1.10.2013

Saiba quais automóveis consomem mais combustível


  • Quantidade de modelos que aderiram ao Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro subiu de 151 para 327 em 2013
  • Selo também passa a trazer informação sobre o CO2
O GLOBO 
Mille Fire Economy, da Fiat, é dos modelos menos gastadores em sua categoria Foto: FOTO: Divulgação/Fiat
Mille Fire Economy, da Fiat, é dos modelos menos gastadores em sua categoria FOTO: Divulgação/Fiat
RIO — Vinte e cinco fabricantes de automóveis participam da 5ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2013 (PBEV), coordenado pelo Inmetro e de adesão voluntária, representando uma ampliação de 211% em relação ao último ciclo. Ao total são 327 modelos que exibirão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, a Ence, afixada em seus vidros – até 2012 eram 151 modelos e nove fabricantes. Desde abril do ano passado as montadoras integrantes do PBEV passaram a ser obrigadas a exibir no vidro traseiro de pelo menos metade dos veículos inscritos o selo do Inmetro. A etiqueta indica quantos quilômetros o carro roda com um litro de etanol e gasolina e uma nota que pode variar de “A” (veículo que consome menos combustível) a “E” (veículo que mais gasta). Clique aqui para comparar o desempenho dos 327 modelos que participam da 5ª edição do programa.
A ideia é que, a exemplo do que já ocorre com eletrodomésticos e eletroeletrônicos, os automóveis ostentem a informação para facilitar a escolha pelo consumidor levando em consideração a eficiência energética.
Além de classificar os modelos quanto o gasto de combustível em sua categoria, a Ence traz outras informações, como a autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada, e a emissão de CO{-2}, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa e uma das novidades do ciclo.
— Com a adesão de 25 fabricantes, 70% do volume de vendas no mercado nacional sairá da fábrica em 2013 etiquetado. O objetivo é estimular que o consumidor procure a etiqueta para comparar veículos de uma mesma categoria, auxiliando-o a tomar uma decisão de compra consciente — alertou Alfredo Lobo, diretor da Qualidade.
Os veículos serão avaliados nas categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial e fora-de-estrada, "SUV - sport utility vehicle", minivan, comercial e carga/derivado. Segundo a tabela 2013, veículos 1.0 subcompactos foram os mais econômicos, tanto no ciclo urbano quanto no ciclo estrada, em ambos combustíveis (gasolina e etanol).
— Houve uma melhora de 5% na média dos consumos dos veículos A subcompactos em relação ao ciclo 2012 e de 1% dos veículos A compactos, ou seja, o maior volume de vendas no mercado nacional, reduzindo em média 4,2% a emissão de CO2 para atmosfera nestas duas categorias — completou Lobo.
A tabela do quinto ciclo do PBEV, contemplando todos os modelos e a suas respectivas classificações, já está disponível na página do Inmetro na internet, acessando o link “Tabelas de Eficiência” e abrindo as tabelas referentes ao PBE Veicular. A consulta também pode ser feita pelo link www.conpet.gov.br/consultacarros.
Coordenado pelo Inmetro, em parceria com o programa CONPET conduzido pela Petrobras, o PBE Veicular foi lançado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel, em São Paulo, com cinco montadoras e 54 modelos de veículos.
Economia de combustível
Um carro subcompacto, que é um dos segmentos mais vendidos no Brasil, faz em média 12,3 km com um litro de gasolina, contra 9,2 km dos menos eficientes. Num percurso diário de 40 km, em um ano, a economia pode ultrapassar R$ 950, ao optar pelo veículo classe A. Em cinco anos, o valor é superior a R$ 4,7 mil, o que representa até 20% do valor do próprio veículo.
 direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: