7.27.2012

Meditação para combater a solidão

Prática também ajuda a aumentar a imunidade, segundo estudo da Carnegie Mellon University, nos EUA. Conheça algumas técnicas usadas pelos pesquisadores



Foto: Guilherme Pinto/ Agência O Globo
        Também com esse visual ai de cima não tem solidão que dure muito  
        
RIO - Pesquisadores da Carnegie Mellon University, nos EUA, descobriram que técnicas da meditação mente alerta são úteis para diminuir os sentimentos de isolamento e ajudam a combater a solidão, responsável por aumentar as chances de doenças cardíacas e Alzheimer, entre outras. A prática de 2.500 anos consiste em focar a consciência no momento presente e, segundo o estudo, publicado na revista ‘Brain, Behavior & Immunity’, também ajuda a diminuir inflamações e aumentar a imunidade.
— Sempre dizemos às pessoas para parar de fumar por razões de saúde mas raramente pensamos na solidão da mesma maneira — disse o coordenador do estudo J. David Creswell ao jornal ‘Daily Mail’.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 40 adultos saudáveis, entre 55 e 85 anos, que manifestaram interesse em aprender as técnicas desse tipo de meditação. Cada pessoa foi consultada no início e no fim do estudo para preencher uma escala de solidão. Amostras de sangue também foram coletadas.
Os participantes foram escolhidos aleatoriamente para receber um programa de oito semanas de meditação para redução de estresse ou nenhum tratamento. Pelo programa, os pacientes faziam duas horas semanais de aulas de consciência corporal, respiração e aprendiam a entender como aplicar isso no dia a dia. Eles também praticavam as técnicas de meditação durante 30 minutos por dia em casa.
Os pesquisadores constataram que o treinamento de oito semanas ajudou a diminuir a solidão dos participantes. Já os exames de sangue revelaram uma redução nos genes causadores de inflamações. Para o co-autor do estudo, Steven Cole, da UCLA, os resultados mostram que o sistema imunológico pode ser modulado por intervenções psicológicas.
Exercícios: três minutos de meditação
Consciência: traga a mente para o presente. Adote uma postura confortável, feche os olhos e traga a mente para o momento presente. Concentre-se no seu corpo, no lugar onde está sentado, pense em cada vértebra da sua coluna. Agora, pense no que está sentindo, pensando e nas sensações corporais que surgem. Tome consciência deste momento, mesmo que não seja agradável.
Reunião: Agora, direcione sua consciência para a respiração, seguindo cada inspiração e expiração, se necessário diga a si mesmo ‘estou inspirando’, ‘estou expirando’. A respiração funciona como uma âncora do presente momento para manter a consciência e a permanência.
Expansão: Agora, expanda a consciência para todo o dorpo, imagine-se respirando com o corpo todo, incluindo a postura e a expressão facial. Quando estiver pronto, abra os olhos e retome seu dia.
Fonte: Camden and Islington NHS Foundation Trust

Nenhum comentário: