São Paulo -  Quem gosta de plantas e flores não abre mão de tê-las sempre bonitas em casa, mesmo em estações como o outono, quando elas começam a “adormecer” para enfrentar o inverno. Mas para que isso aconteça, a escolha correta da espécie e o cuidado adequado são essenciais para mantê-las viçosas também neste período, que vai até o dia 20 de junho.
A Cattleya violácea está entre as espécies do outono | Foto: Decoração
A Cattleya violácea está entre as espécies do outono | Foto: Decoração
De acordo com a paisagista Gigi Botelho, nesta época do ano é melhor optar por plantas como camélia, antúrio, bela-emília, copo-de-leite e margarida. “Com o início do outono, começa um novo ciclo no jardim. As plantas começam a se preparar para repousarem no inverno, ou seja, guardam energia para que durante a primavera possam florescer e dar frutos”, explica Botelho.
Com dias mais curtos e temperatura mais amena, no outono a evaporação do solo diminui. Como forma de proteção do frio e gasto de energia, algumas espécies de plantas perdem suas folhas. Por isso, a paisagista explica que o ideal é manter as plantas em lugares arejados e com luz.
Espécie híbrida da orquídea cymbidium | Foto: Reprodução Internet
Espécie híbrida da orquídea cymbidium | Foto: Reprodução Internet
Outra dica é reduzir a frequencia da irrigação, pois a evaporação é mais lenta. “As regas devem acompanhar a necessidade das plantas. Molhe somente quando a terra de vasos e canteiros começar a secar”, adverte Botelho.
Já para arranjos em vasos, a florista Luciana Moraes, da Verbena Flores, indica lisiantos, íris, estrecília e lírio branco. “São flores que têm uma resistência maior nesta época do ano e são mais fáceis de encontrar”, diz. Nestes casos, são necessárias troca diária de água, corte do caule na transversal a cada dois a três dias e retirada das pétalas secas para o arranjo durar mais tempo e ficar com aspecto sempre bonito.
Segundo Luciana Moraes, algumas espécies de orquídea também são indicadas para ter em casa no outono, a exemplo da catleia, cimbídio e falenópolis. “Só que, com as orquídeas, não precisa regar todos os dias, nem em grande quantidade”, afirma a florista.
Época de poda
O outono também é a época ideal para a faxina do jardim, eliminando galhos secos e folhas amareladas ou mortas, além de fazer “podas educativas”, ou seja, aquelas que direcionam o crescimento das plantas. “Isto beneficia o encontro dos raios solares entre os galhos saudáveis das plantas, principalmente das cercas vivas”, afirma Gigi Botelho.
Evitar tocar as pétalas, controlar pragas e fazer a correta manutenção ajudam a prevenir manchas em camélias | Foto: Reprodução Internet
Evitar tocar as pétalas, controlar pragas e fazer a correta manutenção ajudam a prevenir manchas em camélias | Foto: Reprodução Internet
Já a adubação deve ser feita com rigor, segundo o paisagista Roberto Riscala. Cada espécie exige um tipo adequado de adubo, dependendo também se a planta está em jardim ou vaso e de acordo com a região. “O outono é uma época de espera. As plantas não crescem, ficam sem floração e com folhas amareladas”, explica Riscala. “Devemos aprender a respeitar e a apreciar o crescimento das plantas neste período”, completa o profissional.
 
As informações são de Alessandra Oggioni, do IG