2.20.2014

Cientistas descobrem mecanismo do cérebro que provoca o sono

Na hora de dormir, algumas células nervosas se agitam, indicando que precisamos descansar

O GLOBO

Estudo identificou o que pode ser o interruptor do sono
Foto: Stock Photo
Estudo identificou o que pode ser o interruptor do sono Stock Photo
OXFORD (INGLATERRA) - O mecanismo do cérebro que nos faz dormir foi identificado por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira pela revista científica “Neuron”. O sistema funciona regulando as atividades de uma certa quantidade de células nervosas para promover o sono. Os neurônios ficam agitados quando estamos cansados e precisam de sono, e se amortecem quando estamos totalmente descansados.
- É como se os neurônios gritassem alto nos mandando dormir quando ele identifica que estamos cansados - concluiu o professor Gero Miesenböck da Universidade de Oxford, dono do laboratório onde o novo trabalho foi realizado.
Embora a pesquisa tenha sido realizadas com as chamadas moscas-das-frutas (Drosophila), os cientistas dizem que é bem provável que o mecanismo também seja relevante para os seres humanos.
Jeffrey Donlea, outro autor do trabalho, explica que há um grupo similar de neurônios em uma região do cérebro humano. Eles são eletricamente ativados durante o sono e, como as células das moscas, são alvos de “anestésicos” que nos colocam para dormir.
- É, portanto, provável que um mecanismo molecular semelhante ao que descobrimos em moscas opere também em seres humanos - salientou.
Segundo os pesquisadores, a identificação do que pode ser o “interruptor” do sono pode ajudar a ciência a desenvolver alvos para novos medicamentos que melhorem tratamentos para distúrbios do sono.
Mas ainda há muito a descobrir, e mais pesquisas poderiam dar dicas sobre a grande pergunta que permanece sem resposta: por que precisamos dormir sempre, dizem os pesquisadores.
- A grande questão agora é descobrir a qual sinal interno esse “interruptor do sono” responde e o que essas células promotoras do sono fazem quando estamos acordados - apontou Diogo Pimentel, outro autor do estudo que pertence à Universidade de Oxford.
Mecanismos do sono
O corpo usa dois mecanismos para regular o sono. Um deles é o relógio biológico, que sintoniza os seres humanos e animais para o ciclo de 24 horas do dia e da noite. O outro, é o sono “homeostato”: um dispositivo no cérebro que mantém o controle das horas acordado e que coloca o corpo para dormir quando é preciso uma reposição.
- O que nos faz dormir à noite é provavelmente uma combinação dos dois mecanismos. O relógio biológico diz que é o momento certo o “interruptor do sono” exerce pressão após um longo dia de vigília - diz o professor Miesenböck.

Nenhum comentário: