6.02.2012

CÚRCUMA - ACAFRÃO-DA-TERRA

  1. Imagens de Curcuma

  2. A cúrcuma vale ouro - Matéria completa | BOA FORMA

    boaforma.abril.com.br/dieta/...da.../curcuma-vale-ouro-587114.shtml
    A curcuma, também conhecido como acafrão da terra, ajuda a emagrecer, deixa a pele bonita, protege o fígado e previne o câncer. Coloque o condimento na ...
  3. come-se: É hora de colher a cúrcuma

    1 jul. 2009 – Muita gente confunde cúrcuma com o açafrão, a especiaria rara que colore e dá sabor à paella. A cúrcuma também confere sabor e dá cor, ...
  4. Cúrcuma erva com ação cicatrizante, antisséptica e antialergênica

    Cúrcuma tem ação cicatrizante, antisséptica e antialergênica (uso externo). Indicada para combater sinusite e colesterol.
  5. Cúrcuma - Planta medicinal contra inflamação

    Como cúrcuma é usada na fitoterapia como planta medicinal. Na medicina tradicional chinesa a cúrcuma (Curcuma longa) tem sido usada para ajudar na ...

  6. Estudo revela propriedades da cúrcuma contra o ... - G1 - Globo.com

    28 out. 2009 – A curcumina, um corante natural oriundo da cúrcuma, tem capacidade de matar as células cancerígenas, segundo um estudo divulgado nesta ...
  7. Curcuma - Curcuma longa | Planta Medicinal

    17 abr. 2010 – Benefícios e propriedades da planta medicinal Curcuma - Curcuma longa, fonte natural de curcumina e também chamada de Açafrão-da-Índia ...
  8. Aromas e Sabores: Cúrcuma - especiaria do mês de janeiro 2012

    www.aromasesabores.com/.../curcuma-especiaria-do-mes-de-janiero....
    10 jan. 2012 – A cúrcuma pode ser encontrada fresca, seca inteira ou em pó como ... A cúrcuma fresca é muito comum em algumas cidades do interior e é ...
  9. Curcuma: medicinal, spice and of other potential use plant - SciELO

    de AB Cecilio Filho - 2000 - Artigos relacionados
    A cúrcuma (Curcuma longa L.), espécie originária do sudeste asiático, é considerada uma preciosa especiaria. Com a proibição do uso de pigmentos sintéticos ...
  10. Curcuma - Receitas CyberCook

    cybercook.terra.com.br/receita/curcuma.html?palavra=curcuma
    Curcuma - Receitas CyberCook. ... Veja também 135 receitas de "curcuma" encontradas no Cook Club! Classificar por: Ordem natural, Receitas com avaliação ...


O açafrão-da-terra (Curcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). Dela se obtém uma especiaria homónima que é o principal componente do tempero do caril (prato culinário) à indiana (ou curry). Sua característica principal é atuar como digestivo e ativador da função hepática.
Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.


Açafrão da terra ou Cúrcuma é uma raiz nativa da Índia. Da mesma família do gengibre, o açafrão possui uma cor amarela tem sabor levemente apimentado e é um dos ingredientes do famoso Curry.

Rico em propriedades medicinais cada vez mais vem sendo explorado e vem apresentando resultados incríveis para saúde!

É ótimo para a pele, protege o fígado, atua contra o câncer, ajuda na digestão das proteínas e regula o metabolismo. Esses benefícios têm a ver com o poder anti-iflamatório e antioxidante da curcumina, pigmento que dá cor amarelo-ouro ao açafrão!

Alguns dos benefícios já identificados:

-É usado no tratamento para a depressão, esclerose múltipla e doença de Alzheimer.

-Impede constipações, melhora a digestão, combate doenças do estômago e ajuda a melhorar a flora intestinal.

-Previne e reduz diversos cânceres

-Purifica o sangue, combate doenças como varizes e do coração.

-É um alimento termogênico. Ao aumentar a termogênese (calor do corpo), promove a queima de gordura auxiliando no emagrecimento.

- Faz proteção da pele pelo alto poder antioxidante!

Guarde num vidro e use 1colher de café por dia.

Pode utilizar no arroz , na sopa, no molho da salada ou diretamente sobre a comida. É melhor não aquecer! Coloque sempre no final das preparações!


FONTE: Debora Sorgi, nutricionista

Propriedades

É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (raiz), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.

Usos na culinária

Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.
A palavra cúrcuma tem seu primeiro registro no século XVI, oriunda do latim terra meritare, ou "mérito da terra" (de acordo com o livro Plantas de A-Z, de Paula Negraes, editado por BEI Comunicações)

Diccionario de botanica brasileira

O Diccionario de botanica brasileira refere-se à cúrcuma desta forma:
Planta da Índia, de raiz bolbosa, esse bolbo grande, oblongo palmado, de cor alaranjado no interior; folhas longas, flores brancas com mesclas amareladas.

Bibliografia

  • Joaquim de Almeida Pinto. Diccionario de botanica brasileira. 1873

Curcuma - Benefícios para a Saúde


A cúrcuma (Curcuma longa), especiaria de cor amarela brilhante do arco-íris, é um medicamento potente que tem sido muito utilizado na Índia e nos sistemas de medicina chinesa como um agente anti-inflamatório para tratar uma variedade de condições, incluindo flatulência, icterícia, dificuldades menstruais, urina com sangue, hemorragia, dor de dente, contusões, dores no peito e cólicas.Um poderoso, contudo seguro anti-inflamatório
A fração de óleo volátil da cúrcuma demonstrou atividade anti-inflamatória significativa numa variedade de modelos experimentais. Ainda mais potente do que o seu óleo essencial é o pigmento amarelo ou laranja de açafrão, chamado de curcumina. Pensa-se que a curcumina seja o principal agente farmacológico do açafrão.

Em numerosos estudos, os efeitos inflamatórios anti-curcumina mostraram ser comparáveis às drogas potentes como a hidrocortisona e fenilbutazona, bem como os inflamatórios, tais como agentes anti Motrin. Ao contrário das drogas, que são associadas a efeitos tóxicos significativos (formação de úlcera, diminuiu contagem de células brancas do sangue, sangramento intestinal), a curcumina não produz toxicidade.

Um tratamento eficaz para a doença inflamatória intestinal

Pesquisas recentes sugerem que e curcumina pode fornecer a baixo custo, boa tolerância e eficaz tratamento para a doença inflamatória intestinal (DII), como o Crohn e a colite ulcerosa.

Ajuda em casos de fibrose cística

A curcumina, um dos principais constituintes da cúrcuma que dá o tempero de cor amarela, pode corrigir a expressão mais comum do defeito genético que é responsável pela fibrose cística.

A fibrose cística, uma doença fatal que ataca os pulmões através de um muco espesso, causando infecções que provocam risco de vida, atinge cerca de 30 mil crianças americanas e adultos jovens, que raramente sobrevivem além dos 30 anos de idade. O muco também danifica o pâncreas, interferindo com a habilidade do corpo para digerir e absorver nutrientes.

Prevenção do Cancro

A acção antioxidante da curcumina habilita-o para proteger as células do cólon de radicais livres que podem danificar o DNA celular, um benefício significativo, em especial no cólon. Devido à sua replicação, frequentes mutações no DNA das células do cólon podem resultar na formação de células cancerosas muito mais rapidamente.

A curcumina também ajuda o organismo a destruir células cancerosas mutantes, impedindo que estas se espalhem através do corpo e causem mais danos. A principal forma de a curcumina fazer isso é através do reforço da função hepática. Além disso, outros mecanismos sugeridos que possam proteger contra o desenvolvimento do cancer, incluem a inibição da síntese de uma proteína que se pensa ser instrumental na formação do tumor e impedindo o desenvolvimento de suprimento sanguíneo adicional necessário para o crescimento da célula cancerosa.

Inibe o crescimento de células cancerosas e metástases

Estudos epidemiológicos têm ligado o uso frequente de açafrão para baixar as taxas de câncer de mama, próstata, pulmão e cólon; experiências de laboratório demonstraram que a curcumina pode impedir a formação de tumores, e pesquisas realizadas sugerem que mesmo quando o câncer de mama já está presente , a curcumina pode ajudar a diminuir a propagação das células cancerosas da mama para o pulmão devido aos camundongos.

Cúrcuma ajuda a combater o Câncer de Próstata

O câncer de próstata, a segunda principal causa de morte por câncer em homens americanos, com 500.000 novos casos a surgirem a cada ano, é uma ocorrência rara entre os homens na Índia, cujo baixo risco é atribuído a uma dieta rica em vegetais da família Brassica e o tempero de caril e de açafrão.

Reduzir o risco de leucemia infantil

Uma pesquisa apresentada numa conferência recente sobre a leucemia infantil, realizada em Londres, prova que comer alimentos condimentados com açafrão pode reduzir o risco de desenvolver leucemia infantil. A incidência deste câncer tem aumentado dramaticamente durante o século XX, principalmente em crianças menores de cinco anos, entre as quais o risco aumentou cerca de 50% desde 1950. Factores ambientais recentes e o estilo de vida têm uma responsabilidade acrescida neste aumento.
A leucemia infantil é muito mais baixa na Ásia do que nos países ocidentais, o que pode ser explicado devido às diferenças nos tipos de dieta, uma dos quais, o uso frequente de curcumina.

Proteção Cardiovascular

A curcumina pode ser capaz de evitar a oxidação do colesterol no organismo. Visto que o colesterol oxidado é o que danifica os vasos de sangue e se acumula nas placas levando à ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais, esta evita a oxidação do colesterol novo, ajudando a reduzir a progressão da aterosclerose e as doença de coração dos diabeticos.

Além disso, a cúrcuma é uma boa fonte de vitamina B6, necessária para impedir que os níveis de homocisteína fiquem muito altos. Homocisteína, um produto intermediário de um importante processo celular chamado metilação, é directamente prejudicial para as paredes dos vasos sanguíneos.

Possuir altos níveis de homocisteína é considerado um factor de risco nos danos dos vasos sanguíneos, placa aterosclerótica, doença cardíaca, enquanto uma alta ingestão de vitamina B6 está associada a um risco reduzido de doenças cardíacas.


A curcuma pode ajudar a prevenir Alzheimer

Pesquisas realizadas fornecem estudos sobre os mecanismos por trás dos efeitos protectores da curcumina contra a doença de Alzheimer .
Focados na doença de Alzheimer, verifica-se que quando um fragmento de proteína chamada amilóide, se acumula nas células do cérebro, produz um stress oxidativo e uma inflamação e formação de placas entre as células nervosas (neurônios) no cérebro que interrompe o funcionamento do mesmo.

Cúrcuma ajuda os pacientes de Alzheimer

O ingrediente mais ativo na raíz da curcuma aumenta a atividade do sistema imunológico em pacientes com Alzheimer, ajudando-os a limpar as placas de beta amilóide, características da doença.
Em indivíduos saudáveis, as células imunes chamadas macrófagos, trazem e destroem células anormais e patógenos, de forma eficiente, com o beta amilóide. Mas a actividade dos macrófagos é suprimida em pacientes de Alzheimer.

Nenhum comentário: