2.20.2014

Mau humor e hormônio do estresse podem detectar potencial para depressão em adolescentes

Quem tem ambas as características corre um risco 14 vezes maior de desenvolver o transtorno

O GLOBO 

Resultado da pesquisa tem efeito apenas para adolescentes do sexo masculino
Foto: Stock Photo
Resultado da pesquisa tem efeito apenas para adolescentes do sexo masculino Stock Photo
CAMBRIDGE (INGLATERRA) - Um grupo de pesquisadores britânicos da Universidade de Cambridge desenvolveu uma nova ferramenta capaz de prever o risco de depressão clínica em adolescentes do sexo masculino. Eles garantem ter dado o primeiro passo rumo a elaboração de uma ferramenta de “triagem” que permite selecionar pessoas indicadas a desenvolver o problema.
Testes em 1.858 jovens, que foram realizados na “Proceedings of the National Academy of Sciences” avaliaram os níveis hormonais combinados com as variações de humor - especialmente momentos constantes de mau humor.
Os resultados mostraram que ter ambos em alto nível representava um risco maior para a depressão do que qualquer fator sozinho, e apontaram uma possibilidade 14 vezes maior de desenvolver a doença, na comparação com quem obteve dados considerados “normais”.
Cerca de um em cada seis meninos se enquadrou na categoria de alto risco e metade deles foram diagnosticadas com depressão clínica , durante os três anos de estudo. O método, no entanto, se comprovou muito menos útil em meninas.
Segundo os pesquisadores, a adolescência e o início da idade adulta é um momento crítico para a saúde mental. No total, 75% dos distúrbios psicológicos são desenvolvidos antes dos 24 anos.
De acordo com um dos pesquisadores, o professor Ian Goodyer, a depressão é uma doença que vai afetar até 10 milhões de pessoas no Reino Unido em algum momento de suas vidas.
- Através da nossa pesquisa, nós desenvolvemos uma maneira muito real de identificar os adolescentes com maior probabilidade de ter depressão clínica. Isso nos ajudará a direcionar estrategicamente prevenções e intervenções nestes indivíduos e possibilitará reduzir o risco de episódios graves e suas consequências na vida adulta – apontou à BBC News.
Mulheres
Segundo o estudo, as mulheres são duas vezes mais propensas que os homens a desenvolver depressão durante suas vidas. Uma teoria que explica isso é o fato de elas terem naturalmente níveis mais altos de cortisol. No entanto, o teste não apontou resultados considerados satisfatórios no que diz respeito ao público feminino.

Nenhum comentário: