7.27.2012

Queridinhos da mamãe

Pesquisas mostram que ordem de nascimento influência personalidade de crianças; os mais velhos em geral são mais bem sucedidos e os caçulas, mais radicais




Filhos mais velhos em geral são mais bem sucedidos, segundo estudos
Foto: Arquivo

Filhos mais velhos em geral são mais bem sucedidos, segundo estudos Arquivo
RIO - Nos últimos 125 anos, muitos estudos documentaram diferenças de personalidade determinadas pela ordem do nascimento. Um deles mostra que os pais encorajam os mais velhos a seguir carreiras tradicionais como Direito, mas têm uma postura muito mais relaxada em relação aos mais novos. Dos 23 astronautas que foram ao espaço, 21 eram filhos mais velhos. Uma pesquisa de 2007 com executivos das maiores empresas americanas mostrou que 43% deles eram filhos mais velhos, 33% eram do meio e 23%, caçulas. Já os pais de filhos únicos são mais superprotetores, como era de se esperar.
Se os mais velhos são mais bem sucedidos, oa mais novos costumam ser mais radicais: um estudo envolvendo 67 filhos mais velhos e 99 temporões descobriu que os mais novos em geral gostam mais de se aventurar em esportes radicais. Outro estudo os aponta como mais sentimentais e os mais velhos, como mais perfeccionistas.
Em outro estudo sobre relacionamento entre irmãos, os pesquisadores sugerem que mais velhor funcionam como mentores e por isso mais novos sentem necessidade de serem mais competitivos e são mais confiantes para transpor obstáculos porque já viram seus irmãos enfrentarem as mesmas dificuldades.

Nenhum comentário: