7.26.2012

AQUECIMENTO: FUNDAMENTAL PARA EVITAR LESÕES EM DIAS FRIOS

faixa_fitness.png
Aquecimento: fundamental para evitar lesões em dias frios
Conheça motivos suficientes para não esquecer do aquecimento em dias frios

Quem malha corretamente sabe da importância de se aquecer antes do treino. O aquecimento mantém o bom rendimento na prática de exercícios. No entanto, ainda há quem o dispense, seja por falta de tempo ou, simplesmente, por preguiça. E isso é péssimo para o corpo, pois com a chegada do frio o risco de lesões musculares aumenta. Nessa época, toda a musculatura demora um tempo maior para atingir uma temperatura ideal para o exercício.
Segundo o educador físico Frederico Reis, da Academia Malhação, de Belo Horizonte, “o ideal é complementar o alongamento convencional, que resulta no estiramento dos músculos, com alongamentos balísticos (movimentos mais simples com pouca intensidade), com o qual você obtém uma maior vascularização da musculatura, trabalhada com movimentos de soltura e balanceamento dos membros”.
Um bom exemplo é o simples ato de elevar e descer os joelhos, já é possível aumentar a frequência cardíaca e aquecer os membros inferiores. “É algo parecido com o aquecimento feito pelos jogadores de futebol, quando eles fazem uma ‘corridinha’ no mesmo lugar ou repetem movimentos jogando as pernas para o alto", ressalta o educador físico.
Esteira e bicicleta
O aquecimento também pode ser feito em aparelhos que estimulam o treino aeróbico, como a esteira e a bicicleta. No entanto, o professor chama a atenção para a velocidade usada nesses aparelhos, que deve começar em um ritmo mais lento e ser acelerado progressivamente. Ainda de acordo com ele, uma série de exercícios feitos com elásticos complementa esse aquecimento especial para os dias mais frios.
"O aquecimento oferece vantagens para a prática de atividades físicas, pois pode evitar contraturas ou desconforto muscular, principalmente em regiões como panturrilha, músculos posteriores de coxa e costas, regiões que correm maior risco durante um treino", explica o educador físico.
 faixa_fitness.png

O SEGREDO É SE ESTICAR

O segredo é se esticar
Personal fala sobre a importância de se alongar antes de partir para os exercícios.

Quando você resolve praticar exercícios físicos, sempre acha que vai se inscrever em uma aula e partir para o ataque. Mas, este pode ser um grande erro. Antes de se exercitar é preciso estar com os músculos prontos e aquecidos, para evitar lesões e câimbras. É o alongamento que propicia o estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento. O resultado é uma flexibilidade maior do músculo e da amplitude dos movimentos das articulações.

“Músculos bem alongados são essenciais para o bom funcionamento do corpo, proporcionando mais agilidade e elasticidade, além de prevenir as lesões”, ressalta o personal trainner Xande Negão. Ele explica que estes exercícios são fundamentais para o aquecimento e relaxamento dos músculos e devem ser feitos antes e depois de atividades físicas ou em outros momentos do dia, principalmente quando se trabalha muito tempo em pé ou sentado.

Este cuidado não se restringe aos mais velhos. O personal ressalta que: “Até mesmo para estudantes o alongamento é importante, pois ao ajudar a respiração e facilitar a circulação sanguínea, o raciocínio aumenta”. O segredo do alongamento bem feito é respeitar sempre os seus limites e focar nas atividades que pretende fazer. Quando for malhar o braço, por exemplo, o melhor é aumentar os movimentos que alonguem este músculo.

“Não é necessário habilidades ou uma condição específica para se alongar. E mesmo que a pessoa tenha algum problema, como dores na coluna, é recomendado fazer, mas com menos intensidade. A respiração também é um fator essencial. É ela que dá ritmo ao exercício e deve ser lenta e profunda para aumentar o relaxamento muscular”, assegura.

Xande também sugere o acompanhamento de um profissional qualificado para aprender a execução correta dos movimentos. “Deve-se alongar o músculo até sentir uma certa tensão, segurar de 30 a 40 segundos e relaxar”, ensina. O personal acrescenta que não se deve forçar os movimentos, pois isso pode causar lesões nos tendões e nos músculos.

E, neste caso, a pressa é inimiga da perfeição. A flexibilidade é adquirida aos poucos e não de uma hora para outra. “Quando as fibras musculares não são alongadas elas encurtam, aumentando o risco de problemas nos ossos e nos músculos. Isso vale tanto para quem é sedentário quanto para quem pratica musculação e outras atividades físicas”, conclui.

Nenhum comentário: