8.17.2013

Hoje no Náutico, Berna encara o Flu pela primeira vez: 'Novo para mim'

Após passagem que durou mais de oito anos, goleiro reencontra clube que aprendeu a amar. Ex-companheiros tricolores fazem elogios ao amigo


Por Rafael Cavalieri e Terni Castro Rio de Janeiro e Recife
28 comentários

Ricardo Berna náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Ricardo Berna hoje veste a camisa do Náutico
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Foram pouco mais de oito anos no Fluminense. Um período no qual viveu momentos ruins, algumas incertezas, mas certamente muito mais alegrias. As conquistas foram marcantes: uma Copa do Brasil, um Estadual e dois Brasileiros. Mas agora Ricardo Berna estará do outro lado e vestindo a camisa do Náutico. Vai encarar o clube que aprendeu a amar pela primeira vez na vida. E vai também reencontrar os amigos. Mas as tradicionais apostas e provocações vão ficar para outra oportunidade, já que o momento complicado vivido tanto pelo Tricolor como pelo Timbu não permite muita brincadeira.
Ele, no entanto, se mostra ansioso para rever os ex-companheiros. Berna lembrou que sua saída do Fluminense foi muito repentina. Tanto é que mal teve tempo de se despedir de todos. Recentemente, visitou o pessoal na concentração após ir ao Rio com o Náutico enfrentar o Botafogo. Os que não encontrou pretende falar antes de a bola rolar. Mas sem apostar jantar ou qualquer outra coisa.
- O momento é delicado e não permite as brincadeiras, mesmo que sejam saudáveis e entre amigos. Este jogo representa muito para Fluminense e Náutico. Vai ser disputado e brigado até o fim. Os torcedores protestaram para os dois clubes, mas espero que o nosso deixa isso de lado e continue dando show nas arquibancadas e que a gente possa fazer valer o fator casa - afirmou.
Ricardo Berna Fluminense (Foto: Leonardo Filipo / Globoesporte.com)Ricardo Berna conquistou dois Brasileiros pelo Fluminense (Foto: Leonardo Filipo / Globoesporte.com)
Apesar de ressaltar o tempo inteiro a questão profissional e que assim que a bola rolar o carinho pelos amigos e pelo Fluminense vai ficar de lado, Ricardo Berna admite que não sabe como vai ser e o que vai sentir durante a partida. Afinal de contas, a relação foi muito marcante.
- Não sei como vai ser. É algo totalmente novo para mim o que vou vivenciar. O carinho é eterno pelo clube e pelas pessoas, mas mesmo com essa afinidade o meu trabalho é manter o foco no lado profissional. Sempre fui muito sério e foi este pensamento que me fez superar muitos momentos de dificuldade que tive na minha vida e na minha carreira. Vou dar um abraço em cada um, mas no jogo farei de tudo para vencer - garantiu.
Aos 34 anos, Berna projeta mais alguns anos de carreira. No futuro ele ainda não sabe o caminho que irá tomar. Mas acredita que o ciclo no Fluminense não se encerrou após a saída nesta temporada. Ele se vê retornando ao clube para exercer algum tipo de cargo após pendurar as luvas.
- Desde que cheguei no Fluminense fui muito bem recebido. Sempre me dediquei de corpo e alma e no momento em que deixei o clube senti que o carinho era mútuo. Isso me deixou muito feliz. Então vamos ver. Não descarto um retorno eventual caso tenha a oportunidade. Se as portas se abrirem eu vou balançar - finalizou.
Tricolores exaltam amizade
Conhecemos o Berna, é um excelente goleiro, verdadeiro e amigo, e ele não tem nada para provar a ninguém. Mas sabemos que podemos forçar algumas situações, já que o conhecemos bem, para buscar o resultado"
Leandro Euzébio
De acordo com o zagueiro Leandro Euzébio, as oito temporadas em que Berna passou no Fluminense serviram para formar fortes laços de companheirismo com os jogadores do elenco tricolor. Entretanto, quando os dois times entrarem em campo, vai ser cada um por si.
- Conhecemos o Berna, é um excelente goleiro, verdadeiro e amigo, e ele não tem nada para provar a ninguém. Mas sabemos que podemos forçar algumas situações, já que o conhecemos bem, para buscar o resultado. Isso com certeza será repassado nos vestiários.
Quem compartilhou da opinião de Euzébio foi o também zagueiro Anderson. O jogador ressaltou o profissionalismo do ex-companheiro e demonstrou ciência de que o time encontrará dificuldades ao encarar o agora goleiro adversário.
- Vou torcer pelo sucesso dele. Berna é um grande profissional e amigo, mas agora ele está em outro time, defendendo outra camisa.
Náutico e Fluminense se enfrentam neste sábado, às 18h30m (de Brasília), na Arena Pernambuco. Com 15 pontos, o Tricolor ocupa a 14ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro. Já o Timbu é o lanterna, com oito pontos apenas.

Reforço rumo à arrancada do Flu no Brasileirão

Flu conta com a volta de Carlinhos, Jean e Fred para vencer de novo após quatro rodadas

O Dia
Pernambuco - Há quatro rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Fluminense aposta na volta de três de seus pilares para interromper a incômoda sequência no confronto com o Náutico, neste sábado, às 18h30, na Arena Pernambuco. Com Carlinhos, à disposição depois da suspensão cumprida contra o Corinthians, Jean e Fred, de volta após defenderem o Brasil no amistoso com a Suíça, o técnico Vanderlei Luxemburgo projeta uma equipe mais encorpada e madura para superar o delicado momento.
Fred tenta voltar a ter grande fase no Flu
Foto:  Divulgação
Com 15 pontos — a um da zona de rebaixamento —, o Fluminense teme pelo futuro que já é uma realidade para o lanterna Náutico. Para se afastar da faixa da degola, precisar vencer, algo que não tem sido fácil nos confrontos longe do Rio — em cinco partidas, a equipe acumula dois empates e três derrotas. Bicampeão brasileiro pelo clube, Leandro Euzébio acredita que a má fase é passageira e aposta na arrancada na competição.
“Isso acontece com os grandes clubes, como é o exemplo do São Paulo. Temos que fazer de tudo para sair dessa fase ruim e já começamos bem contra o Corinthians. O Náutico está em uma situação complicada, mas precisamos impor nosso ritmo para buscar a vitória”, disse Euzébio.
Depois de brilhar à serviço da seleção em todos os novos estádios que jogou na Copa das Confederações, Fred terá a chance de desencantar na Arena Pernambuco. No clássico com o Botafogo, que mandou a partida no Recife, ele passou em branco. Um dos alvos do protesto promovido por um grupo de torcedores, o camisa 9 terá direito de responder os críticos que cantaram: ‘Fred seu marqueteiro, cadê você para jogar no Brasileiro’. Campeão, artilheiro e melhor jogador da competição em 2012, Fred promete não fugir à luta.
Tricolor deve apostar em formação com três volantes
O meio de campo é a incógnita de Vanderlei Luxemburgo para o confronto contra o Náutico. No treino de ontem, na Ilha do Retiro, o treinador não deu qualquer pista sobre o setor, mas deve optar pela formação com três volantes. Com Edinho suspenso, Diguinho será mantido.
Recém-promovido dos juniores, William foi elogiado pela estreia contra o Corinthians e, provavelmente, ganhará uma nova chance. De volta da Seleção, Jean completa o setor, porém, teria mais liberdade para auxiliar Felipe ou Wagner na armação.
Outra novidade será a volta de Anderson no lugar do suspenso Gum. Há dois meses sem atuar, o zagueiro vibra com a chance.
“Estou há muito tempo sem jogar, mas tenho trabalhado forte. Estou me sentindo como um menino que acabou de subir da base”, disse Anderson.

Nenhum comentário: