3.07.2012

Transmissão de jogos não pode ser monopólio da Globo

Sem direito dos Jogos de Londres, a Rede globo diz que cobertura será como no Pan de Gladalajara no México


Hoje na Folha O diretor-geral de Jornalismo e Esporte da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, disse durante a festa de lançamento da nova grade de programação da emissora, segunda à noite, que nos próximos dias definirá o tamanho da cobertura da Olimpíada de Londres, entre julho e agosto deste ano. "Vamos cobrir assim como cobrimos o Pan, mas não tenho detalhes", afirmou.
Vice-presidente editorial das Organizações Globo, João Roberto Marinho também comentou sobre o assunto transmissão, que agora é exclusivo da TV Record. "A gente lamenta, mas teremos a seguinte. E espero que as outras", falou.

SEM DESTAQUE
A concorrente paulista também foi a dona sozinha dos direitos dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro do ano passado, quando a Globo fez uma cobertura de apenas 30 segundos e sem imagens do evento no seu "Jornal Nacional".
A emissora do Rio se recusou a pedir imagens da competição à Record para ilustrar suas reportagens, que eram feitas do lado de fora da Vila Olímpica.
A Globo estava credenciada no Pan como ENR, que designa as emissoras que não têm direitos de transmissão. Podia circular pelo centro de imprensa, mas não podia filmar ou registrar o áudio de nada.
Porém, em seguida, no menos midiático Parapan, a Globo exibiu até imagens da cerimônia de abertura. Procurada na época pela Folha, a emissora declarou que, diferentemente do Pan-Americano, os direitos de transmissão do Parapan não eram exclusivos, e que há mais de uma década acompanhava os atletas da delegação brasileira.



Cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos no estádio Omnilife, em Guadalajara
Cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos no estádio Omnilife, em Guadalajara

Nenhum comentário: