8.01.2012

Aparelho bucal é eficaz no tratamento de cefaléias tensionais



Dispositivo diminui a tensão muscular facial, prevenindo as dores de cabeça tensionais e seus sintomas.

De acordo com o departamento de Cefaléia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o número de brasileiros que sofrem com dores de cabeça é superior a 30 milhões. Acredita-se que pelo menos 93% da população tenha pelo menos um episódio de dor de cabeça durante a vida, sendo que 31% deveria procurar tratamento médico por causa das crises. Mais de 200 tipos diferentes de dores de cabeça já foram descritos, sendo que os mais comuns são as enxaquecas, as tensionais e as crônicas diárias. As mulheres são as mais afetadas - 76% tem, no mínimo, um episódio no mês, contra 57% dos homens.

O ortodontista e ortopedista Gerson Köhler, da Köhler Ortofacial, explica que a Odontologia, mais especificamente a Ortodontia e a Ortopedia Facial, pode contribuir no tratamento das dores de cabeça tensionais e de alguns tipos de enxaqueca. "A intervenção desta especialidade é indicada em casos em que os músculos mastigatórios atuam de maneira exagerada, impedindo o relaxamento da musculatura que circunda o crânio, principalmente os músculos temporais. O tensionamento constante acaba gerando as dores de cabeça", esclarece.

A tensão exagerada da musculatura mastigatória chega a ser 14 vezes mais intensa do que quando os músculos funcionam normalmente. A cefaleia tensional é caraterizada por dor de intensidade leve ou moderada, sensação de pressão ou aperto em toda a cabeça, com duração de algumas horas ou até vários dias. "O estresse é considerado a principal causa do problema, já que ele gera o apertamento dos dentes e a tensão em excesso dos músculos localizados na face", aponta Gerson, especialista em distúrbios do sono.

O avanço da tecnologia e dos estudos científicos permitiu a criação de um aparelho bucal que contribui de maneira eficaz para o tratamento das dores de cabeça tensionais. O médico neurologista Andrew Blumenfeld e o odontologista James Boyd, ambos americanos, foram os responsáveis pela criação do dispositivo e pela pesquisa que revelou a sua potencialidade. "O estudo é muito respeitado e foi publicado em diversas revistas científicas altamente conceituadas. O aparelho, denominado NTI-TSS (Nociceptive Trigeminal Inhibition - Tension

Supression System), é encaixado nos dentes frontais e deve ser usado somente para dormir", observa.

Diferentemente das tradicionais placas de relaxamento, o dispositivo possui mínima invasibilidade. O aparelho é aprovado pela entidade americana Food and Drug Administration (FDA), equivalente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, e tem resultados comprovados. "A tensão involuntária da musculatura é reduzida, prevenindo as cefaléias matinais, diurnas e noturnas. O dispositivo para supressão de tensão neuromuscular (NTI-TSS) ainda diminui a sensibilidade e o desgaste dos dentes, a tensão dos músculos faciais, os desconfortos na musculatura do pescoço e as dores na região da mandíbula e das ATMs", ressalta.

Os estudos científicos sobre o uso dispositivo supressor de tensão neuromuscular (NTI-TSS) revelaram que o aparelho tem a capacidade de reduzir significativamente os sintomas e os episódios enxaquecosos de aversão à luz e sons intensos e diminuir a necessidade de medicação analgésica. "É importante frisar que, mesmo com ótimos resultados, o dispositivo não é indicado para solucionar todos os tipos de cefaléias ou enxaquecas. O seu uso é liberado para a prevenção de dores de cabeça tensionais, alguns tipos de enxaquecas e em casos de distúrbios nas articulações temporomandibulares, mais conhecidas como ATMs", alerta.

O tratamento deve ser interdisciplinar e contar com a participação de um médico neurologista, que irá fazer o diagnóstico preciso do paciente e descartar outras hipóteses de cefaléias, e por um ortodontista/ortopedista facial especializado nesta área, que irá prescrever o uso do aparelho e acompanhar o paciente. "O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida e eliminar as dores de cabeça causadas pelo excesso de tensão muscular. O indivíduo deve seguir rigorosamente todas as orientações para obter resultados satisfatórios",

Doutor Gerson Köhler

Nenhum comentário: