1.09.2013

RAZÕES PARA COMER AVEIA


Razões para comer aveia
Tudo o que você precisava saber para consumir ainda mais este cereal!

 
Apesar de ter muitas qualidades, a aveia ainda é pouco consumida pelas pessoas. Este cereal pode fazer parte de diversas refeições, como o café da manhã, o almoço e o jantar, já que compõe pratos doces e salgados. Além disso, a sua oferta no mercado fez com que os preços ficassem mais acessíveis e, por isso, acabou com a desculpa de que “não dá para comer cereal todos os dias”.
De acordo com o pesquisador, professor e fundador do Instituto de Ciências Agronômicas – INCIA, Elmar Luiz Floss, além de ser um alimento nutritivo e funcional por natureza, é rico em proteínas de alto valor biológico e bom balanceamento de aminoácidos, ou seja, é altamente indicado na alimentação infantil, quando a criança precisa mais de proteína do que de energia.
Segundo Floss, as vantagens de consumir aveia não param por aí. Ela apresenta em sua composição flavonóides (avenantramidas), que atuam na prevenção do câncer. Além disso, possui fibras solúveis, que são as responsáveis pela diminuição do colesterol ruim e pela prevenção de doenças do coração, e fibras insolúveis, que aceleram os movimentos peristálticos do intestino, fazendo com que o bolo fecal permaneça menos tempo no intestino, diminuindo a possibilidade de que suas toxinas gerem tumores.
Para o pesquisador, muitos aspectos relacionados à saúde humana mudam quando a pessoa passa a consumir aveia. “Há muitos fatores envolvidos como: o bem estar, a regularidade do funcionamento do aparelho digestivo, o controle dos teores de açúcar no sangue, a diminuição dos riscos de alta pressão arterial e, a longo prazo, a prevenção de doenças como tumores no intestino e doenças do coração”, afirma.
Floss destaca que, atualmente, o consumo médio de grãos de aveia na alimentação humana no Brasil chega a, aproximadamente, 65 mil toneladas/ano. “Isso representa um consumo de menos de 300 gramas per capita/ano, ou seja, apenas 10% do consumo médio dos países europeus, que gira em torno de 3 quilos por ano”, diz, e informa: “É importante salientar que a quantidade ideal de consumo diário varia de acordo com a idade da pessoa, seu peso e objetivo”.
Para o consumidor, a aveia é um dos poucos produtos que é integral por sua natureza. “Os grãos de aveia que chegam à mesa do consumidor têm exatamente a mesma composição da variedade original, porque no processamento nada é tirado, perdido ou adicionado aos grãos, no caso de flocos de aveia”, conclui.

Nenhum comentário: