Chiclete reduziu dores de pacientes que colocaram aparelho | Foto: Reprodução Internet
Chiclete reduziu dores de pacientes que colocaram aparelho | Foto: Reprodução Internet
Para testar os efeitos da goma de mascar no alívio da dor durante tratamentos ortodônticos, os pesquisadores levaram em consideração uma série de períodos após a ativação ortodôntica: 2 horas, 6 horas, 24 horas e 7 dias.
A pesquisa concluiu que, após os períodos correspondentes a 24 horas e 7 dias, os pacientes que usaram goma de mascar logo em seguida ao ajuste dos aparelhos e de oito em oito horas, enquanto sentissem dor, perceberam uma melhora no sintoma.
Os especialistas já especulam que o uso da goma pode funcionar como um substituto adequado ao ibuprofeno, analgésico geralmente recomendado em casos de dores durante a mastigação.

“Normalmente, a solução adotada por muitos é o uso de analgésicos para alívio da dor após as consultas, o que muitas vezes pode ser desvantajoso pelos efeitos colaterais do medicamento, ou ainda, pela chance de tornar a movimentação dentária mais lenta”, explica o Dr. Julio Pedra e Cal Neto, professor de ortodontia da Universidade Federal Fluminense.
Ele afirma que “tais resultados são no mínimo inusitados, já que muitos têm a ideia preconcebida de que o uso de chicletes é contra indicado durante o tratamento ortodôntico”.