5.29.2012

Voce fica muitas horas em frente ao computador?


Voce fica  muitas horas em frente ao computador?Exercícios para evitar problemas na coluna


Exercícios para a Coluna

As dores na coluna são frequentes entre a maioria dos trabalhadores. Aproximadamente 80% da população mundial sofre com esse problema. Quais são os principais motivos que causam esse problema?
Algumas causas mais frequentes para o problema são a má postura, a falta de alongamento, o estresse e as várias horas na mesma posição, principalmente em frente ao computador. Entre as mulheres, as dores na coluna podem ser resultado do calçado utilizado diariamente. Eles precisam ser confortáveis, com saltos largos entre dois a cinco centímetros. Os sapatos muito baixos diminuem a absorção de impacto, já os altos e com salto fino dão instabilidade e acabam forçando a coluna.
Exercícios para evitar problemas na coluna

 O que fazer para evitar as dores na coluna?

Cuidados diários com a postura são fundamentais. Tanto as pessoas quanto as empresas precisam ter a consciência desses cuidados para melhorar o dia-a-dia dos brasileiros. Além de alongamentos, o ajuste ergonômico dos postos de trabalho é muito importante. Cadeira e computador ajustados na posição correta evitam que os funcionários fiquem curvados, por exemplo.
Em relação aos sapatos utilizados com frequência, é preciso que eles sejam confortáveis, com saltos largos entre dois a cinco centímetros. Os sapatos muito baixos diminuem a absorção de impacto, já os altos e com salto fino dão instabilidade e acabam forçando a coluna.
Nos afazeres domésticos também é necessário prestar atenção na coluna. Ao pegar algo do chão ou erguer peso é importante flexionar os joelhos. Outra dica é evitar fazer a mesma atividade durante muito tempo. Muitas pessoas deixam para passar roupas em um único dia da semana e fica nesta atividade durante horas, o que acaba sobrecarregando o corpo. O ideal é dividir os afazeres para não gerar estresse físico.

Quais os exercícios mais indicados?

Alongamentos

 Alongamentos associados a qualquer outro exercício (ginástica em geral, musculação, esportes, corrida) gera alívio de estresse e ganho de força e condicionamento.

Além de ginástica laboral, há algum tratamento que pode ser feito com frequência em quem já apresenta um quadro mais agravado?
Para quem sofre com dores nas costas constantemente alguns tratamentos, além da ginástica laboral, são indicados:

RPG

Método fisioterapêutico de avaliação e tratamento das disfunções posturais e dos movimentos através de oito posturas globais. Procura não apenas tratar o sintoma, mas buscar a sua causa. Baseia-se em trabalho corporal ativo, onde as posturas praticadas terão um papel de tração em todas as cadeias musculares. A RPG proporciona um tratamento personalizado, individual, ativo e progressivo, já que cada paciente reage de maneira diferente a um problema.

Acupuntura

O tratamento é realizado através da estimulação de pontos específicos espalhados pelo corpo nos canais de energia. Ao serem estimulados, eles produzem efeitos analgésicos, relaxantes e anti-inflamatórios.

Osteopatia

Relativamente nova, a técnica tem se mostrado eficiente nos ajustes posturais e articulares. Trata-se de uma ciência em que o terapeuta procura fazer com que o corpo do paciente desenvolva equilíbrio e funcionalidade.

Fisioterapia

 É voltada ao entendimento da estrutura mecânica do corpo. A fisioterapia previne e trata distúrbios de biomecânica e funcionalidade humana em qualquer idade, decorrente de alterações de órgãos e sistemas humanos. Estuda ainda os efeitos benéficos que os recursos físicos e naturais possuem sobre o organismo das pessoas, para que sejam aproveitados da melhor forma.

Fonte:
  • Claudia Wanderck 
por Alex Ferreira 

Ultimamente venho sentindo muitas dores dirmá postura do meu braço enquanto estou usando o mouse. Fui atrás de alguns exercícios e alongamentos que poderiam me ajudar a diminuir os danos causados, e vou repassar os alongamentos para vocês, pois creio que isso não seja um problema apenas meu, visto que muitas pessoas ficam com a postura errada em frente ao computador.
Vale ressaltar que são apenas dicas, e não irá substituir uma consulta com um fisioterapeuta ou algum outro especialista no assunto, pois o alongamento apenas ameniza o problema, ou seja, ele não resolve. E se você quebrar uma costela enquanto se alonga, não nos responsabilizamos por ela. Smiley de boca aberta Vamos lá!

Mãos e punhos

1. Estique um de seus braços com a palma da mão virada para frente e puxe os dedos para cima.
57510
2. Repita o processo, mas com a palma da mão virada para baixo.
67174
3. Entrelace seus dedos como na figura e gire os punhos para os dois lados.
90603


Ombros

1. Estique seu braço contra o peito e puxe-o utilizando o outro braço, como indicado na figura.
57510
2. Coloque o braço dobrado por trás da cabeça, puxando para baixo com a outra mão.
31681
3. Gire os ombros normalmente em movimentos circulares para finalizar a série.

Pescoço

1. Puxe seu pescoço com a ajuda da mão para a direita e para a esquerda, permanecendo na posição por alguns segundos.
2. Com as duas mãos na parte de trás da cabeça, leve-a para baixo, alongando a parte de trás da região.
88309
3. Coloque um de seus braços por trás das costas, puxando-o para o mesmo lado que inclinar a cabeça. Repita o exercício para o outro lado.
48040
4. Gire o pescoço em movimentos circulares para os dois lados.

Costas

1. Cruze as pernas e desça com as mãos esticadas em direção ao chão. Repita o movimento com a outra perna na frente.
88728
2. Sentado, abra as pernas e tente encostas as palmas das mãos no chão, como indicado na figura.
51233

Pernas

1. Puxe o joelho de encontro ao peito e segure por alguns segundos.
63440
2. Coloque as pernas cruzadas, inclinando o tronco à frente.
54657
3. Em pé, apóie-se em algum objeto fixo e estique uma das pernas para trás, forçando o alongamento da panturrilha.
36431
4. Dobre uma das pernas, puxando-a pela ponta do pé e mantendo a posição durante alguns segundos.
Bom, é isso… Como eu disse no inicio do post, o alongamento apenas ameniza as dores, e você continuará sofrendo enquanto não tiver uma postura correta em frente ao PC. Outra coisa que pode ajudar é fazer exercícios com frequência (uma caminhada, corrida…), o que ajuda todo o corpo. Abraços, até a próxima! Smiley mostrando a língua
    1 / 6

Nenhum comentário: