2.16.2014

Professores do Rio (rede municipal) terão jornada de 40h

Proposta integra o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais da Educação, instituído em 2013

Stephanie Tondo
Rio - A Prefeitura do Rio vai publicar nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Município, o decreto que institui o Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho dos Professores da rede para 40 horas semanais. A proposta integra o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais da Educação, instituído em 2013. Abrange os servidores em exercício nas unidades escolares que manifestarem interesse em aumentar sua carga horária.
Nesse caso, será pago um adicional. O valor ainda será definido por uma Comissão de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação, que analisará a necessidade do serviço de ampliação, a valorização dos professores e também a disponibilidade orçamentária da prefeitura. 
Professores da rede municipal terão jornada de 40h
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
A pasta vai constituir ainda um banco de professores interessados no plano. As inscrições vão poder ser feitas online. O objetivo, de acordo com o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, é estabelecer um vínculo maior dos professores com os alunos.
“É uma medida que deixa à disposição dos professores a possibilidade de migrar de forma voluntária. A intenção da prefeitura é que essa adesão seja espontânea e não obrigatória, principalmente por conta dos benefícios salariais com o adicional de qualificação e pela organização do tempo do professor”, explicou o secretário.
Assembleias
Os servidores do Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, vão fazer manifestação na porta da unidade terça-feira, a partir das 10h. Já no Hospital da Lagoa haverá assembleia de avaliação de greve na quarta-feira, também às 10h. Segundo o sindicato da categoria, servidores lutam contra a instalação do ponto eletrônico e o aumento da jornada de trabalho.
Promoção
O Tribunal de Justiça do estado autorizou a promoção e a progressão funcional de 114 servidores. A lista nominal foi publicada na última sexta-feira, no Diário Eletrônico da Justiça, pela Divisão de Cadastro de Servidores da Diretoria-Geral de Gestão de Pessoas. De acordo com a listagem, mudaram de padrão remuneratório 68 analistas judiciários e 46 técnicos.
Mobilização
A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) decidiu, em reunião no último dia 8, promover a Semana Nacional de Mobilização de 24 a 28 de fevereiro. Foi aprovado ainda para dia 19 ou 26 de março fazer uma marcha a Brasília, em conjunto com os servidores públicos federais.
Reivindicações
Na pauta de reivindicação específica da categoria estão a reposição das perdas salariais acumuladas desde junho de 2006, com base no acumulado do ICV-Dieese; antecipação para este ano da terceira parcela da reposição salarial prevista para janeiro de 2015; além da jornada de 6 horas de trabalho sem reduzir salário, entre outras.

Nenhum comentário: