9.25.2013

Neimar e Messi

Neymar vira 'ajudante' de Messi - e bate recorde do colega

Na terça, brasileiro completou cinco jogos consecutivos com passes para gol

Neymar e Messi entram no gramado do Camp Nou com os filhos, Davi Lucca e Thiago
Neymar e Messi entram no gramado do Camp Nou com os filhos, Davi Lucca e Thiago (David Ramos/Getty Images)
"Estou gostando muito de jogar com o Barcelona. Estamos nos conhecendo. A equipe está cada vez melhor", disse Neymar
O jogo entre Barcelona e Real Sociedad ficará marcado para Neymar por causa de seu primeiro gol no Campeonato Espanhol. A estatística mais significativa da partida, porém, não foi essa. Ao servir mais uma vez o outro supercraque do time, Lionel Messi, o brasileiro completou cinco jogos consecutivos dando pelo menos um passe para gol. Com isso, o astro recém-chegado ao Barça já supera uma marca do próprio argentino, que tinha quatro jogos seguidos com assistências aos colegas. Os números confirmam a adaptação do estilo de jogo de Neymar ao novo clube. Quando chegou, o brasileiro já avisava que não queria roubar o protagonismo de Messi, mas sim ajudá-lo a marcar ainda mais gols. Graças a essa postura, foi bem recebido pelo grupo, que logo percebeu que o brasileiro não queria tratamento diferenciado. Isso se refletiu claramente na comemoração do gol de Neymar na terça-feira. Quase todo o time cercou o jogador para festejar o fim do jejum.
"Gosto tanto de fazer gols como oferecê-los aos meus colegas", disse o brasileiro depois da vitória por 4 a 1. Como já era de se prever, o maior beneficiado é Messi, que joga centralizado e vem recebendo cruzamentos precisos de Neymar, que atua aberto pelo lado esquerdo. Na sequência de cinco jogos seguidos com assistências do brasileiro, três foram para o argentino (Pedro e Piqué receberam as outras). Além de reverter a fama de individualista - na imprensa europeia, muitos duvidavam que Neymar funcionaria bem como coadjuvante de Messi -, o brasileiro vem evoluindo como jogador, como ele mesmo reconheceu na terça-feira. "Pessoalmente, estou melhor a cada partida que passa. Estou gostando muito de jogar com o Barcelona. Estamos nos conhecendo. A equipe está cada vez melhor", comemorou. Antes do jogo, Neymar e Messi posaram para fotos com os filhos, Davi Lucca e Thiago, no colo. O jogo também foi marcado por uma coincidência: outros dois craques brasileiros, Romário (em 1993) e Rivaldo (em 1997), marcaram seus primeiros gols pelo Barcelona no campeonato nacional diante da Real Sociedad. Ambos acabaram recebendo o prêmio de melhor do mundo enquanto vestiam a camisa da equipe.

Os desafios de Neymar no Barcelona

1 de 5

Suportar a pressão

O Barcelona vem de uma grande decepção, com a eliminação traumática contra o Bayern de Munique na Liga dos Campeões e um crescente questionamento sobre o possível fim da era de ouro da equipe liderada por Messi, Xavi, Piqué e Puyol. A cobrança será grande desde a chegada à Catalunha - e Neymar já mostrou irritação ao ser pressionado em relação ao seu desempenho.

O que Neymar deveria copiar de Messi

1 de 6

Não caia tanto

Se dependesse da força física, Messi jamais teria chegado ao patamar de melhor jogador do mundo. O argentino, aliás, era ainda mais frágil que Neymar - teve até que passar por um tratamento médico para estimular o crescimento. Hoje, tem uma boa resistência aos trancos dos zagueiros. Antes mesmo de qualquer tipo de preparação especial, porém, Messi já tinha uma característica especial: sempre tentar ficar de pé, mesmo nas entradas mais duras dos adversários. Por não perder tempo cavando faltas e tentando simular golpes dos defensores, ele consegue concluir mais jogadas - e fazer mais gols.
(Com agência Gazeta Press)
Leia também:
Para empresário, Neymar só perde para Cristiano no peso
Neymar reage bem à marcação truculenta; Felipão aprova
​Messi revela ótimo relacionamento com Neymar no Barça
Neymar: um ano depois, 'pipoqueiro' é o dono da seleção
Neymar acha que já evoluiu na parte tática em Barcelona

Nenhum comentário: