Rio -  O laboratório francês Sanofi SA anunciou ontem que deve lançar mundialmente em 2015 uma vacina contra os quatro tipos virais da dengue. A fórmula é um passo inédito na indústria científica para controle da doença, que só este ano matou 34 pessoas no Estado do Rio e contaminou outras 120 mil na capital.
Vacina contra os quatro vírus de dengue cria esperança para países como o México, que enfrenta epidemia | Foto: AFP
Vacina contra os quatro vírus de dengue cria esperança para países como o México, que enfrenta epidemia | Foto: AFP
Nos testes clínicos em humanos, a vacina gerou resistência imunológica nos pacientes contra os quatro tipos do vírus da doença transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Mas, em uma segunda fase de testagem na Tailândia, a vacina só mostrou eficácia final contra três deles.
De acordo com um comunicado emitido pelo Sanofi, a resistência do quarto vírus pode ter relação com o perfil dos pacientes tailandeses. O público atendido foi de crianças que viviam sob um surto de dengue.
O epidemiologista Edmilson Migoswki alegou que a resistência do quarto tipo de vírus à vacina pode ter ocorrido porque o organismo das crianças imunizadas não teve tempo suficiente para se proteger: “É preciso um intervalo de tempo após a vacinação para obter imunidade. Por conta do surto da doença, alguns jovens foram contaminados rápido demais antes de gerar resposta imunológica da vacina”, disse ele.
O laboratório Sanofi realiza agora a terceira fase de testes em dez países da América Latina. É uma corrida contra o tempo. No México, as autoridades iniciaram nesta semana ações de prevenção ao mosquito, que já gera uma epidemia no país.