4.23.2013

UNHAS EM GEL PODEM PREJUDICAR A SAÚDE


Unhas em gel podem prejudicar a saúde
Veja quando as unhas de gel podem se transformam em um problema para você.


Quem nunca sonhou em ter as mãos perfeitas? Neste pacote, é claro, estão incluídas unhas perfeitas. E se a natureza não te ajudou, não se preocupe. Hoje, toda mulher pode ter as unhas compridas, basta comprar na farmácia ou aplicar as famosas unhas de gel no salão de beleza.
Mas, apesar de prático e sugestivo, este modismo pode trazer certos prejuízos, principalmente para a sua saúde. “Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde. Por isso, é de vital importância escolher os cosméticos corretos que serão aplicados sobre elas para não danificá-las ou mesmo influenciar no desenvolvimento de doenças que podem lesioná-las”, explica o Dr. Francisco Le Voci, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Hoje, com o boom dos esmaltes que trazem as mais variadas nuances, as mulheres tendem a desejar ter unhas mais compridas para desfilar todo esse colorido e/ou efeitos decorativos, para compor um visual mais “descolado”. Porém, como algumas não conseguem deixar a unha crescer, acabam optando por um alongamento artificial. Ou seja, por unhas de gel, que oferecem durabilidade, resistência e melhor acabamento quando comparadas às outras técnicas.
Ao aderir ao modismo das unhas artificiais, é preciso avaliar todos os benefícios e desvantagens que esta técnica proporciona. “Muitos profissionais que realizam este procedimento alegam que a unha de gel exerce um papel fortalecedor, pois ‘protegeria’ a unha natural à medida que esta vai crescendo cada vez mais saudável. Afirmar tal coisa é uma imprudência, pois se a unha está fraca, descamando ou quebradiça é sinal de algum problema de saúde e quem pode investigar essas causas é somente o dermatologista”, avalia o especialista.
Efeitos colaterais
Segundo ele, como este “acessório” é moldado direto sobre a lâmina ungueal com um gel que endurece diante da ação da luz ultravioleta, a preocupação com o uso desse produto é em relação aos efeitos colaterais, como fraqueza, falta de brilho, descamação e ocultação de doenças.
Em um estudo apresentado durante o 71º Annual Meeting, que aconteceu no inicio de março em Miami, Estados Unidos, e publicado no Journal of Cosmetic Dermatology,  um grupo de cinco mulheres que usaram unhas de gel por um período relataram que houve afinamento das unhas, falta de brilho e fraqueza após a remoção. 
Ao serem examinadas por dermatologistas ficou concluído que esses sintomas derivaram do uso do gel aplicado sobre a lâmina natural. “Essa falta de brilho, recorrente em usuários, pode ser causada pelo gel ou pelo banho de acetona durante a remoção. Ainda não há estudos científicos suficientes que comprovem tais consequências”, pondera Dr. Le Voci.
Outro ponto que merece atenção por parte de quem é adepto de usar unhas de gel é no momento da remoção. “É necessário deixar as pontas dos dedos de molho em 100 ml de acetona, aproximadamente, para que a unha artificial descole da natural”.
Segundo o dermatologista, a acetona usada para descolar as unhas artificiais é altamente irritante e desidratante, podendo causar alergias e dermatites na pele ao redor, assim como aconteceu com as pacientes do estudo citado. Além disso, a radiação UV usada para selagem das unhas pode ser prejudicial, especialmente para quem tem tendências genéticas a cânceres de pele. “A cobertura muito frequente das unhas pode mascarar algum problema, como infecções e tumores, e atrasar tratamentos necessários”, finaliza.
Contraindicação
O uso de unhas de gel é contraindicado para gestantes, diabéticos, pacientes alérgicos a produtos químicos, pessoas que frequentam muito praia, piscina e que façam esportes de muito impacto, uma vez que o choque da unha de gel com a bola, num jogo de vôlei, por exemplo, pode danificar o alongamento e atingir o leito ungueal.

Nenhum comentário: