5.30.2012

PERDA AUDITIVA PODE SER INDOLOR E REQUER ATENÇÃO


Perda auditiva pode ser indolor e requer atenção
A perda auditiva pode ser leve, moderada ou severa. Saiba mais!

A perda auditiva é um problema cada vez mais sério na sociedade atual. Afinal, não é difícil encontrar pessoas na rua ouvindo música, cada vez mais alto, sem se dar conta que está perdendo, aos poucos, a sua audição. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que houve um aumento de 15% de surdez entre a população mundial. De acordo com a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, há três tipos de perda auditiva: a leve, moderada e severa.
A especialista explica que a perda auditiva é classificada como leve quando o ouvido não é capaz de detectar sons abaixo de 40 decibéis e há dificuldade de compreender a fala humana. Na perda moderada, os sons abaixo de 70 decibéis não são ouvidos e há a necessidade de um aparelho ou prótese auditiva. Já na severa, o indivíduo não é capaz de ouvir ruídos abaixo de 90 decibéis - som um pouco abaixo do barulho de um aspirador de pó.
Segundo Rita de Cássia, o aparelho auditivo nem sempre é suficiente para resolver o problema, sendo necessário o uso de linguagem gestual em alguns casos. "O grau mais elevado de perda auditiva é classificado como profundo, quando o indivíduo só consegue ouvir ruídos acima de 90 decibéis. Para se ter uma ideia, o barulho de uma turbina de avião atinge 100 decibéis. Técnicas de leitura labial e gestos são usados para a comunicação", aponta.
A perda de audição pode ser causada por fatores como aspectos genéticos, causas congênitas, doenças infecciosas – entre elas rubéola, caxumba, sarampo e otite -, uso de medicamentos tóxicos ao ouvido e traumas acústicos. "Há ainda a perda auditiva ocupacional, devido ao ambiente de trabalho ruidoso e a ausência de equipamentos de segurança que protegem os ouvidos, e o envelhecimento", esclarece.
Na maioria dos casos a deficiência auditiva é gradual e indolor, impedindo o diagnóstico precoce, já que a perda ocorre tão lentamente que o indivíduo nem percebe. Por isso é importante ficar atento aos sinais que denunciam o problema de audição.
"Dificuldade para ouvir fontes de som que estão longe, como em uma reunião de trabalho, e compreender a fala indicam que a saúde auditiva não está 100%. Além disso, o paciente desenvolve formas para ouvir melhor, como pedir a repetição do discurso, aumentar o volume de equipamentos de som ou direcionar a cabeça para os sons", ressalta.
Quando houver a suspeita de perda auditiva é fundamental procurar um otorrinolaringologista que irá solicitar exames que verificam o nível da perda e detecta o comprometimento da audição. A audiometria é uma das avaliações mais comuns. É um exame seguro e indolor.

Som alto prejudica a saúde

Fogos de artifício: tome cuidado com eles

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez: saiba como ter uma boa audiaçã

Nenhum comentário: