força e seus limites.

O melhor antídoto de todas as dificuldades é manter a mente em renovação, derrubando as barreiras ao novo, estar disposto ainda aos aprendizados e aos desafios do mundo moderno.
O bem estar espiritual é algo de grande importância para uma vida salutar que envolve não só o aspecto religioso, mas também o ajudar a outras pessoas, que é também é uma fonte de prazer.
Viver é uma arte. E é bem possível que nessa nova fase de vida muitos podem somar a essa arte as experiências de trabalhos criativos no campo das artes relacionamentos estáveis com significado. Os bons relacionamentos são atitudes dóceis que transmitem bem estar, de modo que os outros teem prazer de estarem em companhia. Por outro lado é doloroso dizer que muitas pessoas já estão no final da existência e não aprenderam a viver. Mostram-se amargas, ranzinzas, murmuradoras. Fica-se com elas por uma obrigação familiar, obrigação social, mas nunca por prazer.
Como pode isso acontecer?
– Pelo fato de serem pessoas radicalizadas, fechadas, presas a conceitos e preconceitos errôneos. A não aceitação de mudanças e aberturas complica o estilo e a qualidade de vida.
A arte bem como todos os recursos culturais são opções e poderosas ferramentas para o desenvolvimento e conquista da qualidade de vida do idoso. Ele pode embelezar o mundo e o mural da história com as marcas de sua sabedoria e continua sendo responsável por sua geração. Enquanto cada um de nós estiver neste tabernáculo (nosso corpo físico), temos que estar atuando de alguma forma cumprindo a nossa missão terrena. Tudo que somos e temos devemos ao Criador. Portanto, é importante também que tenhamos uma motivação de louvor contínuo como diz o salmista: “Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca”- Salmo 34: 1.
Veja alguns aspectos a considerar deste contexto de envelhecer com dignidade:
1 – Aconteceu algum sofrimento? – Com certeza houve um aprendizado;
2 – Chorou muito? – Você, através das lágrimas, fez uma limpeza da alma;
3 – Ficou com raiva de alguém? - É porque houve um propósito de perdão;
4 – Está sozinho? – Talvez você tenha afastado as pessoas;
5 – Você acha que tudo está perdido? – É o início da sua melhora ou restauração de tudo.
Ao reiniciar sua nova vida pense no que é luz, pense em encontrar prazer no que você faz. Existe tanta gente esperando apenas um sorriso para acontecer uma aproximação. Mudar o visual, fazer algum curso, aprender a pintar, desenhar, dominar o computador. Para a Terceira Idade não existe nada melhor do que as atividades com a informática. A reciprocidade virtual é algo encantador! Observe os desafios que a vida oferece. Existem muitas coisas esperando para serem descobertas e uma vez alcançadas geram satisfação e alegria. É possível ser feliz mesmo enfrentando problemas.
A Bíblia diz: “O coração alegre aformoseia o rosto”.
Que lindo!
A tristeza, a insatisfação fazem qualquer pessoa ficar feia, porque perde o poder de expressão, a vibração de viver.
Quando o mau humor surge nas pessoas, atinge o organismo e até a boca fica amarga e passa a falar o que não convém. Por isso é que muitas pessoas idosas vivem insatisfeitas, se tornam murmuradoras e agressivas. Talvez não tenham aprendido disciplinar suas emoções. É oportuno enfrentar os desafios. Fazer uma faxina mental e emocional, para se libertar dos ressentimentos, mágoas, melindres que impedem a felicidade reinar. Todo sentimento de inferioridade deve ser eliminado e vestir a camisa de valorização. Você deve procurar um lugar calmo e fazer uma prece a Deus. Se ame muito. Respeite a si mesmo. Respeite aos outros. Tenha responsabilidade por suas ações. Compartilhe seu conhecimento. Eis uma maneira de alcançar a imortalidade!
É preciso que nessa jornada de envelhecimento os idosos reconheçam e agradeçam terem alcançado uma Grande vitória – O Estatuto do Idoso, uma norma jurídica que consagra necessários privilégios a quem alcançou a superior idade. Ele veio para nos ensinar a maneira correta de cuidar de nossos velhos. É algo muito importante, mas sua verdadeira implantação ainda está a desejar.
Quanto mais dedicarmos nossa vida a alguma coisa ou tarefa, com o objetivo de servir, mais felizes e mais realizados seremos e consequentemente, mais dignos nos sentiremos. Isto porque a criatividade é a maior fonte de sentido pessoal. O sentido da vida pode ser aumentado quando levamos em consideração alguns pontos importantes:
§ Revisão de tudo que tem acontecido na vida. Ao fazer isso, descobre-se que é possível reduzir o medo, a insegurança, a ansiedade, bem como se aprende a lidar com o emocional;
§ Vida de compromisso como valor social e moral;
§ Cultivar o otimismo. Esse aspecto está muito ligado à questão de saúde. A vida é mais vivida quando temos sonhos a realizar, tarefas a serem cumpridas, novas alegrias para serem gozadas. A vida é um prazer, não esporadicamente, mas de forma permanente; dando e recebendo, ajudando e sendo ajudados, contemplando a natureza, admirando tudo que é belo, como o marulhar das águas, a exuberância da vegetação, o cantar dos pássaros, etc.
§ A crença é outro ponto importante como fator de ajuda. Ela leva as pessoas a entender o significado da vida, sofrimento e morte. Quando temos uma crença, temos esperança futura. Cada manhã é um novo dia com novas motivações.
Concluindo, precisamos destacar os seguintes objetivos específicos da Terceira Idade. Ela caminha para o envelhecimento e precisa de:
§ Envolvimento e interesse com aquilo que está à nossa volta;
§ desenvolver o prazer e a valorização dos alimentos como se valoriza os remédios;
§ aceitar oportunidades de entretenimento no meio da própria convivência compartilhando experiências vividas;
§ aceitar as mudanças naturais desta nova etapa de vida;
§ participar de atividades fora da rotina, tais como atividades físicas, passeios, excursões, integrando socialmente;

A busca de qualidade de vida e o conseqüente envelhecimento com dignidade teem características permanentes, são próprios da Terceira Idade, cujo campo de investigação aponta não para respostas únicas, mas, sobretudo produz reflexões múltiplas, responsáveis e éticas de todos nós. Envelhecer é uma bênção, desde que seja com qualidade. Nem todos chegam a este patamar, inteiros, conscientes e livres para usufruírem de suas conquistas. Muitos ficam no caminho por consequências de condutas errôneas. Já não existem tantos sonhos e expectativas. Agora é a vivência verdadeira e consciente de que o fim se aproxima, mas se a vida foi construída em bom alicerce, ela não deixa de ter, cada dia, seu alvorecer e suas cores nos fazem sorrir e viver sem os lamentos do ENVELHECER.
Maria Loussa

Nenhum comentário: