3.29.2014

OS BENEFÍCIOS DO MANJERICÃO


Os benefícios do manjericão
Descubra tudo o que esta erva pode fazer pela sua saúde e pelo seu corpo.

Ele dá o toque final em muitas receitas. Pode ser usado em bebidas, lanches e pratos principais. O manjericão, realmente, é uma das ervas mais versáteis e amadas pelos brasileiros. E você sabia que além de saboroso, ele é benéfico à saúde?
1- É digestivo
Na forma de chá, ele estimula a digestão e alivia dores de estômago. Se tomado antes de dormir, garante um bom sono.
2- É versátil
Misture folhas de manjericão com iogurte e um ?o de azeite. Ele também pode ser batido no liquidificador com frutas
3- Dá mais sabor
Para preparar o molho de tomate italiano, refogue o manjericão no azeite antes de acrescentar os tomates.
4- É descongestionante
Além de aromatizar, o óleo essencial do manjericão pode ser usado para fazer inalações em casos de sinusites.
5- É um repelente natural
O manjericão é um excelente remédio para afastar insetos. Basta colocar uma muda da planta na sua varanda.
6- Ajuda na higiene dental
Para ter um hálito perfumado, mastigue as folhas. Para um banho relaxante, adicione folhas e flores frescas na banheira.
7- Atua na proteção imunológica
Quando consumida in natura, essa erva é supere?ciente para o controle e prevenção de gripes e outras viroses.


 Ocimum basilicum, Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Alfavaca-de-jardim, Alfavaca-doce, Alfavaca-d’américa, Basilicão, Basílico, Erva-real, Manjericão-branco, Manjericão-de-folha-larga, Manjericão-de-molho, Manjericão-doce, Manjericão-grande
O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.
O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.
As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria  de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.
Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.
Marcado com:
Categorias: Diretório de Plantas

Medicinal:

  • Indicações: infecções da pele, infecções das vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo
  • Propriedades: analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa
  • Partes Utilizadas: folhas

Fonte: www.jardineiro.net/plantas/manjericao-ocimum-basilicum.html

Nenhum comentário: