2.17.2014

Crise de espirro, coriza, gases... Confira 15 truques para driblar o vexame sem ir ao banheiro

Quem nunca se viu refém do próprio corpo em ocasiões inconvenientes? Aprenda truques simples que podem te salvar de constrangimentos quando o corpo se rebela em hora errada

Ivonete Lucirio

Dor de barriga na hora errada
Durante aquele jantar romântico na casa do gato, seu intestino dá sinais de que não curtiu muito a comida tailandesa apimentada e condimentada... Está fora de cogitação passar looongos minutos no banheiro dele e ter de dar a descarga mais de uma vez. É muito constrangimento! Para evitar esse mico, deixe os músculos do seu glúteo e do ânus contraídos e ande bem rapidinho - arrume uma desculpa para levantar e buscar algo na cozinha. Acelerar o passo ajuda a distrair seus pensamentos do desastre que está prestes a acontecer. Quando voltar a se sentar, dobre uma perna e apoie o bumbum sobre ela - aproveite e se debruce na mesa exibindo o decotão para ele. Esse truque pressiona a, digamos, região afetada.
Espirros sem fim
Você está arrasando na balada. De repente, começa um acesso de espirros (com consequências líquidas...). "Isso significa que alguma coisa, como poeira ou perfume, está irritando a mucosa nasal", diz a médica Roshini Raj, autora do livro What the Yuck?! (Que nojo!, em tradução livre). Para se livrar do incômodo, mergulhe o nariz em um copo de água. O truque fica mais eficiente se você misturar um pacotinho de sal na água. "Ele ajuda a retirar o muco, que acumula o agente irritante", escreve Roshini. É claro que você não vai pagar o mico de enfiar a cara em um copo na frente de ninguém! Expirar bem forte por cinco segundos resolve a emergência - depois vá até o banheiro e, discretamente, faça o serviço completo.
Espinha-surpresa
Bem no dia de conhecer aquele amigo gatíssimo da sua prima aparece uma espinha enorme no meio da sua testa. Em vez de espremê-la e piorar a situação, coloque uma pedra de gelo sobre a região. A sensação gelada aumenta a constrição dos vasos e diminui a vermelhidão, além de ajudar a combater a infecção. Outra medida de emergência para reduzir o inchaço é esmagar uma aspirina e colocar o pozinho na maldita.
Ops... Gases!
Todo mundo solta pum. Mas ninguém precisa presenciar essa cena, certo? Quando a vontade aparecer no meio de uma reunião, contraia os músculos do ânus até chegar a um banheiro. Como medida preventiva, diminua temporariamente o consumo de fibras e tome chá de hortelã, que previne os espasmos do trato digestivo.
Vontade de chorar
Seu chefe está de mau humor e acabou sobrando para você... bem na semana da TPM! Se não der tempo de correr até o banheiro para se afogar no choro, olhe diretamente para uma fonte de luz forte. A iluminação contrai as pupilas e dificulta a saída da lágrima. Respirar fundo por cinco segundos também ajuda, pois prestando atenção em sua respiração você diminui o foco no problema. Outra tática é pensar em matemática. Pode tentar lembrar seu antigo número de telefone ou contar quantos dias faltam para você tirar férias e se ver livre do carrasco. "O choro vem do lado emocional do cérebro. Ao estimular o racional, transferimos a atividade cerebral de um hemisfério para o outro", diz Roshini.
Menstruação imprevista
Justo no dia em que você saiu com aquela calça branca incrível, a menstruação resolveu chegar adiantada. Dobre um pedaço de papel higiênico ou alguns guardanapos e cole as extremidades no forro da calcinha até conseguir um absorvente. Se o fluxo fizer o gênero "velozes e furiosos", tome um analgésico que contenha anti-inflamatório. Além de prevenir as cólicas, o medicamento reduz o sangramento, o que pode manter seu look a salvo por mais tempo.
Queimadura de sol
Apesar de conhecer os perigos, você esqueceu o protetor solar e se queimou. Merecia um puxão de orelha. Mas, como o mal está feito, tente amenizá-lo com leite. O ácido lático e a gordura presentes na bebida ajudam a aliviar a ardência e a hidratar a pele. Umedeça uma toalha com leite gelado e coloque-a sobre a área queimada. Deixe por 15 a 20 minutos e lave com água fria.
Unhas descascadas
Não recuse o convite inesperado para um encontro por causa das unhas descascadas. Não dá tempo de comprar acetona? Mergulhe a ponta dos dedos em uma solução com cinco colheres de sopa de álcool e uma colher de açúcar por alguns minutos. Depois esfregue bem as unhas. Funciona, garante Marleine Cohen, autora de Dicas do Fundo do Baú (Globo).
Enxaqueca e estresse
Dia de cão no trabalho? Quando você está estressada ou ansiosa, acaba contraindo os músculos que ligam o maxilar às têmporas. Isso desencadeia a dor de cabeça tensional. "Coloque um lápis entre seus dentes sem mordê-lo", diz Fred Sheftell, diretor do Centro de Dor de Cabeça da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. Seus músculos irão relaxar e prevenir a dor.
Ui, que coceira!
No meio da rua, da balada, do date... Fique com as mãos paradas até encontrar um banheiro ou lugar privado, por favor! Se for nas coxas, o incômodo pode ser resultado do atrito das pernas. Polvilhe um pouco de talco ou pó compacto no local. Se mesmo assim continuar com aquela vontade louca de enfiar as unhas, dê um bom beliscão na região. O cérebro não consegue processar coceira e dor ao mesmo tempo. A última irá prevalecer. Se a irritação for em uma área mais, digamos, íntima, use o mesmo truque do beliscão. Só que em outra parte do corpo.
Chulé: e agora?
Não há Louboutin que salve pés fedorentos. Se estiver com um gatinho na balada e sentir que a noite vai se prolongar, um copo de vodca dá um jeito na emergência. Vá até o banheiro, encharque um papel com a bebida e passe nos pés, sugere o livro The Doctors Book of Home Remedies (O livro dos remédios caseiros, em tradução livre). O álcool destrói os fungos, que exalam odor, e deixa a região mais seca.
Vontade de fazer xixi
O trânsito está infernal. E sua bexiga enche a uma velocidade dez vezes maior do que a do seu carro. Não adianta buzinar: "Pare de pensar no assunto", diz a psicóloga Cynthia Schincaglia, do Rio de Janeiro. Assista a um vídeo divertido no celular. A vontade de ir ao banheiro é fisiológica, claro. Mas o processo todo é mediado pelo cérebro. Se você conseguir mudar o foco do seu pensamento, poderá resistir por mais tempo. Mas saiba que é uma solução transitória. A vontade não vai desaparecer. Também ajuda sentar com as pernas cruzadas uma sobre a outra (como índio) para diminuir a pressão sobre a bexiga.
Maldito soluço
Existe algo mais irritante do que ficar soluçando? Sim! Quando tem alguém por perto para assistir à cena. Uma colher de chá de açúcar engolida a seco ajuda, segundo o livro The Doctors Book of Home Remedies. Não se sabe exatamente por que o truque funciona, mas o pó doce (e mágico!) parece modificar o movimento do diafragma. Use uma colher só. Cuidado com a dieta.
Dor muscular
Exagerou nos exercícios e está se sentindo quebrada? Cruze os braços que passa. Segundo estudo realizado na University College, na Inglaterra, o cérebro está acostumado a mandar mensagens direcionadas aos membros esquerdo e direito. Esse movimento deixa os sinais cerebrais confusos, reduzindo a sensação de dor.
Queimação de estômago
Pode parecer meio maluco, mas mascar chiclete reduz a azia, garante a gastroenterologista Verônica Assumpção, do Rio de Janeiro. A saliva, produzida em maior quantidade durante a mastigação, é um antiácido natural, que neutraliza os ácidos que vêm do estômago. Mas não abuse dessa solução. "Ao mascar um alimento, o estômago começa a produzir suco gástrico para a digestão, o que agrava o problema", diz Verônica.

Nenhum comentário: