Inglaterra -  A judoca brasileira Sarah Menezes venceu a romena Alina Dumitru e garantiu a primeira medalha de Ouro para o Brasil na Olímpiada de Londres, na categoria peso ligeiro. Além da importância para os atuais jogos, essa foi a primeira medalha de Ouro que o Judô feminino brasileiro conquistou na história dos Jogos Olímpicos.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Sarah derrotou a romena Alina Dumitru na final | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Sarah Menezes chegou a Londres como uma das favoritas, após ser considerada a terceira melhor do mundo em sua categoria. Na luta final contra a campeão olímpica de 2008 em Londres, desde o início da luta, a brasileira se mostrou mais ativa. Rapidamente, o árbitro penalizou a romena com uma advertência. Faltando pouco menos de 50 segundos para o fima da luta, a brasileira obteve um yoko e nos segundos finais conseguiu um wazari confirmando a vitória.
Após a vitória, a brasileira se mostrava batante emocionada a comentar o seu feito inédito nos Jogos Olímpicos de Londres.
''Estou muito feliz mesmo, muito contente. Só não estou mais porque nem todos da minha família vieram. A sensação que eu to sentindo é de leveza. O fundamental foi a minha cabeça, minha confiança, se eu nao tivesse essas duas coisas não conseguiria. Tive que manter uma tranquilidade muito grande, raça e vontade de ganhar. No início não imaginava,mas depois de Pequim já buscava chegar ao podio olimpico.'', afirmou.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Sarah Menezes recebe medalha no Podium | Foto: André Mourão / Agência O Dia
A campanha de Sarah em Londres:
No primeiro combate, derrotou a vietnamita Ngoc Tu Van com dois yukos. Nas oitavas de final, passou pela francesa Laetitia Payet com um yuko. Nas quartas, venceu a chinesa Shugen Wu por yuko. E, na semifinal, superou a belga Charline Van Snick, quarta do ranking mundial.
Esta foi a segunda medalha do Brasil em Londres e a segunda do Judô. Mais cedo, Felipe Kitadai garantiu o Bronze na mesma categoria só que no Masculino.