5.30.2012

FIOCRUZ FAZ ANIVERSÁRIO HOMENAGEANDO OS SEUS SERVIDORES COM MAIS DE 35 ANOS DE CASA

Somos do tamanho de nossos sonhos (Fernando Pessoa)




Os trabalhadores de Farmanguinhos Antonio Celso da Costa Brandão, José Barbosa Ferreira Filho e Marcos Antonio Ribeiro João foram homenageados no evento em comemoração aos 112 anos da Fiocruz, que destacou os servidores com mais de 35 anos de trabalho prestados à instituição e que continuam na ativa. Todos foram agraciados com uma placa - gravada com a frase “Somos do tamanho dos nossos sonhos”, do poeta Fernando Pessoa –, durante cerimônia realizada na última sexta-feira (25/5), às 19h, na Praça Pasteur.


O presidente da Fundação, Paulo Gadelha, dedicou aos homenageados uma frase do ex-presidente da Fiocruz Luiz Fernando Ferrera, que, em suas crônicas e relatos, diz: “é bom envelhecer em Manguinhos”. “Quando estamos dizendo envelhecer, estamos nos referindo àquilo que tem de positivo nesse processo, aquilo que carrega sabedoria, a herança deixada por seu trabalho, por sua dedicação, a construção de amizades e de linhas de trabalho nessa instituição”, explicou Gadelha.

DEPOIMENTO EMOCIONADO DO ANTONIO CELSO  BRANDÃO:


“A minha história se confunde com à da Fiocruz. Foi uma simbiose perfeita. Tudo o que eu fiz e faço é com muito amor e carinho a essa instituição. Eu me sinto muito recompensado com essa homenagem. Fiquei emocionado e não contive as lágrimas. No momento, passou um filme na minha cabeça. Lembrei de como participei dos momentos importantes e de como a Fiocruz também ajudou no meu desenvolvimento como ser humano. A Fiocruz representa muito na minha vida. Tenho orgulho de ser Fiocruz. A Fiocruz é minha vida, é a minha história”, disse Brandão.


Para Brandão, que ingressou em Farmanguinhos há 37 anos para produzir medicamento público para CEME, a sua história na Fiocruz se confunde com a sua história de vida. Ele fez parte da equipe que fundou o INCQS, se especializou na França em Tecnologia Farmacêutica, pela Universidade de Lile em 1984; integrou o grupo que desenvolveu os primeiros medicamentos antiretroviais do programa DST / AIDS, em que a FIOCRUZ passou a ser o Laboratório de referência mundial de combate a epidemia; e foi responsável pela área produtiva do Projeto Farmácia Verde com a criação de 23 farmácias em todo Brasil.


No final dos anos 90 e inicio dos anos 2000, Brandão foi convidado para atuar na implantação da ANVISA. Cedido pela Fiocruz, participou do Projeto dos Medicamentos  Genéricos realizando inspeções internacionais, Coordenou na Anvisa o setor de  Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF- RJ). Quando retornou à Fiocruz, em 2005,  organizou e gerenciou a Qualidade no Complexo Tecnológico de Medicamentos em Farmanguinhos. Em 2009 ajudou a eleger o atual diretor Hayne Felipe e finalmente  integra a diretoria executiva de Farmanguinhos (Assessoria de Projetos Especiais).


 

Confira o evento:


alt
PRESIDENTE  DA FIOCRUZ  ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DOS112 ANOS DA FIOCRUZ

altANTONIO CELSO BRANDÃO E JORGE BERMUDEZ (HOMENAGEADOS COM MAIS DE 35 ANOS DE FIOCRUZ)

alt ANTONIO CELSO BRANDÃO, PAULO GADELHA E MARCOS JOÃO

altHAYNE E JORGE BERMUDEZ

alt           MARCOS JOÃO, HAYNE E ANTONIO CELSO BRANDÃO

alt                      SHOW  DA MARTINALHA 

Fotos: Edson da Silva

Matéria da Fiocruz:
 

Fiocruz completa 112 anos e apresenta publicação sobre o futuro da saúde no Brasil


Foto: Fiocruz
Órgão vinculado ao Ministério da Saúde e com papel central no Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completará 112 anos nesta sexta-feira (25/5). Nas vésperas da Conferência Rio+20, a Fiocruz lançou o documento A saúde na Rio+20: desenvolvimento sustentável, ambiente e saúde. Com isso, a Fundação busca preencher uma importante lacuna na agenda da Rio+20, já que o chamado Esboço Zero, a primeira versão do documento “O futuro que queremos”, não faz menção à saúde.
Essa capacidade de pensar o Brasil de hoje e refletir sobre o país que teremos amanhã também gerou o livro Saúde no Brasil em 2030 – diretrizes para prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro, que será lançado nas comemorações dos 112 anos.
A Fiocruz tem uma atuação diversificada: estudos clínicos, epidemiológicos e em ciências biológicas, humanas e sociais; formação de recursos humanos; prestação de serviços hospitalares, ambulatoriais e de vigilância sanitária; e fabricação de medicamentos, vacinas e outros insumos estratégicos, além dos subsídios às políticas públicas. A multiplicidade de ações é marca registrada da Fundação, cujas iniciativas incluem estudos avançados sobre micro-organismos causadores de doenças sob a perspectiva da genômica e da proteômica; pesquisas com células-tronco; fortalecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano; participação no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas; análises sobre violência; estratégias para inclusão social das populações desfavorecidas; e projetos de promoção da saúde do trabalhador, entre outros.
Programação – Amanhã as comemorações do aniversário da Fiocruz começam às 9h, no auditório do Museu da Vida, com o lançamento do livro Saúde no Brasil em 2030 – Diretrizes para prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro, da Editora Fiocruz. “Os textos resultantes dessa iniciativa especulam sobre a probabilidade de futuros para a saúde em 2030, com referência ao ano de 2022, quando se comemora o bicentenário da Independência do Brasil”, conta o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
Às 10h30, no Pavilhão de Cursos, acontece a comemoração do aniversário no Instituto Oswaldo Cruz, com palestra do professor emérito da Universidade de Brasília e membro da Academia Brasileira de Ciências, Isaac Roitman, intitulada Do prêmio Roitman ao núcleo do futuro: impressões sobre para onde caminha a ciência no Brasil, além do lançamento do livro Uma escola para a ciência e saúde: 111 anos de ensino no Instituto Oswaldo Cruz e da inauguração da Plataformas de Primatas Não-Humanos e da Plataforma de Microscopia Eletrônica Rudolf Bart.
Às 12h, no Museu da Vida, ocorre a abertura da exposição Nós do Mundo, que trata da relação entre os seres humanos e o planeta e integra as atividades promovidas pela Fundação durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Às 12h30, há o lançamento do livro A medicina no Brasil Imperial: clima, parasitas e patologia tropical, da Editora Fiocruz, além do relançamento da obra Biologia, Manejo e medicina de primatas não humanos na pesquisa biomédica, da mesma casa editorial.
Às 13h, na Praça Pasteur, acontece a homenagem aos 30 anos do projeto Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informação sobre Saúde), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), além do lançamento do novo portal Fiocruz e o inventário do arquivo de Carlos Chagas Filho. Às 13h30, o Coral Fiocruz apresenta seu repertório na Praça Pasteur e, a seguir, acontece a celebração propriamente dita do aniversário da Fiocruz, com direito a bolo para os trabalhadores da instituição. Às 14h30, a Praça Pasteur serve de palco para o show Prata da Casa. Como o nome sugere, a apresentação musical fica por conta de uma trabalhadora da Fundação: Denise Studart, do Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz, mostra sua vertente artística.
Às 15h, é hora de dar a largada na corrida Fiocruz Saudável. Depois da cerimônia de premiação dos vencedores, às 18h, o momento é de homenagear mais de cem trabalhadores ativos com mais de 35 anos de Fiocruz com destaque especial para o servidor ANTONIO CELSO DA COSTA BRANDÃO (37 anos)  Encerrando os dois dias de celebração, às 19h, acontece o show de aniversário da Fundação, com a cantora Mart’nália.
Fonte: Fiocruz

3 comentários:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Consideração,respeito e reconhecimento são muito importantes nesta fase da minha vida profissional.
Beijo a todos que estão lendo esta postagem
Antonio Celso Brandão

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Orgulho de ser Fiocruz.
Orgulho de ser Farmanguinhos.

Nós podemos com certeza dizer estas duas frases sem medo de errar.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Decepção de um amigo é triste. Mas é vida que segue.