9.25.2013

CORRA SEM LESÕES

Corra sem lesões

Dicas para você praticar a corrida sem se machucar!

A cada dia que passa, aumenta a preocupação com o corpo e com a saúde. Afinal, são tantas informações, que fica impossível de alguém dizer que não sabe o quanto isso é importante para a manutenção da qualidade de vida.
A corrida é o terceiro esporte mais praticado no Brasil, com aproximadamente 4 milhões de praticantes. Somente no ano de 2012 houve um crescimento de 15% no número de corredores de rua no Estado de São Paulo. Este crescimento se justifica pelas características da atividade que não exige necessariamente habilidades específicas para a prática e pela flexibilidade da corrida.
“Somente os corredores sabem o prazer e a satisfação sentidas antes, durante e após um treino ou uma corrida. No entanto, todos estes efeitos benéficos da prática esportiva devem ser equilibrados com as lesões que são, até certo ponto, inevitáveis e afastam o esportista da atividade que este mais ama”, destaca o Dr. Gustavo Arliani, do Hospital Albert Einstein (SP).
As lesões na corrida são normalmente resultado da combinação de fatores extrínsecos e intrínsecos. Entre os fatores extrínsecos podemos incluir os métodos de treinamento, superfície da corrida e tênis para prática do esporte. Já os fatores intrínsecos, entre outros, são força muscular, alongamento, mau alinhamento dos membros inferiores, tipo de pisada e fatores genéticos.
“As características do treinamento na corrida são fundamentais na prevenção de lesões. Um treinamento apropriado e individualizado é essencial, visto que 60% de todas as lesões da corrida são resultados do que chamamos em inglês de: "doing too much, too soon" (fazendo muita atividade de maneira muito rápida). Ou seja, o atleta, na ânsia de aumentar seu desempenho, acelera o processo natural de evolução do esporte e acaba tendo como resultado lesões por sobrecarga”, explica ele.
Um programa de treinamento ideal deve expor o corredor a doses apropriadas e crescentes de estresse intercalando as mesmas com períodos de repouso (usualmente 24 a 48 horas). Sendo o tempo de descanso considerado tão importante quanto às sessões de treinamento.

Nenhum comentário: